Livro Impresso
Ciência da Computação
-
ISBN:
9788521617419
- Edição: 4|2010
- Editora: LTC
De:
R$ 323,00
Por:
R$ 258,40
In stock
SKU
208085
ou em até 10x de R$ 25,84
Revista e atualizada com as últimas informações de campo, a quarta edição de Ciência da Computação apresenta a história do hardware e do software, mostrando um sistema computacional como uma cebola. O computador, com sua linguagem de máquina, é o coração
- Formato: Impresso
- Páginas: 456
- Publicação: 28/07/2010
- Capa: Brochura
- Peso: 1,03 kg
- Dimensões: 21 X 28
Revista e atualizada com as últimas informações de campo, a quarta edição de Ciência da Computação apresenta a história do hardware e do software, mostrando um sistema computacional como uma cebola. O computador, com sua linguagem de máquina, é o coração da cebola, e camadas de software e hardware mais sofisticados têm sido acrescentadas em volta desse coração, camada por camada. Primeiro, tem-se a linguagem de máquina, parte do centro desta cebola. A camada seguinte é composta de sofisticados sistemas de software, cujo desenvolvimento foi estimulado pelo trabalho teórico em ciência da computação – sem ela, esse programas não se tornariam realidade. A última camada compreende rede e software de rede – isto é, as ferramentas necessárias para que computadores se comuniquem uns com os outros. A internet e a World Wide Web (o famoso www dos endereços da internet) dão os retoques finais nessa camada. O primeiro e o último capítulos formam um par de “bibliocantos”: o capítulo 1 descreve o que um sistema computacional é, e o capítulo 17 explica o que sistemas computacionais não podem fazer. Os capítulos intermediários analisam em profundidade as camadas que compõem um sistema computacional.
Parte I - Preparando os alicerces
1. O quadro geral
Parte II - A camada de informação
2. Valores binários e sistemas de numeração
3. Representação de dados
Parte III - A camada de hardware
4. Portas e circuitos
5. Componentes computacionais
Parte IV - A camada de programação
6 Linguagens de Programação de Baixo Nível e Pseudocódigo
7 Solução de Problemas e Algoritmos
8 Tipos Abstratos de Dados e Subprogramas
9 Projeto Orientado a Objeto e Linguagens de Programação de Alto Nível
Parte V - A camada de sistema operacional
10. Sistemas operacionais
11. Sistemas de arquivos e diretórios
Parte VI - A camada de aplicação
12. Sistemas de informação
13. Inteligência artificial
14. Simulação, gráficos e outros aplicativos
Parte VII - A camada de comunicação
15. Redes
16. A World Wide Web
Parte VIII - Em conclusão
Nell Dale graduou-se em Matemática e Psicologia na University of Houston; tem um mestrado em Matemática e um doutorado em Ciências da Computação da University of Texas, em Austin. Faz parte dos quadros desta última instituição desde 1975, concentrando-se em pesquisas que visem melhorar o ensino de ciência da computação.
John Lewis é um reconhecido educador e autor no campo da ciência da computação, com diplomas de mestre e doutor em ciência da computação pela Virginia Tech University, onde leciona atualmente. Suas pesquisas incluem tecnologias orientadas a objeto, multimídia e engenharia de software. Além de ensinar e escrever, participa ativamente do Special Interest Group on Computer Science Education (SIGCSE), para a melhoria e criação de métodos de ensino da ciência da computação.