Livro Impresso
GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES: A Aprendizagem da Liderança e da Inovação
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ISBN:
9788522476275
- Edição: 1|2013
- Editora: Atlas
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4213204
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Este livro busca mostrar que a Gestão de Pessoas nas organizações, num mundo de mudanças contínuas, pode contribuir para a estratégia e a transformação de uma organização. Pode também ajudar no aperfeiçoamento das lideranças, na execução de uma mudança em

- Formato: Impresso
- Páginas: 248
- Publicação: 18/03/2013
- Capa: Brochura
- Peso: 0,42 kg
- Dimensões: 17 X 24
Este livro busca mostrar que a Gestão de Pessoas nas organizações, num mundo de mudanças contínuas, pode contribuir para a estratégia e a transformação de uma organização. Pode também ajudar no aperfeiçoamento das lideranças, na execução de uma mudança em forma planejada (Change Management) e na geração da criatividade e da inovação, viabilizando novos produtos e serviços, mais rentáveis e competitivos.O texto foca mais as explicações do comportamento humano, mais profundo, dos líderes, que impactam na performance das organizações, dando adicionalmente algumas outras teorias sobre a liderança na empresa.Destaca também, em forma mais analítica, a Gestão de Pessoas com temas parcialmente abordados no primeiro livro (ou mencionados sob uma ótica diferente), mas que relacionam Recursos Humanos com Governança Corporativa, Visão, Estratégia, Gestão, Cultura, Ética e Políticas Organizacionais, Aprendizagem Voltada para o Negócio, Gestão da Qualidade e Criatividade e Inovação. No livro atual é feito um aprofundamento desses temas, abordando-se novos pontos de vista e metodologias que ainda não haviam sido citados no primeiro volume.Contém, ao final de cada capítulo, um questionário intitulado “Temas para Reflexão”, para que alunos ou profissionais façam uma revisão dos assuntos tratados nos mesmos. Também estão colocados em negrito os assuntos que merecem destaque, para facilidade de memorização e pesquisa.No presente livro foi dado um destaque especial e feito um aprofundamento da relação de gestão de pessoas com liderança, gestão da mudança, criatividade e inovação.Obra recomendada para profissionais e executivos de várias áreas (Marketing, Vendas, Finanças, Produção e Logística), que têm a necessidade de liderar pessoas. Leitura complementar para as disciplinas Gestão de Pessoas, Liderança e Comportamento Humano e Organizacional dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração, Psicologia, Economia, Ciências Contábeis, Marketing e Engenharia.
Introdução, 1
1a PARTE – A PESSOA NA ORGANIZAÇÃO, A LIDERANÇA, O COMPORTAMENTO HUMANO E ORGANIZACIONAL, 9
1 Relações Interpessoais; Liderança; Hereditariedade e Meio Ambiente, 11
1.1 A psicologia das relações interpessoais e da liderança, 11
1.2 Análise da hereditariedade e do ambiente e seus impactos na liderança e na vida empresarial, 12
1.3 O instinto executivo, 15
2 O Cérebro Humano; os Mecanismos de Defesa; Análise Transacional; Liderança; Espírito Empreendedor, 19
2.1 O cérebro humano e os mecanismos de defesa da psicanálise, 19
2.2 Análise transacional e o modelo Pac de Eric Berne, 23
2.3 Liderança e espírito empreendedor; as competências humanas e organizacionais na gestão moderna, 31
3 Perfil de um Líder; Avaliação de Desempenho; Motivação de Pessoas, 37
3.1 Características essenciais de um líder, 37
3.2 A lógica dos sistemas de avaliação de desempenho e de motivação de pessoas, 43
3.3 Os incentivos que devem acompanhar a avaliação do desempenho; o impacto da remuneração na motivação e no desempenho, 53
