Livro Impresso
Outras Palavras Sobre Autoria e Plágio
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ISBN:
9788522497324
- Edição: 1|2015
- Editora: Atlas
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4215218
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“O Professor Krokoscz aprofunda em segunda obra as investigações sobre o fenômeno conhecido como plágio, agora focalizando as responsabilidades patrimoniais e morais de autores de obras científicas e literárias. Numa época de transição de práticas e valor
- Formato: Impresso
- Páginas: 192
- Publicação: 08/04/2015
- Capa: Brochura
- Peso: 0,30 kg
- Dimensões: 14 X 21
“O Professor Krokoscz aprofunda em segunda obra as investigações sobre o fenômeno conhecido como plágio, agora focalizando as responsabilidades patrimoniais e morais de autores de obras científicas e literárias. Numa época de transição de práticas e valores provocada pelas tecnologias digitais, o pós-modernismo, mash-ups e Creative Commons, seu novo estudo detém nossa atenção.”Prof. Dr. Fredric M. LittoProfessor Emérito da Universidade de São Paulo (USP)Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)“A proposta de Krokoscz de discutir o plágio acadêmico à luz de concepções de autoria literária e científica é, ao mesmo tempo, audaciosa e desafiadora. O autor assim o faz, porém “desafiando” os próprios leitores a repensarem concepções de autoria e plágio no contexto da produção acadêmica contemporânea. Para Krokoscz, concepções clássicas suscitam dúvidas sobre o lugar que ocupam em um contexto de produção de conhecimento cada vez mais colaborativo e difuso. O autor oferece de fato em ‘outras palavras’ uma perspectiva, ainda pouco explorada, sobre noções de plágio e o lugar do outro na produção acadêmica, bem como sobre noções compartilhadas sobre originalidade nessa produção.”Profa. Dra. Sonia Maria Ramos VasconcelosProfessora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)“Este livro é baseado na excelente tese doutoral do Prof. Dr. Krokoscz, a qual tive o privilégio de fazer a arguição. O autor traz uma impressionante variedade de pontos de vista sobre criação textual que dão suporte ao tema do plágio, o que ele demonstra persuasivamente ser um fenômeno altamente complexo. Aprendi bastante tanto sobre a definição de plágio, bem como seu tratamento no ensino superior brasileiro, e, consequentemente, mudei meu modo de ensinar e lidar com os casos de plágio.” Prof. Dr. Richard Malcolm CoulthardProfessor Emérito da Universidade de Birmingham, Reino UnidoProfessor Visitante da Universidade Federal de Santa CatarinaEste livro complementa a obra anterior do mesmo autor, trazendo contribuições teóricas para a reflexão sobre a autoria e o plágio acadêmico numa perspectiva atual e inovadora.É recomendado principalmente para pesquisadores acadêmicos da área científica, mas também pode ser do interesse de profissionais ligados à área jurídica e linguística. É que o conceito de plágio adotado na atualidade resulta da Lei de Direitos Autorais surgida em 1710 na Inglaterra como consequência da revolução editorial da Imp
Prefácio, xi
Introdução, 1
1 Plágio: um assunto complexo e desafiador, 11
1.1 O plágio como um assunto complexo e desafiador, 18
1.1.1 Áreas de ocorrência do plágio, 18
1.1.2 Níveis de ocorrência do plágio no âmbito acadêmico, 22
1.1.3 Categorias de envolvimento com o plágio, 31
1.1.4 Tipologia de manifestação do plágio acadêmico, 34
1.2 O enfrentamento internacional do plágio acadêmico, 37
1.3 O enfrentamento do plágio acadêmico no Brasil, 39
1.4 O plágio do ponto de vista histórico e teórico, 46
1.4.1 Aprofundando a compreensão e a análise sobre o plágio, 49
2 Em busca da autoria, 57
2.1 Definindo o autor e a autoria, 60
2.2 O nascimento do autor e a instituição da autoria, 64
2.3 A autoria na pós-modernidade, 70
2.4 Singularização da autoria: a função autor, 72
2.5 A revolução tecnológica e a pulverização da autoria, 75
2.6 Novas conotações e fenômenos autorais, 78
2.7 Wikipédia: autoria coletiva e interesse público, 79
3 Autoria científica, 87
3.1 A especificidade da autoria científica, 88
3.2 A condição pós-moderna da autoria científica, 97
3.3 Critérios de autoria científica, 106
3.4 A complexidade da autoria científica, 113
3.5 Princípios éticos da autoria científica, 117
3.6 Criação e estilo na produção textual científica, 122
Conclusões - Autor: nem Deus, nem Lavoisier!, 135
Referências, 155
Introdução, 1
1 Plágio: um assunto complexo e desafiador, 11
1.1 O plágio como um assunto complexo e desafiador, 18
1.1.1 Áreas de ocorrência do plágio, 18
1.1.2 Níveis de ocorrência do plágio no âmbito acadêmico, 22
1.1.3 Categorias de envolvimento com o plágio, 31
1.1.4 Tipologia de manifestação do plágio acadêmico, 34
1.2 O enfrentamento internacional do plágio acadêmico, 37
1.3 O enfrentamento do plágio acadêmico no Brasil, 39
1.4 O plágio do ponto de vista histórico e teórico, 46
1.4.1 Aprofundando a compreensão e a análise sobre o plágio, 49
2 Em busca da autoria, 57
2.1 Definindo o autor e a autoria, 60
2.2 O nascimento do autor e a instituição da autoria, 64
2.3 A autoria na pós-modernidade, 70
2.4 Singularização da autoria: a função autor, 72
2.5 A revolução tecnológica e a pulverização da autoria, 75
2.6 Novas conotações e fenômenos autorais, 78
2.7 Wikipédia: autoria coletiva e interesse público, 79
3 Autoria científica, 87
3.1 A especificidade da autoria científica, 88
3.2 A condição pós-moderna da autoria científica, 97
3.3 Critérios de autoria científica, 106
3.4 A complexidade da autoria científica, 113
3.5 Princípios éticos da autoria científica, 117
3.6 Criação e estilo na produção textual científica, 122
Conclusões - Autor: nem Deus, nem Lavoisier!, 135
Referências, 155
Marcelo Krokoscz
Bacharel em Teologia, licenciado em Pedagogia e Filosofia. Mestre em Educação e atualmente Doutorando pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), onde vem desenvolvendo pesquisas sobre interesse, originalidade, autoria e plágio no processo de criação científica. É professor de Metodologia Científica do Centro Universitário FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado).
Marcelo Krokoscz
Bacharel em Teologia, licenciado em Pedagogia e Filosofia. Mestre em Educação e atualmente Doutorando pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), onde vem desenvolvendo pesquisas sobre interesse, originalidade, autoria e plágio no processo de criação científica. É professor de Metodologia Científica do Centro Universitário FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado).