• Entrega Imediata

e-Book

E-Book - COMUNICAÇÃO PÚBLICA

  • ISBN:

    9788522475063

  • Edição: 3|2012
  • Editora: Atlas

Jorge Duarte

R$  119,00
In stock
SKU
4212278
ou em até 5x de R$ 23,80

    Esse(a) e-book é para:

< >
A expressão comunicação pública é utilizada com múltiplos significados, dependendo do país, do autor e do contexto. Este livro captura e analisa em profundidade esta diversidade e torna possível depreender que fazer comunicação pública é assumir a pe

Conteúdo relacionado

  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 288
  • Publicação: 21/11/2012
A expressão comunicação pública é utilizada com múltiplos significados, dependendo do país, do autor e do contexto. Este livro captura e analisa em profundidade esta diversidade e torna possível depreender que fazer comunicação pública é assumir a perspectiva cidadã na comunicação envolvendo assuntos de interesse coletivo.

O campo da comunicação pública tratado nesta obra inclui cidadão, sistema midiático, aparato estatal, partidos políticos, terceiro setor e empresas privadas. Profissionais, pesquisadores e intelectuais de diferentes formações apresentam não apenas os conceitos básicos do tema, como também sua relação com comunicação organizacional, cidadania, direito, relações públicas, gestão pública, publicidade, marketing, imprensa e política, assim como apresentam formas de aplicar estes conceitos no dia a dia profissional.

O livro concretiza a intenção dos autores de tornar comunicação pública tema de referência não apenas no ensino, mas também na prática profissional. Na busca da qualificação do conteúdo, a presente edição incorpora um capítulo sobre uma proposta geral de comunicação pública.

Livro recomendado para pesquisadores, professores e profissionais envolvidos em comunicação na esfera pública. Leitura complementar para disciplinas nos cursos da área de Comunicação, em níveis de graduação e pós-graduação.
Apresentação (Bernardo Kucinski), xi

1 Conceito de comunicação pública (Elizabeth Pazito Brandão), 1

2 A singularidade da comunicação pública (Graça França Monteiro), 34

3 Comunicação pública, esfera pública e capital social (Heloiza Matos), 47

4 Instrumentos de comunicação pública (Jorge Duarte), 59

5 Comunicação e opinião pública (Ana Lucia Romero Novelli), 72

6 Comunicação e política (Venício A. de Lima), 84

7 Comunicação e cidadania (Marcia Yukiko Matsuuchi Duarte), 95

8 Cidadania ativa e liberdade de informação (Adriana Studart), 116

9 Comunicação, iniciativa privada e interesse público (Wilson da Costa Bueno), 134

10 Comunicação e terceiro setor (Cicilia M. Krohling Peruzzo), 154

11 Imprensa e interesse público (Armando Medeiros de Faria), 174

12 Publicidade do poder, poder da publicidade (Luiz Martins da Silva), 180

13 Caso Radiobrás: o compromisso com a verdade no jornalismo de uma empresa pública (Eugênio Bucci), 192

14 A dimensão interna da comunicação na administração pública (João José Azevedo Curvello), 201

15 As formas da comunicação pública (Pierre Zémor), 214

16 Proposta geral de comunicação pública (Juan Camilo Jaramillo López), 246


Adriana Arantes Studart Corrêa


Ana Lucia Romero Novelli

Doutora em Ciências da Comunicação pela Es­cola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Atua como relações públicas no Senado Federal, como pesquisadora associada ao Programa de Pós

Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília

Professora de cursos de especialização e graduação na área de co­municação


Armando Medeiros de Faria

Mestre em jornalismo pela USP

Especialização em Ciência Política pela UFMG

Professor do MBA em Gestão de Comunicação nas Organizações da Universidade Católica de Brasília

Foi Gerente da Divisão de Imprensa no Banco do Brasil

É assessor especial na Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica da Presidência da República


Cicilia Maria Krohling Peruzzo

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Mestre em Comunicação Social pela Umesp

Docente do Programa de Pós

Graduação em Comu­nicação Social da Universidade Metodista de São Paulo

Ex

presidente (1999­2002) da Intercom

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Co­municação

Foi professora da Universidade Federal do Espírito Santo e da Asso­ciação Educacional de Vitória (ES)


Elizabeth Pazito Brandão


Eugênio Bucci

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA

USP

Graduado em Comunicação Social e Direito, ambos pela USP

Foi colunista do Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e das revistas Sem Fronteiras, Veja, Nova Escola, entre outras. É autor dos livros Brasil em tempo de TV (Boitempo), Sobre ética e imprensa (Companhia das Letras), Videologias (em parceria com Maria Rita Kehl pela Boitempo), entre outros

