• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & VANTAGEM COMPETITIVA: Como Estabelecer, Implementar e Avaliar

  • ISBN:

    9788522492473

  • Edição: 9|2014
  • Editora: Atlas

Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

De: R$  331,00 Por: R$  281,35
ou em até 10x de R$ 28,14
< >
Objetivando levar os executivos e profissionais de planejamento estratégico, em suas responsabilidades de estabelecer as estratégias empresariais e as vantagens competitivas das empresas, bem como os professores e estudantes dos cursos de graduação e
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 512
  • Publicação: 17/09/2014
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,81 kg
  • Dimensões: 17 X 24
Objetivando levar os executivos e profissionais de planejamento estratégico, em suas responsabilidades de estabelecer as estratégias empresariais e as vantagens competitivas das empresas, bem como os professores e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação ao estudo desses importantes instrumentos administrativos, este livro ajusta seu conteúdo à realidade brasileira.

Portanto, a abordagem do livro procura colocar o empresário e o executivo brasileiros em uma situação de fazer as coisas acontecer, o que representa uma postura empresarial gratificante, realizadora e desejável em todo profissional de empresa.

Livro-texto para as disciplinas Planejamento Estratégico, Planejamento Empresarial, Administração Estratégica, Diretrizes Administrativas, Estratégia Empresarial, Estratégia Competitiva e Política de Negócios, bem como para os cursos de graduação e pós-graduação em Administração, Economia, Engenharia e Comunicações. Leitura de atualização e reciclagem profissional para os executivos das empresas.
Prefácio, xvii

Estrutura do livro, xxi

1    Conceitos básicos, 1
1.1 introdução, 3
1.2 Conceito e evolução da estratégia empresarial, 3
1.3 utilização das estratégias pelas empresas, 12
1.4 Características básicas do executivo estrategista, 15
Resumo, 31
Questões para debate, 32
Caso: Questão do nível de importância do estabelecimento e aplicação das estratégias na Cna indústria e Comércio s.a., 32

2    Metodologia De Estabelecimento E Implementação Das Estratégias nas Empresas, 35
2.1 introdução, 37
2.2 Etapas do processo de estabelecimento e implementação das estratégias nas empresas, 38
2.2.1 Formulação das estratégias empresariais, 40
2.2.1.1 Estabelecimento das estratégias empresariais alternativas, 47
2.2.1.2 Escolha das estratégias empresariais, 49
2.2.2 implementação das estratégias empresariais, 54
2.2.2.1 administração da resistência às estratégias empresariais, 57
2.2.3    avaliação e acompanhamento das estratégias empresariais, 67
2.3 interligações das estratégias empresariais com outras questões estratégicas da empresa, 75
2.3.1 interligação com o planejamento estratégico, 76
2.3.2 interligação com a administração estratégica, 86
2.3.3 interligação com o pensamento estratégico, 89
2.4 interligação das estratégias empresariais com os projetos e planos de ação da empresa, 93
2.5 interligações das estratégias empresariais com outros instrumentos administrativos, 99
Resumo, 102
Questões para debate, 102
Caso: Estabelecimento e implementação da estratégia básica na multiprodutos Comércio e representações ltda., 103

3    Componentes, Condicionantes, Níveis De Influência E Níveis De Abrangência Da Estratégia Empresarial, 107
3.1 introdução, 109
3.2 modelo básico de análise da estratégia empresarial, 110
3.3 Componentes da estratégia empresarial, 112
3.4 Condicionantes da estratégia empresarial, 115
3.4.1 ambiente empresarial, 115
3.4.2 Diagnóstico e realidade da empresa, 132
3.5 níveis de influência da estratégia empresarial, 144
3.6 níveis de abrangência da estratégia empresarial, 145
Resumo, 146
Questões para debate, 147
Caso: abordagem e amplitude da estratégia na Contract industrial s.a., 147

4    Estabelecimento Da Vantagem Competitiva Da Empresa, 151
4.1 introdução, 153
4.2 modelo básico de análise da posição competitiva, 153
4.3 Estruturação do sistema de informações estratégicas, 155
4.4 Estruturação de cenários estratégicos, 165
4.4.1 Vantagens e precauções no u


Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

Graduado, pós

graduado, mestre, doutor e livre

docente em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Foi professor de carreira (concursado) de graduação e pós

graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), onde foi criador e docente das disciplinas "Consultoria empresarial", "Reengenharia estratégica, organizacional e de processos" (mestrado e doutorado) e "Administração estratégica" (doutorado)

Foi professor de carreira (concursado) dos cursos de graduação e pós

graduação da Fundação Getulio Vargas (FGV), bem como professor dos cursos de pós

graduação da Fundação Vanzolini/POLITÉCNICA/USP, do CEAPOG/IMES, da FAAP e do MBA/IBMEC

Exerce suas atividades profissionais como consultor em planejamento estratégico, estrutura organizacional e sistema de informações gerenciais e como Diretor da PLANOS

Planejamento, Organização e Sistemas, tendo realizado serviços de consultoria e treinamento em aproximadamente 300 empresas, inclusive no exterior

É autor de outros 23 livros publicados pela Atlas