Livro Impresso
FORMAÇÃO DE PREÇO: Uma Abordagem Prática por meio da Análise Custo-Volume-Lucro
-
ISBN:
9788522479603
- Edição: 1|2013
- Editora: Atlas
R$ 213,00
In stock
SKU
4213122
ou em até 10x de R$ 21,30
O livro inicia ensinando as diferentes abordagens de custos a serem empregadas em decisões: custeio por absorção e custeio por contribuição. Mostra duas vantagens do custeio por contribuição. Parte, a seguir, para os conceitos de ponto de equilíbrio pa...

- Formato: Impresso
- Páginas: 360
- Publicação: 31/07/2013
- Capa: Brochura
- Peso: 0,59 kg
- Dimensões: 17 X 24
O livro inicia ensinando as diferentes abordagens de custos a serem empregadas em decisões: custeio por absorção e custeio por contribuição. Mostra duas vantagens do custeio por contribuição. Parte, a seguir, para os conceitos de ponto de equilíbrio para um produto e para vários produtos com a mesma política de preço e emprega o uso desses conceitos para decisão de preço.
Na decisão de preço para vários produtos com a mesma política de preço é apresentado o conceito de mark-up multiplicador e divisor. A posteriori apresenta vários exemplos elucidando a vantagem da abordagem por contribuição na decisão do preço: quando ocorre variação no preço do insumo; para uma encomenda especial com base no lucro predefinido; para uma encomenda especial com base na recuperação de um lucro que não será obtido; com o objetivo em volume de negócio; para produtos com custos comuns; e para decisão de preço considerando a contribuição para o lucro por unidade do fator limitativo.
Por último, apresenta o modelo da General Motors (GM), cuja principal característica é explicitar o retorno sobre investimento no cálculo do preço. Nesse modelo são discutidos o cálculo dos valores objetivados do capital de giro e o retorno sobre o ativo, de forma que o Valor Econômico Adicionado ? EVA (ou Economic Value Added) seja zero. Explica o significado de EVA ser zero. Finalmente, calcula-se o preço do produto atendendo as demandas mencionadas. Aproveitamos para ensinar como se pode utilizar o conceito de mark-up empregando o modelo da GM.
Livro-texto para a disciplina Análise de Custos dos cursos de Administração e Contabilidade. Recomendado para tomadores de decisões na área de preço e planejamento e para profissionais de outras áreas que desejam obter formação em administração, bem como para empresários industriais, comerciais e de serviços, que necessitam tomar decisão de preço.
José Carlos Sardinha
Doutor e mestre em Ciência em Administração de Empresas pela University of Southern California, EUA
Mestre em Administração pela PUC
RIO e engenheiro pela UERJ
Professor do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal Fluminense
Atuou como coordenador de área e acadêmico de cursos do programa da FGV Management
Foi professor do mestrado executivo FGV
EBAPE
Foi professor do quadro principal do Instituto de Administração e Gerência da PUC
Rio, onde assumiu a direção e coordenou os programas de educação e extensão, de mestrado e do IAG Master em Finanças
Trabalhou na Esso Brasileira de Petróleo, na Arthur D. Little e em Furnas Centrais Elétricas
Atua como consultor de empresas na Área de Planejamento, Controle e Custos de Produtos
Autor dos livros Formação de preço: a arte do negócio (Makron Books); Formação de preço: decisão, estratégia e módulos e coautor de Orçamento e controle (Editora FGV)
Possui vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior
José Carlos Sardinha
Doutor e mestre em Ciência em Administração de Empresas pela University of Southern California, EUA
Mestre em Administração pela PUC
RIO e engenheiro pela UERJ
Professor do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal Fluminense
Atuou como coordenador de área e acadêmico de cursos do programa da FGV Management
Foi professor do mestrado executivo FGV
EBAPE
Foi professor do quadro principal do Instituto de Administração e Gerência da PUC
Rio, onde assumiu a direção e coordenou os programas de educação e extensão, de mestrado e do IAG Master em Finanças
Trabalhou na Esso Brasileira de Petróleo, na Arthur D. Little e em Furnas Centrais Elétricas
Atua como consultor de empresas na Área de Planejamento, Controle e Custos de Produtos
Autor dos livros Formação de preço: a arte do negócio (Makron Books); Formação de preço: decisão, estratégia e módulos e coautor de Orçamento e controle (Editora FGV)
Possui vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior