Política de entrega, troca por defeito e devolução por arrependimento de compra do GEN

  1. Entrega
    1. Condições gerais

      Os prazos de entrega dos pedidos variam em decorrência do modo de pagamento escolhido pelo cliente. O prazo se inicia quando da aprovação do pagamento e é contado em dias úteis: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não estão incluídos na contagem, portanto, os sábados, os domingos e os feriados).

      As entregas são realizadas pelos Correios ou pela transportadora Total Express e estão sujeitas às normas e alterações promovidas por estas. No ato da compra no site, o cliente deve inserir o CEP do endereço de entrega e verificar as opções de envio disponíveis.

       Finalizada a compra, não é possível alterar a modalidade de envio. Após o envio do pedido, o GEN informará ao cliente, por e-mail, o código de rastreamento.
      Para acompanhar o pedido, o cliente deve acessar o endereço 
      https://www.grupogen.com.br/customer/account/login/ e digitar esse código de rastreamento.

      As encomendas são entregues diretamente ao destinatário ou a outra pessoa que esteja no local cadastrado para envio. O cliente deve certificar-se de que, nos dias e horários de entrega, haja alguém para receber sua encomenda. Nos condomínios edilícios, as encomendas serão entregues a porteiros ou empregados que estejam disponíveis.  Quando os Correios não conseguirem fazer a entrega ao destinatário, a encomenda retornará para o GEN, que entrará em contato com o cliente, em até cinco dias úteis após a data do retorno da mercadoria, para providenciar o reenvio.

    2. Outras orientações

      A fim de garantir o recebimento dentro das condições desejadas, recomendamos que, quando da entrega de seu pedido, o cliente (ou, na sua ausência, o recebedor) verifique:

        • se a embalagem não foi violada
        • se os produtos estão de acordo com o pedido realizado
        • se o pedido está acompanhado da nota fiscal

      Caso o pedido não esteja de acordo com essas condições, o cliente ou o recebedor deve recusar-se a receber a encomenda e, imediatamente, entrar em contato com nossa Central de Atendimento:

  2. Política de troca de produtos com vícios gráficos ou avarias

    Caso você receba um livro com algum vício gráfico ou avaria que escape ao controle de qualidade do GEN, poderá trocá-lo ou devolvê-lo considerando nossa política de trocas e devoluções, a qual está em pleno acordo com as normas legais vigentes.


    Caso tenha dúvida sobre como proceder, entre em contato com nossa Central de Atendimento (O prazo de resposta é de até cinco dias úteis).

  3. Produtos adquiridos no site do GEN que apresentem vícios gráficos
  4. O prazo para o cliente solicitar troca para produtos com vícios gráficos (páginas faltantes, páginas em branco, vícios no acabamento ou na capa) é de até 90 (noventa) dias (Art. 26, inciso II, do Código de Defesa do Consumidor).

    Caso o produto chegue ao endereço indicado no pedido apresentando algum problema, o cliente deve registrar uma foto do vício apresentado na mercadoria e enviá-la para o e-mail faleconosco@grupogen.com.br, informando os problemas percebidos, bem como seus dados com o número do pedido e/ou da nota fiscal.

    Nossa equipe avaliará a foto e, se confirmado o problema, fará, primeiramente, o envio de um novo exemplar, utilizando a modalidade de entrega que mais rápido atenda ao endereço cadastrado. Em seguida, providenciará o recolhimento do exemplar com problemas.

    A devolução ao GEN do exemplar com vício será realizada pelo serviço de coleta domiciliar dos Correios, com a postagem custeada pelo próprio GEN. Para isso, nossa equipe agendará uma data em que o cliente ou outra pessoa possa estar no local e fazer a devolução para o representante dos Correios.

    Observação: caso não haja mais exemplar da edição adquirida disponível, o GEN poderá oferecer a edição impressa ou digital (em e-book) mais atualizada.

  5. Produtos com vícios gráficos adquiridos em livrarias físicas ou virtuais

    As obras publicadas pelo GEN | Grupo Editorial Nacional, por meio de seus selos editoriais, são comercializadas em todo o território nacional e em localidades no exterior por parcerias com livrarias.

    Para as obras adquiridas com vícios gráficos (páginas faltantes, páginas em branco, vícios no acabamento ou na capa), o GEN oferece todo o suporte necessário a fim de que o cliente troque o exemplar por outro em perfeito estado, no próprio local onde a obra foi adquirida.

    No entanto, caso não obtenha êxito em trocar o produto no local da compra, o GEN avaliará o estado do exemplar e, se constatado vício gráfico, assumirá a troca por um novo exemplar.

    Para isso, é preciso que o cliente contate-nos pelo e-mail faleconosco@grupogen.com.br, informando:

    • o nome da obra, a edição e o(s) defeito(s) apresentado(s), anexando fotos simples que registrem esse(s) problema(s);
    • o local em que a obra foi adquirida, se possível, anexando uma foto da nota fiscal ou cupom fiscal;
    • os dados pessoais do cliente (CPF e endereço completo, com CEP).

