e-Book
E-Book - ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & VANTAGEM COMPETITIVA
-
ISBN:
9788522492480
- Edição: 9|2014
- Editora: Atlas
De:
R$ 282,00
Por:
R$ 239,70
In stock
SKU
4214590
ou em até 10x de R$ 23,97
Objetivando levar os executivos e profissionais de planejamento estratégico, em suas responsabilidades de estabelecer as estratégias empresariais e as vantagens competitivas das empresas, bem como os professores e estudantes dos cursos de graduação e
Objetivando levar os executivos e profissionais de planejamento estratégico, em suas responsabilidades de estabelecer as estratégias empresariais e as vantagens competitivas das empresas, bem como os professores e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação ao estudo desses importantes instrumentos administrativos, este livro ajusta seu conteúdo à realidade brasileira.
Portanto, a abordagem do livro procura colocar o empresário e o executivo brasileiros em uma situação de fazer as coisas acontecer, o que representa uma postura empresarial gratificante, realizadora e desejável em todo profissional de empresa.
Livro-texto para as disciplinas Planejamento Estratégico, Planejamento Empresarial, Administração Estratégica, Diretrizes Administrativas, Estratégia Empresarial, Estratégia Competitiva e Política de Negócios, bem como para os cursos de graduação e pós-graduação em Administração, Economia, Engenharia e Comunicações. Leitura de atualização e reciclagem profissional para os executivos das empresas.
Prefácio, xvii
Estrutura do livro, xxi
1 Conceitos básicos, 1
1.1 introdução, 3
1.2 Conceito e evolução da estratégia empresarial, 3
1.3 utilização das estratégias pelas empresas, 12
1.4 Características básicas do executivo estrategista, 15
Resumo, 31
Questões para debate, 32
Caso: Questão do nível de importância do estabelecimento e aplicação das estratégias na Cna indústria e Comércio s.a., 32
2 Metodologia De Estabelecimento E Implementação Das Estratégias nas Empresas, 35
2.1 introdução, 37
2.2 Etapas do processo de estabelecimento e implementação das estratégias nas empresas, 38
2.2.1 Formulação das estratégias empresariais, 40
2.2.1.1 Estabelecimento das estratégias empresariais alternativas, 47
2.2.1.2 Escolha das estratégias empresariais, 49
2.2.2 implementação das estratégias empresariais, 54
2.2.2.1 administração da resistência às estratégias empresariais, 57
2.2.3 avaliação e acompanhamento das estratégias empresariais, 67
2.3 interligações das estratégias empresariais com outras questões estratégicas da empresa, 75
2.3.1 interligação com o planejamento estratégico, 76
2.3.2 interligação com a administração estratégica, 86
2.3.3 interligação com o pensamento estratégico, 89
2.4 interligação das estratégias empresariais com os projetos e planos de ação da empresa, 93
2.5 interligações das estratégias empresariais com outros instrumentos administrativos, 99
Resumo, 102
Questões para debate, 102
Caso: Estabelecimento e implementação da estratégia básica na multiprodutos Comércio e representações ltda., 103
3 Componentes, Condicionantes, Níveis De Influência E Níveis De Abrangência Da Estratégia Empresarial, 107
3.1 introdução, 109
3.2 modelo básico de análise da estratégia empresarial, 110
3.3 Componentes da estratégia empresarial, 112
3.4 Condicionantes da estratégia empresarial, 115
3.4.1 ambiente empresarial, 115
3.4.2 Diagnóstico e realidade da empresa, 132
3.5 níveis de influência da estratégia empresarial, 144
3.6 níveis de abrangência da estratégia empresarial, 145
Resumo, 146
Questões para debate, 147
Caso: abordagem e amplitude da estratégia na Contract industrial s.a., 147
4 Estabelecimento Da Vantagem Competitiva Da Empresa, 151
4.1 introdução, 153
4.2 modelo básico de análise da posição competitiva, 153
4.3 Estruturação do sistema de informações estratégicas, 155
4.4 Estruturação de cenários estratégicos, 165
4.4.1 Vantagens e precauções no u
Estrutura do livro, xxi
1 Conceitos básicos, 1
1.1 introdução, 3
1.2 Conceito e evolução da estratégia empresarial, 3
1.3 utilização das estratégias pelas empresas, 12
1.4 Características básicas do executivo estrategista, 15
Resumo, 31
Questões para debate, 32
