• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

Teorias de Aprendizagem

  • ISBN:

    9788512321806

  • Edição: 2|2011
  • Editora: E.P.U.

Moreira, Marco Antonio

De: R$ 129,00 Por: R$ 103,20
In stock
SKU
210740
ou em até 5x de R$ 20,64
< >
Teorias de aprendizagem traz assuntos importantes para professores em exercício e em formação. As estratégias de ensino, enfoques didáticos, materiais instrucionais e reformas curriculares são sempre temas em debate quanto falamos em teorias de aprendizag

Conteúdo relacionado

  • Formato: Impresso
  • Páginas: 248
  • Publicação: 01/01/2011
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,34 kg
  • Dimensões: 15 x 21

Teorias de aprendizagem traz assuntos importantes para professores em exercício e em formação.

As estratégias de ensino, enfoques didáticos, materiais instrucionais e reformas curriculares são sempre temas em debate quanto falamos em teorias de aprendizagem. Hoje, o ensino deve ser construtivista e facilitar a aprendizagem significativa. Deve, também, estar centrado no aluno e levá-lo a aprender a aprender. O behaviorismo de Skinner, o construtivismo de Piaget, a aprendizagem significativa de Ausubel e Novak, o humanismo de Rogers são algumas das teorias de aprendizagem enfocadas nesta obra, de maneira bastante acessível. Nesse sentido, o texto é referência, sobretudo, para cursos sobre teorias de aprendizagem ou de fundamentação teórica para a metodologia do ensino e para a pesquisa em ensino/aprendizagem.

Introdução - Behaviorismo, humanismo e cognitivismo - Um pseudo-organizador prévio
Capítulo 1 - Teorias behavioristas antigas - Watson, Guthrie, Thorndike e Hull
Capítulo 2 - Teorias cognitivas antigas - Hebb, Tolman, Gestalt e Lewin
Capítulo 3 - A teoria behaviorista de Skinner
Capítulo 4 - A teoria das hierarquias de aprendizagem de Gagné
Capítulo 5 - A teoria de ensino de Bruner
Capítulo 6 - A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget
Capítulo 7 - A teoria da mediação de Vygotsky
Capítulo 8 - A psicologia dos construtos pessoais de Kelly
Capítulo 9 - A teoria da aprendizagem significante de Rogers
Capítulo 10 - As pedagogias de Paulo Freire
Capítulo 11 - A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel
Capítulo 12 - A teoria de educação de Novak e o modelo de ensino-aprendizagem de Gowin
Capítulo 13 - A teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird
Capítulo 14 - A teoria dos campos conceituais de Vergnaud
Capítulo 15 - A teoria de aprendizagem significativa crítica de Moreira

Marco Antonio Moreira - Titular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde trabalha desde 1967. Obteve o grau de Mestre pelo Insittuto de Física da UFRGS em 1971 e o de Ph.D pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, em 1977.
Desde 1978 é orientador de Ensino de Física no Programa de Mestrado em Física da UFRGS. É também coordenardor do Grupo de Ensino de Física do Instituto de Física na mesma instituição. Possui inúmeros trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais, além de trinta livros, nas áreas de Física, Metodologia de Ensino Superior e Teorias de Aprendizagem.