Livro Impresso
Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica
-
ISBN:
9788597011968
- Edição: 5|2017
- Editora: Atlas
De:
R$ 157,00
Por:
R$ 125,60
In stock
SKU
42161008
ou em até 6x de R$ 20,93
Este livro distingue-se de outras recentes publicações na área por apresentar uma atualização de todo o conteúdo e introduzir dois novos capítulos: um sobre Ética e Governança Corporativa (Capítulo 4) e outro sobre Ética, Responsabilidade Social e Sust...
- Formato: Impresso
- Páginas: 288
- Publicação: 24/08/2017
- Capa: Brochura
- Peso: 0,48 kg
- Dimensões: 17 X 24
Este livro distingue-se de outras recentes publicações na área por apresentar uma atualização de todo o conteúdo e introduzir dois novos capítulos: um sobre Ética e Governança Corporativa (Capítulo 4) e outro sobre Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade (Capítulo 21).
A obra é dirigida tanto para estudantes e profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre Ética Empresarial e Econômica, como para professores, por fornecer ampla bibliografia, facilitando a elaboração de um curso de ética.
Diante da carência de material publicado no Brasil sobre esse tema, os autores preocuparam-se em oferecer uma fundamentação ética para o estudo e a atividade empresarial e econômica.
Livro-texto para as disciplinas Ética em Administração e Ética em Economia dos cursos de graduação em Administração e Economia. Leitura complementar para as disciplinas Administração Geral e Introdução à Economia dos mesmos cursos.
Acompanhe as nossas publicações, cadastre-se e receba as informações por e-mail (Clique aqui!)
Parte I – Conceitos de ética, 1
1 Perspectivas filosóficas das correntes éticas, 3
2 Definição de ética, 29
Parte II – Ética nas empresas, 41
3 Perspectiva histórica dos estudos em ética empresarial, 43
4 Ética e governança corporativa, 53
5 Programas de ética e compliance, 63
6 Ética da virtude e liderança, 71
7 Ética em marketing e propaganda, 83
8 Ética em vendas, 91
9 Ética na relação empresa-consumidor, 99
10 Ética em finanças, 107
11 Ética na gestão de pessoas, 119
12 Ética em negócios internacionais, 131
Parte III – Ética na atividade econômica, 143
13 Ética e economia, 145
14 Ética e inflação, 153
15 Ética e capital humano, 157
16 Ética e crescimento econômico, 163
17 Ética e microcrédito, 175
Parte IV – Desafios éticos no início do milênio, 181
18 Ética na era da informação, 183
19 Dimensões da globalização: comunicações, economia, política e ética, 191
20 Ética nas relações internacionais: desafios da globalização, 209
21 Ética, responsabilidade social e sustentabilidade, 219
Maria Cecilia Coutinho de Arruda é graduada em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), com mestrado em Administração Mercadológica pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), doutorado em Administração pela FEA-USP e pós-doutorado pela The City University of New York. Foi professora de Ética e Marketing da FGV-EAESP, onde coordenou o Centro de Estudos de Ética nas Organizações, de 1992 a 2008. É presidente da Associação Latino- Americana de Ética, Negócios e Economia (ALENE) e membro do Comitê Executivo da International Society of Business, Economics, and Ethics (ISBEE). Participa do Grupo de Excelência em Ética e Sustentabilidade, do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), e do Grupo de Estudos de Governança e Ética, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Possui certificação do Ethics & Compliance Initiative como Leading Professional in Ethics and Compliance.
Maria do Carmo Whitaker é graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Cursou mestrado e doutorado em Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e master em Tecnologia da Educação na Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP). Foi membro do Tribunal de Ética I da Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP). Fundadora da Associação Latino-Americana de Ética, Negócios e Economia (ALENE). Organizou e coordenou o site <www.eticaempresarial.com.br>. Participa do Grupo de Excelência em Ética e Sustentabilidade do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), advoga, é professora universitária e consultora em Ética nas Organizações.
José Maria Rodriguez Ramos é graduado em Administração, com mestrado e doutorado em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Atualmente é professor de História do Pensamento Econômico e Metodologia Científica nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e diretor acadêmico da Associação Latino-Americana de Ética, Negócios e Economia (ALENE).