3.4 O planejamento estratégico da área de RH, 61
4 O Consciente e o Inconsciente; o Significado das Atitudes, 71
4.1 Conteúdo e ação do inconsciente e do consciente, 71
4.2 O significado das atitudes no comportamento humano, 76
2a PARTE – MUDANÇA ORGANIZACIONAL (CHANGE MANAGEMENT); APRENDIZAGEM, POLÍTICA, ÉTICA E RESPONSABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES, 83
5 A Importância de Aprender e o Valor da Aprendizagem; Aprendizagem Focada em Negócios, 85
5.1 A necessidade de aprender, 85
5.2 O significado atual da aprendizagem, 87
5.3 Aprendizagem focada em negócios, 89
6 Ética e Responsabilidade Social; Habilidades Políticas na Organização; Estratégia e Aprendizagem, 93
6.1 O desenvolvimento ético das empresas e a responsabilidade social, 93
6.2 Habilidades políticas organizacionais, 97
6.3 Relação entre estratégia e aprendizagem organizacional, 103
7 Aprendizagem e Balanced Scorecard; Mudança Organizacional; Coaching; Gestão de Talentos; Desenvolvimento de Lideranças; Práticas de RH, 109
7.1 O valor da aprendizagem segundo o balanced scorecard, 109
7.2 A mudança estratégica e organizacional: o change management, 110
7.3 A relação entre o coaching, a gestão de talentos, o desenvolvimento de lideranças e as práticas de recursos humanos, 117
8 Recrutamento de Talentos; Desenvolvimento de Carreiras; Treinamento e Mudança Organizacional; Direito Trabalhista, 123
8.1 Recrutamento de talentos e desenvolvimento de c
1a PARTE – A PESSOA NA ORGANIZAÇÃO, A LIDERANÇA, O COMPORTAMENTO HUMANO E ORGANIZACIONAL, 9
1 Relações Interpessoais; Liderança; Hereditariedade e Meio Ambiente, 11
1.1 A psicologia das relações interpessoais e da liderança, 11
1.2 Análise da hereditariedade e do ambiente e seus impactos na liderança e na vida empresarial, 12
1.3 O instinto executivo, 15
2 O Cérebro Humano; os Mecanismos de Defesa; Análise Transacional; Liderança; Espírito Empreendedor, 19
2.1 O cérebro humano e os mecanismos de defesa da psicanálise, 19
2.2 Análise transacional e o modelo Pac de Eric Berne, 23
2.3 Liderança e espírito empreendedor; as competências humanas e organizacionais na gestão moderna, 31
3 Perfil de um Líder; Avaliação de Desempenho; Motivação de Pessoas, 37
3.1 Características essenciais de um líder, 37
3.2 A lógica dos sistemas de avaliação de desempenho e de motivação de pessoas, 43
3.3 Os incentivos que devem acompanhar a avaliação do desempenho; o impacto da remuneração na motivação e no desempenho, 53
3.4 O planejamento estratégico da área de RH, 61
4 O Consciente e o Inconsciente; o Significado das Atitudes, 71
4.1 Conteúdo e ação do inconsciente e do consciente, 71
4.2 O significado das atitudes no comportamento humano, 76
2a PARTE – MUDANÇA ORGANIZACIONAL (CHANGE MANAGEMENT); APRENDIZAGEM, POLÍTICA, ÉTICA E RESPONSABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES, 83
5 A Importância de Aprender e o Valor da Aprendizagem; Aprendizagem Focada em Negócios, 85
5.1 A necessidade de aprender, 85
5.2 O significado atual da aprendizagem, 87
5.3 Aprendizagem focada em negócios, 89
6 Ética e Responsabilidade Social; Habilidades Políticas na Organização; Estratégia e Aprendizagem, 93
6.1 O desenvolvimento ético das empresas e a responsabilidade social, 93
6.2 Habilidades políticas organizacionais, 97
6.3 Relação entre estratégia e aprendizagem organizacional, 103
7 Aprendizagem e Balanced Scorecard; Mudança Organizacional; Coaching; Gestão de Talentos; Desenvolvimento de Lideranças; Práticas de RH, 109
7.1 O valor da aprendizagem segundo o balanced scorecard, 109
7.2 A mudança estratégica e organizacional: o change management, 110