Caso: Questão do nível de importância do estabelecimento e aplicação das estratégias na Cna indústria e Comércio s.a., 32
2 Metodologia De Estabelecimento E Implementação Das Estratégias nas Empresas, 35
2.1 introdução, 37
2.2 Etapas do processo de estabelecimento e implementação das estratégias nas empresas, 38
2.2.1 Formulação das estratégias empresariais, 40
2.2.1.1 Estabelecimento das estratégias empresariais alternativas, 47
2.2.1.2 Escolha das estratégias empresariais, 49
2.2.2 implementação das estratégias empresariais, 54
2.2.2.1 administração da resistência às estratégias empresariais, 57
2.2.3 avaliação e acompanhamento das estratégias empresariais, 67
2.3 interligações das estratégias empresariais com outras questões estratégicas da empresa, 75
2.3.1 interligação com o planejamento estratégico, 76
2.3.2 interligação com a administração estratégica, 86
2.3.3 interligação com o pensamento estratégico, 89
2.4 interligação das estratégias empresariais com os projetos e planos de ação da empresa, 93
2.5 interligações das estratégias empresariais com outros instrumentos administrativos, 99
Resumo, 102
Questões para debate, 102
Caso: Estabelecimento e implementação da estratégia básica na multiprodutos Comércio e representações ltda., 103
3 Componentes, Condicionantes, Níveis De Influência E Níveis De Abrangência Da Estratégia Empresarial, 107
3.1 introdução, 109
3.2 modelo básico de análise da estratégia empresarial, 110
3.3 Componentes da estratégia empresarial, 112
3.4 Condicionantes da estratégia empresarial, 115
3.4.1 ambiente empresarial, 115
3.4.2 Diagnóstico e realidade da empresa, 132
3.5 níveis de influência da estratégia empresarial, 144
3.6 níveis de abrangência da estratégia empresarial, 145
Resumo, 146
Questões para debate, 147
Caso: abordagem e amplitude da estratégia na Contract industrial s.a., 147
4 Estabelecimento Da Vantagem Competitiva Da Empresa, 151
4.1 introdução, 153
4.2 modelo básico de análise da posição competitiva, 153
4.3 Estruturação do sistema de informações estratégicas, 155
4.4 Estruturação de cenários estratégicos, 165
4.4.1 Vantagens e precauções no u
Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira
Graduado, pósgraduado, mestre, doutor e livredocente em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) Foi professor de carreira (concursado) de graduação e pósgraduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), onde foi criador e docente das disciplinas "Consultoria empresarial", "Reengenharia estratégica, organizacional e de processos" (mestrado e doutorado) e "Administração estratégica" (doutorado) Foi professor de carreira (concursado) dos cursos de graduação e pósgraduação da Fundação Getulio Vargas (FGV), bem como professor dos cursos de pósgraduação da Fundação Vanzolini/POLITÉCNICA/USP, do CEAPOG/IMES, da FAAP e do MBA/IBMEC Exerce suas atividades profissionais como consultor em planejamento estratégico, estrutura organizacional e sistema de informações gerenciais e como Diretor da PLANOS Planejamento, Organização e Sistemas, tendo realizado serviços de consultoria e treinamento em aproximadamente 300 empresas, inclusive no exterior É autor de outros 23 livros publicados pela Atlas
O GEN | Grupo Editorial Nacional adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks).
Compatibilidade
Além do acesso on-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android.
Acesso aos e-books
- Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra;
- Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”.
Acessibilidade
- O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada;
- O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite).
Observações importantes
- A versão atual do Bookshelf para Android não permite assistir aos vídeos de nossos livros-aula;
- Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line;
- Não é permitida a impressão dos e-books;
- Os e-books adquiridos no site do GEN não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
- Nossos e-books também estão à venda nos sites das livrarias Cultura e Saraiva. Os e-books adquiridos nessas lojas podem ser lidos no Saraiva Reader/Lev e Kobo.
Para mais informações sobre o VitalSource Bookshelf, requisitos para instalação e outros detalhes técnicos, acesse support.vitalsource.com.