    Nossa equipe avaliará o caso e, se confirmado o problema, fará, primeiramente, o envio de um novo exemplar, utilizando a modalidade de entrega que mais rápido atenda ao endereço cadastrado. Em seguida, providenciará o recolhimento do exemplar que apresenta vício gráfico.

    A devolução do exemplar com vício será realizada pelo serviço de coleta domiciliar dos Correios, com a postagem custeada pelo GEN. Para isso, nossa equipe agendará um dia em que o cliente possa estar no local e fazer a entrega da devolução para o representante dos Correios.

    Observação: caso não haja mais exemplar da edição adquirida disponível, o GEN poderá oferecer a edição impressa ou digital (em e-book) mais atualizada.

  • Política de arrependimento de compra ou cancelamento de pedidos

    Para o exercício do direito de arrependimento, as trocas e devoluções somente serão aceitas em pedidos feitos no site do GEN | Grupo Editorial Nacional, e o cliente deverá indicar o número do pedido correspondente ou o número da nota fiscal.

    A manifestação de arrependimento deve se dar por e-mail em até 7 (sete) dias após o cliente receber a mercadoria ou a liberação de acesso ao produto digital.

    O cliente deverá contatar-nos pelo e-mail faleconosco@grupogen.com.br, para que nossa Central de Atendimento acuse o recebimento de solicitação de cancelamento ou troca.

    Se o cliente optar por enviar um e-mail pela Central de Atendimento, deve preencher, no campo “Assunto”, a opção: “Problemas com meu pedido”.

    No caso de arrependimento de compra de produtos digitais, o estorno será realizado em até 10 (dez) dias úteis após a confirmação da solicitação de cancelamento/arrependimento de compra.

    No caso de arrependimento de compra de produtos impressos, o estorno será realizado em até 10 (dez) dias úteis após o serviço dos Correios confirmar a devolução do produto aos nossos estoques.

    O GEN custeará o serviço de postagem dos Correios para a devolução dos produtos por arrependimento de compra ou cancelamento. Para isso, o consumidor deverá dirigir-se a uma agência dos Correios e devolver a mercadoria, portando o código do serviço previamente contratado e informado pelo GEN.

    O ressarcimento do valor referente à compra em arrependimento será realizado descontando-se o valor do frete de envio e na forma de pagamento realizada no site.

    Se o pagamento foi efetuado com cartão de crédito, o GEN fará o estorno junto à operadora do cartão e informará ao cliente os devidos códigos por e-mail.

    O ressarcimento por parte da operadora pode variar de acordo com as regras de cada operadora, não sendo o GEN | Grupo Editorial Nacional responsável por esse trâmite.

    Se o pagamento foi realizado por boleto bancário, o cliente deverá informar uma conta-corrente de sua própria titularidade para o depósito em espécie, que será efetuado em até 10 (dez) dias úteis após a Central de Atendimento constatar o envio dos dados bancários e receber comprovação da devolução do produto.

  • Formas de pagamento e frete (modalidades e valores)
    • Até 10x sem juros, com parcela mínima de R$ 45,00.
    • Frete grátis em compras acima de R$ 199,00 (valor líquido) para cidades atendidas pela transportadora Total Express (limite de 30 kg).
    • Os clientes que usarem cupons promocionais somente farão jus ao frete grátis se o valor total da compra, após a aplicação do cupom de desconto, for superior a R$ 199,00 e se a localidade de entrega for atendida pela Total Express (limite de 30 kg).
    • Para opções de envio que não sejam Total Express, o frete será cobrado.
    • Os descontos promocionais não são cumulativos com os descontos concedidos para professores, autores e/ou parcerias vigentes.
    • O valor da compra deve ser superior ao valor do cupom de desconto em pelo menos R$ 0,01, e a diferença deverá ser paga em cartão de crédito ou boleto bancário.
    • Aceitamos pagamento por meio de boleto bancário e cartão de crédito das bandeiras Visa, MasterCard, Diners, Hipercard e Amex.
    • Para a opção por cartão de crédito, o prazo de confirmação de pagamento é de até 72 horas úteis.
    • Para a opção por boleto bancário, a instituição bancária poderá levar até 48 horas para confirmar o pagamento.
    • A quantidade de parcelas disponíveis para pagamento, as modalidades de frete e os valores e limites relativos a este que sejam praticados em nosso site podem ser alterados sem aviso prévio.
  • Licenciamento temporário

    O GEN | Grupo Editorial Nacional comercializa coleções de e-books mediante licenciamento temporário (e-biblioteca).

    Nesta modalidade de comercialização, o consumidor terá acesso aos e-books pelo prazo que constar da ficha de apresentação.

    O acesso aos e-books pode ser feito por download ou via browser. Após a expiração do prazo, o acesso do cliente é interrompido e, na hipótese de nova compra, será retomado.

    O suporte ao cliente será fornecido durante todo o prazo do licenciamento.

    O cliente receberá em seu e-mail uma nota fiscal de serviços.