e-Book
E-Book - COMUNICAÇÃO PÚBLICA
-
ISBN:
9788522475063
- Edição: 3|2012
- Editora: Atlas
R$ 127,00
In stock
SKU
4212278
ou em até 6x de R$ 21,17
A expressão comunicação pública é utilizada com múltiplos significados, dependendo do país, do autor e do contexto. Este livro captura e analisa em profundidade esta diversidade e torna possível depreender que fazer comunicação pública é assumir a pe
A expressão comunicação pública é utilizada com múltiplos significados, dependendo do país, do autor e do contexto. Este livro captura e analisa em profundidade esta diversidade e torna possível depreender que fazer comunicação pública é assumir a perspectiva cidadã na comunicação envolvendo assuntos de interesse coletivo.
O campo da comunicação pública tratado nesta obra inclui cidadão, sistema midiático, aparato estatal, partidos políticos, terceiro setor e empresas privadas. Profissionais, pesquisadores e intelectuais de diferentes formações apresentam não apenas os conceitos básicos do tema, como também sua relação com comunicação organizacional, cidadania, direito, relações públicas, gestão pública, publicidade, marketing, imprensa e política, assim como apresentam formas de aplicar estes conceitos no dia a dia profissional.
O livro concretiza a intenção dos autores de tornar comunicação pública tema de referência não apenas no ensino, mas também na prática profissional. Na busca da qualificação do conteúdo, a presente edição incorpora um capítulo sobre uma proposta geral de comunicação pública.
Livro recomendado para pesquisadores, professores e profissionais envolvidos em comunicação na esfera pública. Leitura complementar para disciplinas nos cursos da área de Comunicação, em níveis de graduação e pós-graduação.
Apresentação (Bernardo Kucinski), xi
1 Conceito de comunicação pública (Elizabeth Pazito Brandão), 1
2 A singularidade da comunicação pública (Graça França Monteiro), 34
3 Comunicação pública, esfera pública e capital social (Heloiza Matos), 47
4 Instrumentos de comunicação pública (Jorge Duarte), 59
5 Comunicação e opinião pública (Ana Lucia Romero Novelli), 72
6 Comunicação e política (Venício A. de Lima), 84
7 Comunicação e cidadania (Marcia Yukiko Matsuuchi Duarte), 95
8 Cidadania ativa e liberdade de informação (Adriana Studart), 116
9 Comunicação, iniciativa privada e interesse público (Wilson da Costa Bueno), 134
10 Comunicação e terceiro setor (Cicilia M. Krohling Peruzzo), 154
11 Imprensa e interesse público (Armando Medeiros de Faria), 174
12 Publicidade do poder, poder da publicidade (Luiz Martins da Silva), 180
13 Caso Radiobrás: o compromisso com a verdade no jornalismo de uma empresa pública (Eugênio Bucci), 192
14 A dimensão interna da comunicação na administração pública (João José Azevedo Curvello), 201
15 As formas da comunicação pública (Pierre Zémor), 214
16 Proposta geral de comunicação pública (Juan Camilo Jaramillo López), 246
1 Conceito de comunicação pública (Elizabeth Pazito Brandão), 1
2 A singularidade da comunicação pública (Graça França Monteiro), 34
3 Comunicação pública, esfera pública e capital social (Heloiza Matos), 47
4 Instrumentos de comunicação pública (Jorge Duarte), 59
5 Comunicação e opinião pública (Ana Lucia Romero Novelli), 72
6 Comunicação e política (Venício A. de Lima), 84
7 Comunicação e cidadania (Marcia Yukiko Matsuuchi Duarte), 95
8 Cidadania ativa e liberdade de informação (Adriana Studart), 116
9 Comunicação, iniciativa privada e interesse público (Wilson da Costa Bueno), 134
10 Comunicação e terceiro setor (Cicilia M. Krohling Peruzzo), 154
11 Imprensa e interesse público (Armando Medeiros de Faria), 174
12 Publicidade do poder, poder da publicidade (Luiz Martins da Silva), 180
13 Caso Radiobrás: o compromisso com a verdade no jornalismo de uma empresa pública (Eugênio Bucci), 192
14 A dimensão interna da comunicação na administração pública (João José Azevedo Curvello), 201
15 As formas da comunicação pública (Pierre Zémor), 214
16 Proposta geral de comunicação pública (Juan Camilo Jaramillo López), 246
Adriana Arantes Studart Corrêa
Ana Lucia Romero Novelli
Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Atua como relações públicas no Senado Federal, como pesquisadora associada ao Programa de PósGraduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília Professora de cursos de especialização e graduação na área de comunicação
Armando Medeiros de Faria
Mestre em jornalismo pela USP Especialização em Ciência Política pela UFMG Professor do MBA em Gestão de Comunicação nas Organizações da Universidade Católica de Brasília Foi Gerente da Divisão de Imprensa no Banco do Brasil É assessor especial na Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica da Presidência da República
Cicilia Maria Krohling Peruzzo
Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Mestre em Comunicação Social pela Umesp Docente do Programa de PósGraduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo Expresidente (19992002) da Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Foi professora da Universidade Federal do Espírito Santo e da Associação Educacional de Vitória (ES)
