Mês do Advogado

  • Entrega Imediata

e-Book

E-Book - CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

  • ISBN:

    9788522480937

  • Edição: 1|2013
  • Editora: Atlas

Maria de Fátima Bruno-Faria, Eduardo Raupp de Vargas e Albertina Mitjáns Martínez

R$ 110,00
In stock
SKU
4213243
ou em até 5x de R$ 22,00
< >
O livro aborda dois temas de extrema relevância para a competitividade que se mostram como desafios para aqueles que atuam como gestores em diferentes contextos organizacionais. Ao situar a criatividade nas organizações, indica-se a relevância que o
  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 251
  • Publicação: 23/07/2013
O livro aborda dois temas de extrema relevância para a competitividade que se mostram como desafios para aqueles que atuam como gestores em diferentes contextos organizacionais. Ao situar a criatividade nas organizações, indica-se a relevância que o ambiente assume na expressão da criatividade dos trabalhadores, fazendo com que se busquem estratégias para que haja comprometimento no trabalho, que as pressões existentes não ultrapassem a capacidade de enfrentamento e que ocorra prazer na realização das rotinas sem perder espaços para a ocorrência da criatividade. Observa-se que, no ambiente escolar, características específicas do ambiente são desejáveis para que a criatividade possa ser expressa.

Ao se tratar da inovação, abordagens sistêmicas são consideradas como as mais abrangentes para buscar contemplar a riqueza de aspectos que tal construto exige. Não somente na criatividade as pessoas são elementos cruciais, pois a importância do capital social como motor para o aprendizado interorganizacional e para a inovação também é apontada. A mensuração da atividade inovativa merece destaque na discussão, tanto para a prática organizacional quanto para o avanço do conhecimento sobre a relação entre inovação e competitividade. Mas o valor da inovação extrapola o ambiente competitivo das organizações com fins lucrativos, daí a importância atribuída ao estudo da inovação no ambiente educacional. Neste esforço de abarcar a complexidade da inovação, o livro contempla, ainda, a discussão sobre a esfera pública e sua contribuição para a competitividade a partir de inovações tecnológicas.

O livro destina-se a estudantes de graduação, de pós-graduação, docentes, gestores e especialistas nas áreas de Administração, Psicologia, Tecnologia, e pela sua fundamentação científica e seus desdobramentos práticos pode ser útil para todos aqueles interessados na busca de aplicações ou na reflexão e construção de novos conhecimentos sobre criatividade e inovação.
Nota sobre os Autores, vii

Apresentação, xi

Parte I – Criatividade nas Organizações, 1

1 Criatividade nas Organizações: Análise da Produção Científica Nacional e Internacional, 3
(Maria de Fátima Bruno-Faria, Heila Magali da Silva Veiga, Laura Ferreira Macêdo)

2 Interface entre Comprometimento Organizacional e Criatividade nas Organizações, 25
(Heila Magali da Silva Veiga, Laura Ferreira Macêdo)

3 Pressões no Trabalho e Criatividade nas Organizações: Estratégias para Criar nesse Contexto, 45
(Virgínia Gomes de Caldas Nogueira, Maria de Fátima Bruno-Faria)

4 A Criatividade que Transforma o Trabalho Prescrito em Trabalho Real e a Influência nas Vivências de Prazer e Sofrimento, 65
(Leonardo Hoff Pinheiro, Maria de Fátima Bruno-Faria)

5 Ações Criativas em uma Escola Inovadora: Compartilhando uma Experiência do que Tornou isso Possível, 84
(Albertina Mitjáns Martínez, Andréa Bichara, Mônica C. Lavareda Chaperman)

Parte II – Inovação nas Organizações, 105

6 Inovação em Serviços: uma Perspectiva de Análise a Partir da Noção de Rede Tecno-Econômica, 107
(Eduardo Raupp de Vargas)

7 O Processo de Inovação em Produtos e Sistemas Complexos, 123
(Luiz Guilherme de Oliveira, Rui Martins da Mota, Fernando Almeida Barbalho)

8 Inovação e Aprendizado Interorganizacional: o Papel do Capital Social, 135
(Moisés Balestro, Ana Maria Fernandes)

9 A Atividade de Inovação e sua Mensuração em Firmas de Economias Emergentes: Contribuições para uma Medida Geral de Inovação, 156
(Paulo Antônio Zawislak, Luciana Manhães Marins)

10 Identificação e Mensuração das Atividades de P&D em Serviços: Evolução e Desafios de Conceitos e Indicadores, 175
(Cariza Teixeira Bohrer)

11 A Pesquisa sobre Inovação Educativa no Brasil, 194
(Luciana de Oliveira Campolina, Albertina Mitjáns Martínez)

12 Políticas Públicas e Inovação: a Interação entre Invenções e Inovações Tecnológicas e Propriedade Intelectual no Brasil, 211
(José Matias-Pereira)


Albertina Mitjáns Martínez

Albertina Mitjáns Martínez

Psicóloga. Doutora em Ciências Psicológicas pela Universidade de Havana

Estágio pós

doutoral na Universidade Autônoma de Madri.

Professora Associada da Universidade de Brasília e Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPQ.

Realiza pesquisas e consultorias nos temas de desenvolvimento de equipes, criatividade e inovação em diferentes contextos, aprendizagem, subjetividade e processos educativos.


Eduardo Raupp de Vargas

Economista, Mestre e Doutor em Administração pela UFRGS.

Doutorado realizado em cotutela com a Université des Sciences et Technologies de Lille, obtendo o título de Doutor em Economia Industrial pela universidade francesa.

É Professor Adjunto do Departamento de Administração da UnB.

Seu principal tema de pesquisa é Inovação em Serviços, com destaque para os serviços hospitalares.


Maria de Fátima Bruno-Faria

Psicóloga, Especialista em Recursos Humanos

Mestre em Psicologia Social e do Trabalho

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília.

Estágio pós

doutoral no Programa de Engenharia de Produção da UFRJ (PEP/COPPE/UFRJ).

Os principais temas de pesquisa são Criatividade e Inovação nas Organizações e Cultura de Inovação.

Professora Adjunta no Departamento de Administração da UFRJ.

O GEN | Grupo Editorial Nacional adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks).

Compatibilidade

Além do acesso on-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android.

Acesso aos e-books

  • Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra;
  • Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”.

Acessibilidade

  • O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada;
  • O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite).

Observações importantes

  • A versão atual do Bookshelf para Android não permite assistir aos vídeos de nossos livros-aula;
  • Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line;
  • Não é permitida a impressão dos e-books;
  • Os e-books adquiridos no site do GEN não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
  • Nossos e-books também estão à venda nos sites das livrarias Cultura e Saraiva. Os e-books adquiridos nessas lojas podem ser lidos no Saraiva Reader/Lev e Kobo.

Para mais informações sobre o VitalSource Bookshelf, requisitos para instalação e outros detalhes técnicos, acesse support.vitalsource.com.