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CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: Desafios para a Competitividade

  • ISBN:

    9788522478835

  • Edição: 1|2013
  • Editora: Atlas

Maria de Fátima Bruno-Faria, Eduardo Raupp de Vargas e Albertina Mitjáns Martínez

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4213102
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O livro aborda dois temas de extrema relevância para a competitividade que se mostram como desafios para aqueles que atuam como gestores em diferentes contextos organizacionais. Ao situar a criatividade nas organizações, indica-se a relevância que o am...
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 256
  • Publicação: 20/06/2013
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,44 kg
  • Dimensões: 17 X 24

O livro aborda dois temas de extrema relevância para a competitividade que se mostram como desafios para aqueles que atuam como gestores em diferentes contextos organizacionais. Ao situar a criatividade nas organizações, indica-se a relevância que o ambiente assume na expressão da criatividade dos trabalhadores, fazendo com que se busquem estratégias para que haja comprometimento no trabalho, que as pressões existentes não ultrapassem a capacidade de enfrentamento e que ocorra prazer na realização das rotinas sem perder espaços para a ocorrência da criatividade. Observa-se que, no ambiente escolar, características específicas do ambiente são desejáveis para que a criatividade possa ser expressa.

Ao se tratar da inovação, abordagens sistêmicas são consideradas como as mais abrangentes para buscar contemplar a riqueza de aspectos que tal construto exige. Não somente na criatividade as pessoas são elementos cruciais, pois a importância do capital social como motor para o aprendizado interorganizacional e para a inovação também é apontada. A mensuração da atividade inovativa merece destaque na discussão, tanto para a prática organizacional quanto para o avanço do conhecimento sobre a relação entre inovação e competitividade. Mas o valor da inovação extrapola o ambiente competitivo das organizações com fins lucrativos, daí a importância atribuída ao estudo da inovação no ambiente educacional. Neste esforço de abarcar a complexidade da inovação, o livro contempla, ainda, a discussão sobre a esfera pública e sua contribuição para a competitividade a partir de inovações tecnológicas.

O livro destina-se a estudantes de graduação, de pós-graduação, docentes, gestores e especialistas nas áreas de Administração, Psicologia, Tecnologia, e pela sua fundamentação científica e seus desdobramentos práticos pode ser útil para todos aqueles interessados na busca de aplicações ou na reflexão e construção de novos conhecimentos sobre criatividade e inovação.

Nota sobre os Autores, vii

Apresentação, xi

Parte I – Criatividade nas Organizações, 1

1 Criatividade nas Organizações: Análise da Produção Científica Nacional e Internacional, 3
(Maria de Fátima Bruno-Faria, Heila Magali da Silva Veiga, Laura Ferreira Macêdo)

2 Interface entre Comprometimento Organizacional e Criatividade nas Organizações, 25
(Heila Magali da Silva Veiga, Laura Ferreira Macêdo)

3 Pressões no Trabalho e Criatividade nas Organizações: Estratégias para Criar nesse Contexto, 45
(Virgínia Gomes de Caldas Nogueira, Maria de Fátima Bruno-Faria)

4 A Criatividade que Transforma o Trabalho Prescrito em Trabalho Real e a Influência nas Vivências de Prazer e Sofrimento, 65
(Leonardo Hoff Pinheiro, Maria de Fátima Bruno-Faria)

5 Ações Criativas em uma Escola Inovadora: Compartilhando uma Experiência do que Tornou isso Possível, 84
(Albertina Mitjáns Martínez, Andréa Bichara, Mônica C. Lavareda Chaperman)

Parte II – Inovação nas Organizações, 105

6 Inovação em Serviços: uma Perspectiva de Análise a Partir da Noção de Rede Tecno-Econômica, 107
(Eduardo Raupp de Vargas)

7 O Processo de Inovação em Produtos e Sistemas Complexos, 123
(Luiz Guilherme de Oliveira, Rui Martins da Mota, Fernando Almeida Barbalho)

8 Inovação e Aprendizado Interorganizacional: o Papel do Capital Social, 135
(Moisés Balestro, Ana Maria Fernandes)

9 A Atividade de Inovação e sua Mensuração em Firmas de Economias Emergentes: Contribuições para uma Medida Geral de Inovação, 156
(Paulo Antônio Zawislak, Luciana Manhães Marins)

10 Identificação e Mensuração das Atividades de P&D em Serviços: Evolução e Desafios de Conceitos e Indicadores, 175
(Cariza Teixeira Bohrer)

11 A Pesquisa sobre Inovação Educativa no Brasil, 194
(Luciana de Oliveira Campolina, Albertina Mitjáns Martínez)

12 Políticas Públicas e Inovação: a Interação entre Invenções e Inovações Tecnológicas e Propriedade Intelectual no Brasil, 211
(José Matias-Pereira)


Albertina Mitjáns Martínez

Albertina Mitjáns Martínez

Psicóloga. Doutora em Ciências Psicológicas pela Universidade de Havana

Estágio pós

doutoral na Universidade Autônoma de Madri.

Professora Associada da Universidade de Brasília e Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPQ.

Realiza pesquisas e consultorias nos temas de desenvolvimento de equipes, criatividade e inovação em diferentes contextos, aprendizagem, subjetividade e processos educativos.


Eduardo Raupp de Vargas

Economista, Mestre e Doutor em Administração pela UFRGS.

Doutorado realizado em cotutela com a Université des Sciences et Technologies de Lille, obtendo o título de Doutor em Economia Industrial pela universidade francesa.

É Professor Adjunto do Departamento de Administração da UnB.

Seu principal tema de pesquisa é Inovação em Serviços, com destaque para os serviços hospitalares.


Maria de Fátima Bruno-Faria

Psicóloga, Especialista em Recursos Humanos

Mestre em Psicologia Social e do Trabalho

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília.

Estágio pós

doutoral no Programa de Engenharia de Produção da UFRJ (PEP/COPPE/UFRJ).

Os principais temas de pesquisa são Criatividade e Inovação nas Organizações e Cultura de Inovação.

Professora Adjunta no Departamento de Administração da UFRJ.