Elizabeth Pazito Brandão
Eugênio Bucci
Doutor em Ciências da Comunicação pela ECAUSP Graduado em Comunicação Social e Direito, ambos pela USP Foi colunista do Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e das revistas Sem Fronteiras, Veja, Nova Escola, entre outras. É autor dos livros Brasil em tempo de TV (Boitempo), Sobre ética e imprensa (Companhia das Letras), Videologias (em parceria com Maria Rita Kehl pela Boitempo), entre outros Foi diretor de redação da revista Set (de 1987 a 1991), diretor de redação de Superinteressante (de 1994 a 1998), diretor de redação de Quatro Rodas (entre 1998 e 1999) e Secretário Editorial da Editora Abril (de 1996 a 2001) É presidente da Radiobrás
Heloiza Matos
Pósdoutora pela Université Stendhal, em Grenoble, França Doutora em comunicação política pela ECAUSP, onde atuou como docente e pesquisadora até 2002 Docente e pesquisadora na área da comunicação política e comunicação pública, tendo vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o tema Integra o corpo docente do programa de mestrado da Cásper Líbero Pesquisadora associada à equipe GRESEC, no Institut de la Communication et des Médias, na Université Stendhal
João José Azevedo Curvello
Doutor em Ciências da Comunicação pela USP Mestre em Comunicação Social pela Umesp Jornalista Professor e Diretor do Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília (UCB) Coordenador do MBA Gestão da Comunicação nas Organizações na UCB e na Faculdade Católica do Tocantins Coordenador do Núcleo de Pesquisa Relações Públicas e Comunicação Organizacional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) Responsável pelo site Ação Comunicativa (www.acaocomunicativa.pro.br)
Jorge Duarte
Jornalista e relaçõespúblicas Mestre e doutor em Comunicação Social Trabalhou em jornais e rádios e foi proprietário de agência de comunicação Atuou em assessorias de imprensa e de comunicação Coordenou a área de Jornalismo da Embrapa Diretor do Núcleo de Comunicação Pública da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) Professor de pósgraduação em diversas universidades Autor de artigos e pesquisas publicados em vários livros
Luiz Martins da Silva
Pósdoutora pela Université Stendhal, em Grenoble, França Doutora em comunicação política pela ECAUSP, onde atuou como docente e pesquisadora até 2002 Docente e pesquisadora na área da comunicação política e comunicação pública, tendo vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o tema Integra o corpo docente do programa de mestrado da Cásper Líbero Pesquisadora associada à equipe GRESEC, no Institut de la Communication et des Médias, na Université Stendhal Jornalista, desde 1974 Atuou em diversos órgãos de imprensa, entre eles o Jornal de Brasília, O Globo, Veja e Ciência Hoje Professor concursado do Departamento de Jornalismo da Universidade de Brasília, desde 1988 Coordena, na UnB, desde 1996, o projeto de extensão da UnB SOSImprensa Pesquisador do CNPq (desde 1990) Coordenador do Grupo de Trabalho Pesquisa na Graduação do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) Coordenador do Programa de PósGraduação em Comunicação da UnB
Marcia Yukiko Matsuuchi Duarte
Mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília Relaçõespúblicas e advogada Atua no Senado Federal desde 1998, no "Serviço 0800 A Voz do Cidadão" Professora de pósgraduação da Universidade Católica de Brasília, do Instituto de Ensino Superior de Brasília, do Centro Universitário de Brasília Professora voluntária do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social/SP
Venício A. de Lima
Pesquisador sênior do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (NEMP) da Universidade de Brasília
Wilson da Costa Bueno
Jornalista Mestre e doutor em Comunicação Social Professor do Programa de PósGraduação em Comunicação Social da Umesp e professor de jornalismo da ECA/USP Especialista em Comunicação Rural e Jornalismo Científico Consultor na área de Comunicação Empresarial Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa
O GEN | Grupo Editorial Nacional adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks).
Compatibilidade
Além do acesso on-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android.
Acesso aos e-books
- Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra;
- Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”.
Acessibilidade
- O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada;
- O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite).
Observações importantes
- A versão atual do Bookshelf para Android não permite assistir aos vídeos de nossos livros-aula;
- Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line;
- Não é permitida a impressão dos e-books;
- Os e-books adquiridos no site do GEN não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
- Nossos e-books também estão à venda nos sites das livrarias Cultura e Saraiva. Os e-books adquiridos nessas lojas podem ser lidos no Saraiva Reader/Lev e Kobo.
Para mais informações sobre o VitalSource Bookshelf, requisitos para instalação e outros detalhes técnicos, acesse support.vitalsource.com.