• Entrega Imediata

e-Book

E-Book - FORMAÇÃO DE PREÇO

  • ISBN:

    9788522479610

  • Edição: 1|2013
  • Editora: Atlas

José Carlos Sardinha

De: R$  140,00 Por: R$  105,00
ou em até 5x de R$ 21,00

    Esse(a) e-book é para:

< >
O livro inicia ensinando as diferentes abordagens de custos a serem empregadas em decisões: custeio por absorção e custeio por contribuição. Mostra duas vantagens do custeio por contribuição. Parte, a seguir, para os conceitos de ponto de equilíbrio pa...
  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 363
  • Publicação: 05/11/2013

O livro inicia ensinando as diferentes abordagens de custos a serem empregadas em decisões: custeio por absorção e custeio por contribuição. Mostra duas vantagens do custeio por contribuição. Parte, a seguir, para os conceitos de ponto de equilíbrio para um produto e para vários produtos com a mesma política de preço e emprega o uso desses conceitos para decisão de preço.

 

Na decisão de preço para vários produtos com a mesma política de preço é apresentado o conceito de mark-up multiplicador e divisor. A posteriori apresenta vários exemplos elucidando a vantagem da abordagem por contribuição na decisão do preço: quando ocorre variação no preço do insumo; para uma encomenda especial com base no lucro predefinido; para uma encomenda especial com base na recuperação de um lucro que não será obtido; com o objetivo em volume de negócio; para produtos com custos comuns; e para decisão de preço considerando a contribuição para o lucro por unidade do fator limitativo.

 

Por último, apresenta o modelo da General Motors (GM), cuja principal característica é explicitar o retorno sobre investimento no cálculo do preço. Nesse modelo são discutidos o cálculo dos valores objetivados do capital de giro e o retorno sobre o ativo, de forma que o Valor Econômico Adicionado ? EVA (ou Economic Value Added) seja zero. Explica o significado de EVA ser zero. Finalmente, calcula-se o preço do produto atendendo as demandas mencionadas. Aproveitamos para ensinar como se pode utilizar o conceito de mark-up empregando o modelo da GM.

 

Livro-texto para a disciplina Análise de Custos dos cursos de Administração e Contabilidade. Recomendado para tomadores de decisões na área de preço e planejamento e para profissionais de outras áreas que desejam obter formação em administração, bem como para empresários industriais, comerciais e de serviços, que necessitam tomar decisão de preço.

Apresentação, xi

 

PARTE I - Custos e suas diferentes abordagens: custeio por absorção versus custeio por contribuição, 1

 

1 Custo e suas diferentes abordagens, 3
1.1 Introdução, 3
1.2 Objetivos da Parte 1, 4

 

2 Custeio por absorção, 5
2.1 Objetivos, 5
2.2 Introdução, 5
2.3 A estrutura de informação do custeio por absorção no demonstrativo de resultado, 6
2.4 Custeio por absorção na empresa comercial, 7
2.4.1 Um exemplo de empresa comercial, 10
2.5 A empresa industrial, 13
2.5.1 Um exemplo de empresa industrial, 20

 

3 Custeio por contribuição, 25
3.1 Objetivos, 25
3.2 Introdução, 25
3.3 A estrutura de informação do custeio por contribuição no demonstrativo de resultado, 26
3.4 A empresa comercial, 27
3.4.1 Um exemplo de empresa comercial, 28
3.5 A empresa industrial, 32
3.5.1 Um exemplo de empresa industrial, 32

 

4 Duas vantagens do custeio por contribuição, 37
4.1 Objetivos, 37
4.2 Introdução, 37
4.3 A relação custo variável/receita se mantém constante, 37
4.4 Cada unidade adicional irá contribuir ao lucro com sua margem de contribuição unitária (MC), 42

 

Epílogo Parte I, 48

 

PARTE II - Decisões de preços empregando análise de custo-volume-lucro e sua aplicação ao comércio, 53

 

5 A nálise custo-volume-lucro para um produto, 55
5.1 Objetivos, 55
5.2 Introdução, 55
5.3 Cálculo do volume da atividade tanto em valores quanto em unidades, para atingir o ponto de equilíbrio, 56
5.3.1 Exercício de autoavaliação, 61
5.4 Aplicando a análise custo-volume-lucro para determinar um volume de vendas com objetivo em um lucro predeterminado, 63
5.4.1 Exercício de autoavaliação, 70
5.5 Empregando o conceito de ponto de equilíbrio para determinar preço, 73
5.5.1 Exercício de autoavaliação, 76
5.6 O uso da planilha, 81
5.6.1 Determinando a quantidade, 82
5.6.2 Determinando o preço, 83
6 A nálise custo-volume-lucro para vários produtos com a mesma política de preço e mark-up: as ferramentas para o comércio, 85
6.1 Objetivos, 85
6.2 Introdução, 85
6.3 Determinando o valor da receita quando se comercializam vários produtos com a mesma política de preço ou com o mesmo índice de margem de contribuição, 87
6.3.1 Análise custo-volume-lucro através de um exemplo, 89
6.4 Mark-up, 95
6.4.1 Mark-up multiplicador: algoritmo, 101
6.4.1.1 Determinando o mark-up multiplicador através de um exemplo, 102
6.4.2 Mark-up divisor, 103
6.4.2.1 Determinando o Mark-Up Divisor através de um exemplo, 104
6.4.3 Estudo de caso para determinação

 


José Carlos Sardinha

 

Doutor e mestre em Ciência em Administração de Empresas pela University of Southern California, EUA

 

Mestre em Administração pela PUC

 

RIO e engenheiro pela UERJ

 

 

Professor do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal Fluminense

 

Atuou como coordenador de área e acadêmico de cursos do programa da FGV Management

 

Foi professor do mestrado executivo FGV

 

EBAPE

 

Foi professor do quadro principal do Instituto de Administração e Gerência da PUC

 

Rio, onde assumiu a direção e coordenou os programas de educação e extensão, de mestrado e do IAG Master em Finanças

 

Trabalhou na Esso Brasileira de Petróleo, na Arthur D. Little e em Furnas Centrais Elétricas

 

Atua como consultor de empresas na Área de Planejamento, Controle e Custos de Produtos

 

Autor dos livros Formação de preço: a arte do negócio (Makron Books); Formação de preço: decisão, estratégia e módulos e coautor de Orçamento e controle (Editora FGV)

 

Possui vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior

O GEN | Grupo Editorial Nacional adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks).

Compatibilidade

Além do acesso on-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android.

Acesso aos e-books

  • Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra;
  • Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”.

Acessibilidade

  • O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada;
  • O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite).

Observações importantes

  • A versão atual do Bookshelf para Android não permite assistir aos vídeos de nossos livros-aula;
  • Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line;
  • Não é permitida a impressão dos e-books;
  • Os e-books adquiridos no site do GEN não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
  • Nossos e-books também estão à venda nos sites das livrarias Cultura e Saraiva. Os e-books adquiridos nessas lojas podem ser lidos no Saraiva Reader/Lev e Kobo.

Para mais informações sobre o VitalSource Bookshelf, requisitos para instalação e outros detalhes técnicos, acesse support.vitalsource.com.