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GESTÃO DE MARKETING NO VAREJO: Conceitos, Orientações e Práticas

  • ISBN:

    9788522472314

  • Edição: 1|2012
  • Editora: Atlas

Cláudia Buhamra Abreu Romero

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4212159
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Nascido dos estudos e experiências da sua autora, este livro traz orientações, conceitos e práticas de marketing, com um enfoque especial na gestão do varejo. As orientações visam estimular e facilitar o desenvolvimento de estratégias mercadológicas
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 136
  • Publicação: 23/08/2012
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,21 kg
  • Dimensões: 14 X 21
Nascido dos estudos e experiências da sua autora, este livro traz orientações, conceitos e práticas de marketing, com um enfoque especial na gestão do varejo. As orientações visam estimular e facilitar o desenvolvimento de estratégias mercadológicas que possibilitem às organizações maior poder de competitividade e a construção de marcas respeitadas e valorizadas no mercado, enquanto os conceitos visam dar o embasamento teórico às práticas aqui comentadas e sugeridas.

Como a linguagem é acessível e direta, a obra tem a vantagem de propor soluções imediatas para os negócios, especialmente para os profissionais de mercado que têm pressa em resultados e não têm tempo para leituras pesadamente acadêmicas.

Por outro lado, os ensinamentos aqui contidos são úteis também a estudantes e professores que tenham interesse em aprimorar seus conhecimentos sobre marketing.

Este livro é recomendado a profissionais e acadêmicos de áreas diversas, podendo ser utilizado para leitura em ambientes empresariais, e como parte da bibliografia de cursos tecnológicos, de graduação e de pós-graduação em Administração e Marketing.
Apresentação, ix
Prefácio, xi
Introdução, 1

1 Para começar, as recentes recomendações de Kotler, 3

2 Afinal, o que é marketing?, 5

3 E o que marketing não é?, 9

4 Quais as atividades da área de marketing?, 13

5 Por que fazer marketing?, 19
5.1 As mudanças no comportamento dos consumidores, 19
5.2 As mudanças na concorrência, 22
5.3 Ações do Estado, 23

6 Como fazer marketing?, 25
6.1 Tratar o cliente de forma diferenciada, 25
6.2 Dar razões para o cliente comprar mais do que preço, 26
6.3 Não ver como concorrente apenas quem faz o mesmo produto, 27
6.4 Disseminar o conceito de marketing por toda a organização, 28
6.5 Conhecer o cliente e evoluir com ele, 28
6.6 Definir métricas para medir a efetividade das ações mercadológicas, 29
6.7 Ser 100% ético, 29

7 A importância da função varejista, 31

8 A criação de marcas fortes no varejo, 35

9 Os stakeholders da marca, 39

10 O aroma das marcas, 43

11 A diferenciação através dos serviços, 45

12 Posturas no atendimento, 49

13 Como vender bem em alta estação, 53

14 Trocar produtos por clientes encantados, 57

15 Sua majestade, o consumidor, 61

16 O mercado feminino, 65

17 O desafio do mercado infantil, 67

18 “Não, obrigado. Estou só olhando”, 69

19 O poder do pequeno varejo com foco no comportamento do consumidor, 73

20 Cuidado com as filas de espera!, 77

21 A atmosfera de loja como instrumento de marketing, 81

22 Como se comunicar com o mercado, 85

23 A promoção de vendas como ferramenta de marketing, 89

24 Mobile marketing: vantagens e cuidados na sua utilização, 93

25 Nonmarketing: ações além do mercado, 97

26 Um modelo prático e eficaz de plano de marketing, 101

27 Posicionamento de mercado: é preciso escolher um, 105

28 Qual o modelo ideal de negócio?, 109

29 Vencendo no mercado, apesar das crises, 113

30 E para terminar, alguns conselhos, 117

Referências, 119


Cláudia Buhamra Abreu Romero

Administradora, Mestre e doutora em Administração com concentração em Marketing pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV )

Mestrado concluído na London Business School

Inglaterra.

Professora de Marketing da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAAC/UFC)

Ex

coordenadora do mestrado profissional em Administração

Coordenadora do Curso de Especialização em Gerência Executiva de Marketing

Chefe do Departamento de Administração e Palestrante nacional

Autora de trabalhos apresentados e publicados no Brasil e no exterior

Sócia da consultoria Buhamra & Romero Soluções Estratégicas.