Livro Impresso
PROBLEM BASED LEARNING - PBL NO ENSINO DE CONTABILIDADE
-
ISBN:
9788522499670
- Edição: 1|2015
- Editora: Atlas
R$ 162,00
In stock
SKU
4215331
ou em até 8x de R$ 20,25
O livro aborda uma reflexão sobre o ensino da nova geração de contadores, cujas competências a serem desenvolvidas no percurso da universidade, amparadas pelas demandas legais da contabilidade, estão em conformidade com o resultado da aplicação do Prob...

- Formato: Impresso
- Páginas: 176
- Publicação: 24/07/2015
- Capa: Brochura
- Peso: 0,36 kg
- Dimensões: 17 X 24
O livro aborda uma reflexão sobre o ensino da nova geração de contadores, cujas competências a serem desenvolvidas no percurso da universidade, amparadas pelas demandas legais da contabilidade, estão em conformidade com o resultado da aplicação do Problem Based Learning (PBL).
Organizado em sete capítulos, o livro começa com uma reflexão sobre o ensino da nova geração de contadores. No Capítulo 2, o PBL, como uma abordagem construtivista, é confrontado com a denominada vertente tradicional de ensino. O Capítulo 3 traz os elementos essenciais do PBL: história, características e bases para seu desenvolvimento. O Capítulo 4 evidencia o processo avaliativo das disciplinas que contemplam a avaliação de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) na abordagem do PBL. Já no Capítulo 5, os relatos de experiências com o método são reportados pelas entrevistas com pesquisadores e professores em âmbitos nacional e internacional que aplicaram/aplicam o PBL em suas disciplinas.
Na sequência, no Capítulo 6, são detalhadas duas experiências em PBL no ensino superior de contabilidade, ambas ocorridas na Universidade de São Paulo (FEA/USP e FEA/RP). No último capítulo, diante de um determinado cenário, simula-se uma experiência de formulação de problema e condução em sala de aula, passo a passo, para o professor iniciar sua trajetória acadêmica com o PBL.
Esta obra originou-se de projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Obra indicada para a formação dos futuros profissionais que se preparam para atuar no mercado, como contadores, controllers, consultores, administradores, auditores, peritos, engenheiros, empreendedores, futuros empresários e gestores. Leitura complementar para disciplinas nas áreas de Contabilidade e Administração que se utilizem de Problem Based Learning como metodologia de ensino.
Organizado em sete capítulos, o livro começa com uma reflexão sobre o ensino da nova geração de contadores. No Capítulo 2, o PBL, como uma abordagem construtivista, é confrontado com a denominada vertente tradicional de ensino. O Capítulo 3 traz os elementos essenciais do PBL: história, características e bases para seu desenvolvimento. O Capítulo 4 evidencia o processo avaliativo das disciplinas que contemplam a avaliação de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) na abordagem do PBL. Já no Capítulo 5, os relatos de experiências com o método são reportados pelas entrevistas com pesquisadores e professores em âmbitos nacional e internacional que aplicaram/aplicam o PBL em suas disciplinas.
Na sequência, no Capítulo 6, são detalhadas duas experiências em PBL no ensino superior de contabilidade, ambas ocorridas na Universidade de São Paulo (FEA/USP e FEA/RP). No último capítulo, diante de um determinado cenário, simula-se uma experiência de formulação de problema e condução em sala de aula, passo a passo, para o professor iniciar sua trajetória acadêmica com o PBL.
Esta obra originou-se de projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Obra indicada para a formação dos futuros profissionais que se preparam para atuar no mercado, como contadores, controllers, consultores, administradores, auditores, peritos, engenheiros, empreendedores, futuros empresários e gestores. Leitura complementar para disciplinas nas áreas de Contabilidade e Administração que se utilizem de Problem Based Learning como metodologia de ensino.
1 O Ensino da Nova Geração de Contadores, 1
2 PBL como Metodologia de Ensino Ativa, 23
3 História, Características, Elementos e o Processo do PBL, 46
4 Avaliação em PBL, 86
5 Relatos de Experiência em PBL no Ensino Superior, 99
6 Aplicação de PBL em Contabilidade, 121
7 Primeiros Passos: como Aplicar o PBL em minha Disciplina?, 137
1 O Ensino da Nova Geração de Contadores, 1
2 PBL como Metodologia de Ensino Ativa, 23
3 História, Características, Elementos e o Processo do PBL, 46
4 Avaliação em PBL, 86
5 Relatos de Experiência em PBL no Ensino Superior, 99
6 Aplicação de PBL em Contabilidade, 121
7 Primeiros Passos: como Aplicar o PBL em minha Disciplina?, 137
Daiana Bragueto Martins
Doutoranda em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)
Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Especialista em Contabilidade e Controladoria Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Norte do Paraná (Unopar)
Graduada em Letras pela UEL
Professora e empresária do setor contábil
Integrante do projeto de pesquisa Problem Based Learning (PBL) em controle gerencial da FEA/USP
Pesquisadora na área de controle gerencial e educação contábil
Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP
Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá
Graduada em Processamento de Dados pelo Centro Universitário de Maringá
Chefe do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Professora do Programa de Pós
Graduação em Contabilidade e graduação em Ciências Contábeis, Administração e Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Coordenadora do projeto O ensino da contabilidade gerencial sob a perspectiva do Problem Based Learning da UFPR
Pesquisadora na área de educação contábil, controle e contabilidade gerencial
Coautora do livro Finanças pessoais: conhecer para enriquecer!, publicado pela Atlas
Daiana Bragueto Martins
Doutoranda em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)
Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Especialista em Contabilidade e Controladoria Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Norte do Paraná (Unopar)
Graduada em Letras pela UEL
Professora e empresária do setor contábil
Integrante do projeto de pesquisa Problem Based Learning (PBL) em controle gerencial da FEA/USP
Pesquisadora na área de controle gerencial e educação contábil
Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP
Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá
Graduada em Processamento de Dados pelo Centro Universitário de Maringá
Chefe do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Professora do Programa de Pós
Graduação em Contabilidade e graduação em Ciências Contábeis, Administração e Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Coordenadora do projeto O ensino da contabilidade gerencial sob a perspectiva do Problem Based Learning da UFPR
Pesquisadora na área de educação contábil, controle e contabilidade gerencial
Coautora do livro Finanças pessoais: conhecer para enriquecer!, publicado pela Atlas