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OUTRAS PALAVRAS SOBRE AUTORIA E PLÁGIO

  • ISBN:

    9788522497324

  • Edição: 1|2015
  • Editora: Atlas

Marcelo Krokoscz

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“O Professor Krokoscz aprofunda em segunda obra as investigações sobre o fenômeno conhecido como plágio, agora focalizando as responsabilidades patrimoniais e morais de autores de obras científicas e literárias. Numa época de transição de práticas e
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 192
  • Publicação: 08/04/2015
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,30 kg
  • Dimensões: 14 X 21
“O Professor Krokoscz aprofunda em segunda obra as investigações sobre o fenômeno conhecido como plágio, agora focalizando as responsabilidades patrimoniais e morais de autores de obras científicas e literárias. Numa época de transição de práticas e valores provocada pelas tecnologias digitais, o pós-modernismo, mash-ups e Creative Commons, seu novo estudo detém nossa atenção.” Prof. Dr. Fredric M. Litto Professor Emérito da Universidade de São Paulo (USP) Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)

“A proposta de Krokoscz de discutir o plágio acadêmico à luz de concepções de autoria literária e científica é, ao mesmo tempo, audaciosa e desafiadora. O autor assim o faz, porém “desafiando” os próprios leitores a repensarem concepções de autoria e plágio no contexto da produção acadêmica contemporânea. Para Krokoscz, concepções clássicas suscitam dúvidas sobre o lugar que ocupam em um contexto de produção de conhecimento cada vez mais colaborativo e difuso. O autor oferece de fato em ‘outras palavras’ uma perspectiva, ainda pouco explorada, sobre noções de plágio e o lugar do outro na produção acadêmica, bem como sobre noções compartilhadas sobre originalidade nessa produção.” Profa. Dra. Sonia Maria Ramos Vasconcelos Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

“Este livro é baseado na excelente tese doutoral do Prof. Dr. Krokoscz, a qual tive o privilégio de fazer a arguição. O autor traz uma impressionante variedade de pontos de vista sobre criação textual que dão suporte ao tema do plágio, o que ele demonstra persuasivamente ser um fenômeno altamente complexo. Aprendi bastante tanto sobre a definição de plágio, bem como seu tratamento no ensino superior brasileiro, e, consequentemente, mudei meu modo de ensinar e lidar com os casos de plágio.” Prof. Dr. Richard Malcolm Coulthard Professor Emérito da Universidade de Birmingham, Reino Unido Professor Visitante da Universidade Federal de Santa Catarina

Este livro complementa a obra anterior do mesmo autor, trazendo contribuições teóricas para a reflexão sobre a autoria e o plágio acadêmico numa perspectiva atual e inovadora.

É recomendado principalmente para pesquisadores acadêmicos da área científica, mas também pode ser do interesse de profissionais ligados à área jurídica e linguística. É que o conceito de plágio adotado na atualidade resulta da Lei de Direitos Autorais surgida em 1710 na Inglaterra como consequência da revolução editorial da Imp
Prefácio, xi
Introdução, 1

1    Plágio: um assunto complexo e desafiador, 11
1.1    O plágio como um assunto complexo e desafiador, 18
1.1.1    Áreas de ocorrência do plágio, 18
1.1.2    Níveis de ocorrência do plágio no âmbito acadêmico, 22
1.1.3    Categorias de envolvimento com o plágio, 31
1.1.4    Tipologia de manifestação do plágio acadêmico, 34
1.2    O enfrentamento internacional do plágio acadêmico, 37
1.3    O enfrentamento do plágio acadêmico no Brasil, 39
1.4    O plágio do ponto de vista histórico e teórico, 46
1.4.1    Aprofundando a compreensão e a análise sobre o plágio, 49

2    Em busca da autoria, 57
2.1    Definindo o autor e a autoria, 60
2.2    O nascimento do autor e a instituição da autoria, 64
2.3    A autoria na pós-modernidade, 70
2.4    Singularização da autoria: a função autor, 72
2.5    A revolução tecnológica e a pulverização da autoria, 75
2.6    Novas conotações e fenômenos autorais, 78
2.7    Wikipédia: autoria coletiva e interesse público, 79

3    Autoria científica, 87
3.1    A especificidade da autoria científica, 88
3.2    A condição pós-moderna da autoria científica, 97
3.3    Critérios de autoria científica, 106
3.4    A complexidade da autoria científica, 113
3.5    Princípios éticos da autoria científica, 117
3.6    Criação e estilo na produção textual científica, 122

Conclusões - Autor: nem Deus, nem Lavoisier!, 135
Referências, 155


Marcelo Krokoscz

Bacharel em Teologia, licenciado em Pedagogia e Filosofia.

Mestre em Educação e atualmente Doutorando pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), onde vem desenvolvendo pesquisas sobre interesse, originalidade, autoria e plágio no processo de criação científica.

É professor de Metodologia Científica do Centro Universitário FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado).