• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

FORMAÇÃO DE PREÇO: Uma Abordagem Prática por meio da Análise Custo-Volume-Lucro

  • ISBN:

    9788522479603

  • Edição: 1|2013
  • Editora: Atlas

José Carlos Sardinha

R$  213,00
ou em até 10x de R$ 21,30
< >
O livro inicia ensinando as diferentes abordagens de custos a serem empregadas em decisões: custeio por absorção e custeio por contribuição. Mostra duas vantagens do custeio por contribuição. Parte, a seguir, para os conceitos de ponto de equilíbrio pa...
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 360
  • Publicação: 31/07/2013
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,59 kg
  • Dimensões: 17 X 24

O livro inicia ensinando as diferentes abordagens de custos a serem empregadas em decisões: custeio por absorção e custeio por contribuição. Mostra duas vantagens do custeio por contribuição. Parte, a seguir, para os conceitos de ponto de equilíbrio para um produto e para vários produtos com a mesma política de preço e emprega o uso desses conceitos para decisão de preço.

Na decisão de preço para vários produtos com a mesma política de preço é apresentado o conceito de mark-up multiplicador e divisor. A posteriori apresenta vários exemplos elucidando a vantagem da abordagem por contribuição na decisão do preço: quando ocorre variação no preço do insumo; para uma encomenda especial com base no lucro predefinido; para uma encomenda especial com base na recuperação de um lucro que não será obtido; com o objetivo em volume de negócio; para produtos com custos comuns; e para decisão de preço considerando a contribuição para o lucro por unidade do fator limitativo.

Por último, apresenta o modelo da General Motors (GM), cuja principal característica é explicitar o retorno sobre investimento no cálculo do preço. Nesse modelo são discutidos o cálculo dos valores objetivados do capital de giro e o retorno sobre o ativo, de forma que o Valor Econômico Adicionado ? EVA (ou Economic Value Added) seja zero. Explica o significado de EVA ser zero. Finalmente, calcula-se o preço do produto atendendo as demandas mencionadas. Aproveitamos para ensinar como se pode utilizar o conceito de mark-up empregando o modelo da GM.

Livro-texto para a disciplina Análise de Custos dos cursos de Administração e Contabilidade. Recomendado para tomadores de decisões na área de preço e planejamento e para profissionais de outras áreas que desejam obter formação em administração, bem como para empresários industriais, comerciais e de serviços, que necessitam tomar decisão de preço.

 


José Carlos Sardinha

 

Doutor e mestre em Ciência em Administração de Empresas pela University of Southern California, EUA

 

Mestre em Administração pela PUC

 

RIO e engenheiro pela UERJ

 

 

Professor do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal Fluminense

 

Atuou como coordenador de área e acadêmico de cursos do programa da FGV Management

 

Foi professor do mestrado executivo FGV

 

EBAPE

 

Foi professor do quadro principal do Instituto de Administração e Gerência da PUC

 

Rio, onde assumiu a direção e coordenou os programas de educação e extensão, de mestrado e do IAG Master em Finanças

 

Trabalhou na Esso Brasileira de Petróleo, na Arthur D. Little e em Furnas Centrais Elétricas

 

Atua como consultor de empresas na Área de Planejamento, Controle e Custos de Produtos

 

Autor dos livros Formação de preço: a arte do negócio (Makron Books); Formação de preço: decisão, estratégia e módulos e coautor de Orçamento e controle (Editora FGV)

 

Possui vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior