• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

Teoria da Contabilidade

  • ISBN:

    9788522420971

  • Edição: 1|1999
  • Editora: Atlas

Eldon S. Hendriksen e Michael Van Breda

R$ 357,00
In stock
SKU
4299010
ou em até 10x de R$ 35,70
< >
Neste livro é empregado um referencial genérico para avaliar áreas da teoria e da prática da contabilidade financeira em três níveis básicos: o nível estrutural, o de interpretação semântica e o pragmático. Nessas avaliações foi dada ênfase aos enfoques i
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 552
  • Publicação: 17/02/1999
  • Capa: Capa Dura
  • Peso: 1,38 kg
  • Dimensões: 21 X 28

Neste livro é empregado um referencial genérico para avaliar áreas da teoria e da prática da contabilidade financeira em três níveis básicos: o nível estrutural, o de interpretação semântica e o pragmático. Nessas avaliações foi dada ênfase aos enfoques indutivo-dedutivo e da teoria de mercado de capitais. Em alguns casos, os autores expõem suas opiniões e apresentam evidências baseadas na lógica e em resultados empíricos, quando disponíveis.

 

Os primeiros oito capítulos desenvolvem as bases da teoria da contabilidade. Incluem um capítulo introdutório, um que contém uma seção que trata de metodologia, dois que discutem o desenvolvimento da contabilidade, um sobre a evolução dos princípios contábeis geralmente aceitos, um que descreve os elementos da contabilidade financeira, um sobre a teoria de mercado de capitais, outro sobre a teoria das decisões e o oitavo, que trata da regulamentação da contabilidade.

 

Os três capítulos seguintes examinam a demonstração do resultado: dois referentes à mensuração do lucro e o outro sobre receitas e despesas. O Capítulo 12 faz consideração de variações de preços destacando seus efeitos sobre a determinação do lucro, e discute os problemas de mensuração de ativos. Isto é seguido por oito capítulos que tratam da demonstração de posição financeira, cada um mais específico do que o anterior. Os ativos são analisados em primeiro lugar, depois os passivos e, finalmente, o patrimônio do acionista. O último capítulo discute a divulgação de informação relevante para investidores, credores e outros leitores interessados por demonstrações financeiras.

 

Ao final de cada capítulo há uma lista de leituras selecionadas sobre partes específicas do capítulo e questões propostas.

 

Este livro procura oferecer um referencial para os cursos de graduação e pós-graduação em Contabilidade Financeira e Teoria da Contabilidade Financeira. Leitura recomendada para profissionais com formação em Finanças ou Economia.

1 Introdução e Metodologia da Contabilidade

2 Quatro Mil Anos de Contabilidade

3 O Século do Cpa

4 A Busca de Princípios

5 Referencial Conceitual

6 Ambiente Econômico da Contabilidade

7 Tomada de Decisões

8 Fixação de Política Contábil

9 Caixa, Capital e Lucro

10 Conceito de Lucro para Fins de Divulgação Financeira

11 Receitas e Despesas, Ganhos e Perdas

12 Divulgação dos Efeitos de Variações de Preços

13 Demonstração de Posição Financeira

14 Ativos de Sua Mensuração

15 Depreciação e Manutenção

16 Ativos Circulantes

17 Instalações e Equipamentos Comprados e Arrendados

18 Ativos Intangíveis e Investimentos Não Circulantes

19 Contabilização de Passivos

20 Impostos Diferidos

21 Pensões

22 Direitos de Propriedade

23 Alterações do Patrimônio dos Acionistas

24 Divulgação de Informações Financeiras

Eldon S. Hendriksen 

Professor da Southern Methodist University.

Michael Van Breda 

Professor da Southern Methodist University.