• Entrega Imediata

Livro Impresso

Revolucionando a Sala de Aula

  • ISBN:

    9788597011906

  • Edição: 1|2017
  • Editora: Atlas

Edvalda Araújo Leal, Gilberto José Miranda e Silvia Pereira de Castro Casa Nova

R$ 65,00
ou em até 1x de R$65,00
< >
Adquira seu exemplar e GANHE ACESSO EXCLUSIVO por 30 dias ao curso Revolucionando a Sala de Aula.  Para saber mais sobre o curso, clique aqui! Há pouco mais de três décadas, a preocupação com a formaç&ati
  • Formato: Impresso
  • Nº de Páginas: 264
  • Publicação: 04/07/2017
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,40 Kg
  • Dimensões: 16 X 23

Adquira seu exemplar e GANHE ACESSO EXCLUSIVO por 30 dias ao curso Revolucionando a Sala de Aula. 

Para saber mais sobre o curso, clique aqui!


Há pouco mais de três décadas, a preocupação com a formação do professor que atua no ensino superior começou a fazer parte das discussões dos estudiosos da Educação. Gradativamente, essa preocupação foi alcançando outras áreas do conhecimento. Nos dias atuais, tem ficado cada vez mais claro que apenas o domínio do conteúdo — embora fundamental no processo de ensino e aprendizagem — não é suficiente. 

Neste livro, são abordadas 15 técnicas de metodologias ativas de aprendizagem, desde as mais tradicionais, como a aula expositiva e o Seminário, até as técnicas mais contemporâneas na área de negócios, como o Problem-Based Learning (PBL) e o Role-play. Em todas elas, houve a preocupação com o processo de ensino e aprendizagem ativo, tendo professor e aluno como os protagonistas do fenômeno.

Recomendado para professores e profissionais da Educação que tenham como desafio melhorar o nível de aprendizado e motivação dos estudantes em sala de aula. Leitura complementar para as disciplinas Didática e Metodologia do Ensino Superior dos cursos de graduação e pós-graduação.


Acompanhe as nossas publicações, cadastre-se e receba as informações por e-mail (Clique aqui!)

1 A aula expositiva dialogada em uma perspectiva freireana, 1

2 Visita técnica: uma viagem pela teoria-prática-ensino-aprendizagem, 15

3 Ensino e pesquisa: duas faces de uma mesma moeda, 31

4 Grupo de Verbalização/Grupo de Observação (GV-GO), 43

5 Debate: uma técnica de ensino voltada à pluralidade de pontos de vista, 53

6 Seminário: da técnica de ensino à polinização de ideias, 65

7 O estudo é dirigido, mas o aluno é o piloto!, 77

8 O uso do método do caso de ensino na educação na área de negócios, 93

9 Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem-Based Learning (PBL): podemos contar com essa alternativa?, 105

10 Filmes no processo de ensino e aprendizagem, 125

11 Encenando o ambiente de negócios: a representação teatral como técnica pedagógica, 141

12 O role-play (jogo de papéis) aplicado no ensino e aprendizagem, 153

13 Storytelling: aprendizado de longo prazo, 169

14 Painel integrado: envolvendo todos individualmente, 187

15 Prática de campo: desenvolvendo uma atitude científica nos estudantes, 201

 

Clique aqui e consulte o sumário completo.

Edvalda Araújo Leal é Doutora em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV/SP). Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis da UFU. Pesquisadora na área de Ensino e Pesquisa em Contabilidade.

Gilberto José Miranda é Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Administração, especialista em Docência na Educação Superior e em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis da UFU.

Silvia Pereira de Castro Casa Nova é Mestre e doutora em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (USP), onde atua como livre-docente em Educação Contábil. Pós-doutora em Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade pela Fundação Getulio Vargas (FGV/SP). Foi visiting scholar no Organizational Leadership, Policy and Development Department no College of Education and Human Development (OLPDCEHD) da University of Minnesota e visiting researcher na Business Research Unit do Instituto Universitário de Lisboa (BRU-IUL). É professora-associada do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e fundadora do GENERAS – Núcleo FEA/USP de Pesquisa em Gênero, Raça e Sexualidade.