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REPENSANDO A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O Que Fazer Para Transformar Nossas Escolas

  • ISBN:

    9788522495245

  • Edição: 1|2015
  • Editora: Atlas

João Batista Araujo e Oliveira

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A educação brasileira, nos últimos anos, tornou-se campo de disputas políticas e ideológicas. Entre especialistas e formadores de opinião, no entanto, há consenso sobre a falta de funcionalidade da escola pública e a qualidade do ensino, mas isso também i
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 208
  • Publicação: 05/11/2014
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,42 kg
  • Dimensões: 17 X 24

A educação brasileira, nos últimos anos, tornou-se campo de disputas políticas e ideológicas. Entre especialistas e formadores de opinião, no entanto, há consenso sobre a falta de funcionalidade da escola pública e a qualidade do ensino, mas isso também inclui a escola privada. Essa constatação em si já é diagnóstico da má qualidade da educação no País, mas não aprofunda as causas dessa realidade nem aponta caminhos para a reforma educacional, identificando os reais desafios.

 

Este livro dedica-se a esmiuçar essa questão. Sem qualquer ambição de oferecer ?a solução?, o autor propõe um debate a respeito da realidade de nossas escolas, dos fundamentos de um projeto educacional apoiado num conceito minimamente adequado de Escola e discute as possibilidades e limites que enfrentamos para repensar essa instituição.

 

Nossas crianças e jovens não estão aprendendo como deveriam e poderiam. São privados de participar dos benefícios e oportunidades existentes no Brasil e no exterior. Mas, sobretudo, são privados de uma educação que permita avançar mais do que as gerações anteriores. É nossa responsabilidade ajudar a encontrar e corrigir os rumos. Por isso, este livro serve também de alerta, convite e convocação ao debate.

 

A resposta vale um milhão de dólares: o que fazer para melhorar a educação no Brasil?

 

Esta obra se destina a gestores, elaboradores de políticas públicas, atores políticos e formadores de opinião que desejam ampliar e aprofundar o debate educacional no País. Da mesma forma, também se destina a professores, educadores e a todos que almejam promover ou encorajar as reformas de que a educação brasileira tanto necessita.

 


João Batista Araujo e Oliveira

 

 

Sua trajetória tem início com a participação na criação de escolas noturnas para adultos, na década de 1960

 

Como professor, lecionou na Rede Pública de Ensino do Estado de Minas Gerais, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na COPPEAD/ UFRJ, bem como na Université de Bourgogne (França)

 

Ocupou posições de destaque no Brasil e no exterior, tendo sido funcionário da OIT em Genebra e do Banco Mundial em Washington

 

Encerrou sua carreira pública como Secretário Executivo do MEC

 

Foi membro do Comitê de Educação Infantil e Alfabetização da Academia Brasileira de Ciências e membro do Conselho Consultivo de Avaliação da Alfabetização do Ministério da Educação de Portugal

 

Em 2006, fundou o Instituto Alfa e Beto (IAB), do qual é presidente

 

É autor de mais de 200 artigos técnicos e científicos, cerca de 30 livros no Brasil e no exterior nas áreas de educação e políticas públicas, além de inúmeras coleções de programas e materiais educativos