Livro Impresso
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: Desafios para a Competitividade
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ISBN:
9788522478835
- Edição: 1|2013
- Editora: GEN Atlas
R$ 194,00
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SKU
4213102
ou em até 9x de R$ 21,56
O livro aborda dois temas de extrema relevância para a competitividade que se mostram como desafios para aqueles que atuam como gestores em diferentes contextos organizacionais. Ao situar a criatividade nas organizações, indica-se a relevância que o ambie

- Formato: Impresso
- Páginas: 256
- Publicação: 20/06/2013
- Capa: Brochura
- Peso: 0,44 kg
- Dimensões: 17 X 24
O livro aborda dois temas de extrema relevância para a competitividade que se mostram como desafios para aqueles que atuam como gestores em diferentes contextos organizacionais. Ao situar a criatividade nas organizações, indica-se a relevância que o ambiente assume na expressão da criatividade dos trabalhadores, fazendo com que se busquem estratégias para que haja comprometimento no trabalho, que as pressões existentes não ultrapassem a capacidade de enfrentamento e que ocorra prazer na realização das rotinas sem perder espaços para a ocorrência da criatividade. Observa-se que, no ambiente escolar, características específicas do ambiente são desejáveis para que a criatividade possa ser expressa.
Ao se tratar da inovação, abordagens sistêmicas são consideradas como as mais abrangentes para buscar contemplar a riqueza de aspectos que tal construto exige. Não somente na criatividade as pessoas são elementos cruciais, pois a importância do capital social como motor para o aprendizado interorganizacional e para a inovação também é apontada. A mensuração da atividade inovativa merece destaque na discussão, tanto para a prática organizacional quanto para o avanço do conhecimento sobre a relação entre inovação e competitividade. Mas o valor da inovação extrapola o ambiente competitivo das organizações com fins lucrativos, daí a importância atribuída ao estudo da inovação no ambiente educacional. Neste esforço de abarcar a complexidade da inovação, o livro contempla, ainda, a discussão sobre a esfera pública e sua contribuição para a competitividade a partir de inovações tecnológicas.
O livro destina-se a estudantes de graduação, de pós-graduação, docentes, gestores e especialistas nas áreas de Administração, Psicologia, Tecnologia, e pela sua fundamentação científica e seus desdobramentos práticos pode ser útil para todos aqueles interessados na busca de aplicações ou na reflexão e construção de novos conhecimentos sobre criatividade e inovação.
Nota sobre os Autores, vii
Apresentação, xi
Parte I – Criatividade nas Organizações, 1
1 Criatividade nas Organizações: Análise da Produção Científica Nacional e Internacional, 3
(Maria de Fátima Bruno-Faria, Heila Magali da Silva Veiga, Laura Ferreira Macêdo)
2 Interface entre Comprometimento Organizacional e Criatividade nas Organizações, 25
(Heila Magali da Silva Veiga, Laura Ferreira Macêdo)
3 Pressões no Trabalho e Criatividade nas Organizações: Estratégias para Criar nesse Contexto, 45
(Virgínia Gomes de Caldas Nogueira, Maria de Fátima Bruno-Faria)
4 A Criatividade que Transforma o Trabalho Prescrito em Trabalho Real e a Influência nas Vivências de Prazer e Sofrimento, 65
(Leonardo Hoff Pinheiro, Maria de Fátima Bruno-Faria)
5 Ações Criativas em uma Escola Inovadora: Compartilhando uma Experiência do que Tornou isso Possível, 84
(Albertina Mitjáns Martínez, Andréa Bichara, Mônica C. Lavareda Chaperman)
Parte II – Inovação nas Organizações, 105
6 Inovação em Serviços: uma Perspectiva de Análise a Partir da Noção de Rede Tecno-Econômica, 107
(Eduardo Raupp de Vargas)
7 O Processo de Inovação em Produtos e Sistemas Complexos, 123
(Luiz Guilherme de Oliveira, Rui Martins da Mota, Fernando Almeida Barbalho)
8 Inovação e Aprendizado Interorganizacional: o Papel do Capital Social, 135
(Moisés Balestro, Ana Maria Fernandes)
9 A Atividade de Inovação e sua Mensuração em Firmas de Economias Emergentes: Contribuições para uma Medida Geral de Inovação, 156
(Paulo Antônio Zawislak, Luciana Manhães Marins)
10 Identificação e Mensuração das Atividades de P&D em Serviços: Evolução e Desafios de Conceitos e Indicadores, 175
(Cariza Teixeira Bohrer)
11 A Pesquisa sobre Inovação Educativa no Brasil, 194
(Luciana de Oliveira Campolina, Albertina Mitjáns Martínez)
12 Políticas Públicas e Inovação: a Interação entre Invenções e Inovações Tecnológicas e Propriedade Intelectual no Brasil, 211
(José Matias-Pereira)
Albertina Mitjáns Martínez
Albertina Mitjáns MartínezPsicóloga. Doutora em Ciências Psicológicas pela Universidade de HavanaEstágio pósdoutoral na Universidade Autônoma de Madri. Professora Associada da Universidade de Brasília e Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPQ. Realiza pesquisas e consultorias nos temas de desenvolvimento de equipes, criatividade e inovação em diferentes contextos, aprendizagem, subjetividade e processos educativos.
Eduardo Raupp de Vargas
Economista, Mestre e Doutor em Administração pela UFRGS. Doutorado realizado em cotutela com a Université des Sciences et Technologies de Lille, obtendo o título de Doutor em Economia Industrial pela universidade francesa. É Professor Adjunto do Departamento de Administração da UnB. Seu principal tema de pesquisa é Inovação em Serviços, com destaque para os serviços hospitalares.
Maria de Fátima Bruno-Faria
Psicóloga, Especialista em Recursos HumanosMestre em Psicologia Social e do TrabalhoDoutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Estágio pósdoutoral no Programa de Engenharia de Produção da UFRJ (PEP/COPPE/UFRJ). Os principais temas de pesquisa são Criatividade e Inovação nas Organizações e Cultura de Inovação.Professora Adjunta no Departamento de Administração da UFRJ.
Albertina Mitjáns Martínez
Albertina Mitjáns MartínezPsicóloga. Doutora em Ciências Psicológicas pela Universidade de HavanaEstágio pósdoutoral na Universidade Autônoma de Madri. Professora Associada da Universidade de Brasília e Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPQ. Realiza pesquisas e consultorias nos temas de desenvolvimento de equipes, criatividade e inovação em diferentes contextos, aprendizagem, subjetividade e processos educativos.
Eduardo Raupp de Vargas
Economista, Mestre e Doutor em Administração pela UFRGS. Doutorado realizado em cotutela com a Université des Sciences et Technologies de Lille, obtendo o título de Doutor em Economia Industrial pela universidade francesa. É Professor Adjunto do Departamento de Administração da UnB. Seu principal tema de pesquisa é Inovação em Serviços, com destaque para os serviços hospitalares.
Maria de Fátima Bruno-Faria
Psicóloga, Especialista em Recursos HumanosMestre em Psicologia Social e do TrabalhoDoutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Estágio pósdoutoral no Programa de Engenharia de Produção da UFRJ (PEP/COPPE/UFRJ). Os principais temas de pesquisa são Criatividade e Inovação nas Organizações e Cultura de Inovação.Professora Adjunta no Departamento de Administração da UFRJ.