Foi diretor de redação da revista Set (de 1987 a 1991), diretor de redação de Superinteressante (de 1994 a 1998), diretor de redação de Quatro Rodas (entre 1998 e 1999) e Secretário Editorial da Editora Abril (de 1996 a 2001)

É presidente da Radiobrás


Heloiza Matos

Pós

doutora pela Université Stendhal, em Grenoble, França

Doutora em comunicação política pela ECA

USP, onde atuou como docente e pesquisadora até 2002

Docente e pesquisadora na área da comunicação política e comunicação pública, tendo vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o tema

Integra o corpo docente do programa de mestrado da Cásper Líbero

Pesquisadora associada à equipe GRESEC, no Institut de la Communication et des Médias, na Université Stendhal


João José Azevedo Curvello

Doutor em Ciências da Comunica­ção pela USP

Mestre em Comunicação Social pela Umesp

Jornalista

Professor e Diretor do Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília (UCB)

Coordenador do MBA Gestão da Comunicação nas Organizações na UCB e na Faculdade Católica do Tocantins

Coordenador do Núcleo de Pesquisa Relações Públicas e Comunicação Organizacional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)

Responsável pelo site Ação Comu­nicativa (www.acaocomunicativa.pro.br)


Jorge Duarte

Jornalista e relações

públicas

Mestre e doutor em Comunicação Social

Trabalhou em jornais e rádios e foi proprietário de agência de comunicação

Atuou em assessorias de imprensa e de comunicação

Coordenou a área de Jornalismo da Embrapa

Diretor do Núcleo de Comunicação Pública da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom)

Professor de pós

graduação em diversas universidades

Autor de artigos e pesquisas publicados em vários livros


Luiz Martins da Silva

Pós

doutora pela Université Stendhal, em Grenoble, França

Doutora em comunicação política pela ECA

USP, onde atuou como docente e pesquisadora até 2002

Docente e pesquisadora na área da comunicação política e comunicação pública, tendo vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o tema

Integra o corpo docente do programa de mestrado da Cásper Líbero

Pesquisadora associada à equipe GRESEC, no Institut de la Communication et des Médias, na Université Stendhal

Jornalista, desde 1974

Atuou em diversos órgãos de imprensa, entre eles o Jornal de Brasília, O Globo, Veja e Ciência Hoje

Professor concursado do Departamento de Jornalismo da Universidade de Brasília, desde 1988

Coordena, na UnB, desde 1996, o projeto de extensão da UnB SOS

Imprensa

Pesquisador do CNPq (desde 1990)

Coordenador do Grupo de Trabalho Pesquisa na Graduação do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ)

Coordenador do Programa de Pós

Graduação em Comunicação da UnB


Marcia Yukiko Matsuuchi Duarte

Mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília

Relações

públicas e advogada

Atua no Senado Federal desde 1998, no "Serviço 0800

A Voz do Cida­dão"

Professora de pós

graduação da Universidade Católica de Brasília, do Ins­tituto de Ensino Superior de Brasília, do Centro Universitário de Brasília

Professora voluntária do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social/SP


Venício A. de Lima

Pesquisador sênior do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (NEMP) da Universidade de Brasília


Wilson da Costa Bueno

Jornalista

Mestre e doutor em Comunicação Social

Professor do Programa de Pós

Gradua­ção em Comunicação Social da Umesp e professor de jornalismo da ECA/USP

Especialista em Comunicação Rural e Jornalismo Científico

Consultor na área de Comunicação Empresarial

Diretor da Comtexto Comunicação e Pes­quisa

O GEN | Grupo Editorial Nacional adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks).

Compatibilidade

Além do acesso on-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android.

Acesso aos e-books

  • Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra;
  • Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”.

Acessibilidade

  • O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada;
  • O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite).

Observações importantes

  • A versão atual do Bookshelf para Android não permite assistir aos vídeos de nossos livros-aula;
  • Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line;
  • Não é permitida a impressão dos e-books;
  • Os e-books adquiridos no site do GEN não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
  • Nossos e-books também estão à venda nos sites das livrarias Cultura e Saraiva. Os e-books adquiridos nessas lojas podem ser lidos no Saraiva Reader/Lev e Kobo.

Para mais informações sobre o VitalSource Bookshelf, requisitos para instalação e outros detalhes técnicos, acesse support.vitalsource.com.