7.3 A relação entre o coaching, a gestão de talentos, o desenvolvimento de lideranças e as práticas de recursos humanos, 117
8 Recrutamento de Talentos; Desenvolvimento de Carreiras; Treinamento e Mudança Organizacional; Direito Trabalhista, 123
8.1 Recrutamento de talentos e desenvolvimento de c
Ugo Franco Barbieri
Graduação/Registros profissionais: Filosofia (PUC RJ), Psicologia (PUC RJ), Direito (Universidade do Estado do RJ), Administração (Conselho Regional de Administração RJ)Cursos de Extensão em Psicologia Organizacional (PUC RJ) e Psicologia Clínica (PUC/CESAC RJ)Sócio da Taplow Brasil Consultores, consultoria especializada em Executive Search, Assessment e CoachingFoi Sócio Sênior da Horton International (2002/2014)Atua em Management Assessment, Coaching Executivo e Executive Search, Desenvolvimento de Lideranças (Coaching Grupal) e Palestras Motivacionais e de Sensibilização sobre temas de Gestão e Comportamento Humano e OrganizacionalComo Executivo e Gerente de RH: Banco Brascan de Investimentos, RJComo Executivo e Diretor de Administração e RH: Xerox, RJ; Cyanamid, RJ; Grupo Eluma (Diretor e membro do Conselho), SP e Casas Pernambucanas do Norte/Nordeste (Diretor e membro do Conselho), FortalezaComo Consultor, Diretor e Associado: Boyden, SP; Arthur Andersen/Coopers & Lybrand, SP e TMP, SP Participação em comitês de Câmaras de Comércio (AmCham, FrançaBrasil, Sueca, Suíça, BrasilAlemanha), em Institutos (IBGC, IBEF) e no Conselho Regional de Administração SPFoi Chairman do Comitê de Educação e participou dos Comitês de Serviço e de RH da AmChamSPFoi Diretor da ABRH e VicePresidente da ADVBAutor de 5 livros publicados pela Editora Atlas, todos iniciados com o título “Gestão de Pessoas nas Organizações” e com os seguintes subtítulos: “O RH Estratégico”; “A Aprendizagem da Liderança e da Inovação”; “O Talento Humano na Sociedade da Informação”; “ A Evolução do Ser Humano na Vida e na Carreira”; “A Relação entre a Governança, a Cultura e a Liderança”.
Ugo Franco Barbieri
Graduação/Registros profissionais: Filosofia (PUC RJ), Psicologia (PUC RJ), Direito (Universidade do Estado do RJ), Administração (Conselho Regional de Administração RJ)Cursos de Extensão em Psicologia Organizacional (PUC RJ) e Psicologia Clínica (PUC/CESAC RJ)Sócio da Taplow Brasil Consultores, consultoria especializada em Executive Search, Assessment e CoachingFoi Sócio Sênior da Horton International (2002/2014)Atua em Management Assessment, Coaching Executivo e Executive Search, Desenvolvimento de Lideranças (Coaching Grupal) e Palestras Motivacionais e de Sensibilização sobre temas de Gestão e Comportamento Humano e OrganizacionalComo Executivo e Gerente de RH: Banco Brascan de Investimentos, RJComo Executivo e Diretor de Administração e RH: Xerox, RJ; Cyanamid, RJ; Grupo Eluma (Diretor e membro do Conselho), SP e Casas Pernambucanas do Norte/Nordeste (Diretor e membro do Conselho), FortalezaComo Consultor, Diretor e Associado: Boyden, SP; Arthur Andersen/Coopers & Lybrand, SP e TMP, SP Participação em comitês de Câmaras de Comércio (AmCham, FrançaBrasil, Sueca, Suíça, BrasilAlemanha), em Institutos (IBGC, IBEF) e no Conselho Regional de Administração SPFoi Chairman do Comitê de Educação e participou dos Comitês de Serviço e de RH da AmChamSPFoi Diretor da ABRH e VicePresidente da ADVBAutor de 5 livros publicados pela Editora Atlas, todos iniciados com o título “Gestão de Pessoas nas Organizações” e com os seguintes subtítulos: “O RH Estratégico”; “A Aprendizagem da Liderança e da Inovação”; “O Talento Humano na Sociedade da Informação”; “ A Evolução do Ser Humano na Vida e na Carreira”; “A Relação entre a Governança, a Cultura e a Liderança”.