• Entrega Imediata

Livro Impresso

EMPREENDEDORISMO: Vocação, Capacitação e Atuação direcionadas para o plano de negócios

  • ISBN:

    9788522486731

  • Edição: 1|2014
  • Editora: Atlas

Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

De: R$ 146,00 Por: R$ 116,80
ou em até 5x de R$ 23,36
< >
Este livro foi escrito para ocupar um ?espaço relativamente vazio? no campo do empreendedorismo inerente, principalmente, a seis questões: 1 ? Suprir as carências de estruturas metodológicas diversas para análises, desenvolvimentos e operacionalizaçõ...
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 376
  • Publicação: 28/02/2014
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,72 kg
  • Dimensões: 17 X 24

Este livro foi escrito para ocupar um ?espaço relativamente vazio? no campo do empreendedorismo inerente, principalmente, a seis questões:

 

1 ? Suprir as carências de estruturas metodológicas diversas para análises, desenvolvimentos e operacionalizações de atividades correlacionadas ao empreendedorismo. 2 ? Consolidar estruturado direcionamento do leitor para o entendimento do que tem sido, e do que deverá ser, o empreendedorismo como atuação pessoal e profissional. 3 ? Facilitar a análise da vocação do leitor como empreendedor, e o que deve ? e pode ? ser feito a respeito. 4 ? Apresentar os conhecimentos, habilidades e atitudes básicos que, normalmente, sustentam e consolidam a efetiva capacitação dos empreendedores. 5 ? Explicar como o empreendedor deve atuar e operacionalizar as suas ideias, pela elaboração, implementação e aprimoramento de um plano de negócios. 6 ? Consolidar uma abordagem ? além de conceitual e estruturada ? fortemente prática, com a apresentação de uma série de dicas para o leitor.

 

Embora este livro esteja direcionado, prioritariamente, aos futuros empreendedores, é de elevada valia no processo de aprimoramento ? pessoal e profissional ? dos atuais empreendedores.

 

Livro-texto para as disciplinas Empreendedorismo, Plano de carreira, Vocação profissional, Capacitação profissional e Plano de negócios dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração, Contabilidade, Economia, Engenharia, Comunicações, Tecnologia, Direito, entre outros.

 

? Livro básico para os profissionais que pretendem se tornar empreendedores, pela montagem de um negócio.

 

? Leitura de atualização e reciclagem profissional para os que já constituíram seus empreendimentos, mas querem debater e ampliar suas atuações.

 

? Leitura de orientação básica para os empreendedores que precisam analisar o processo sucessório em suas empresas.

Prefácio, xv

 

Sugestões para adequadas leitura e aplicação prática, xix

 

1 Realidade atual e tendências do empreendedorismo, 1
1.1 Introdução, 3
1.2 Origens do empreendedorismo, 4
1.3 Realidade atual do empreendedorismo, 6
1.3.1 Fatores componentes do empreendedorismo, 10
1.3.2 Fatores de influência do empreendedorismo, 15
1.4 Tendências do empreendedorismo, 17
1.5 Tipos de empreendedor, 18
1.5.1 Interação entre empreendedores externos e internos, 20
1.6 Tipos de empreendimento, 26
Resumo, 30
Questões para debate e fixação de conceitos, 31
Exercício para reflexão: Apresentar, com comentários, e em ordem de importância, as três razões básicas que levaram você a querer ser um empreendedor, 31
Caso para análise, apresentação e debate: Fulano de Tal está com sérias dúvidas do que significa ser empreendedor; e se ele se encaixa nessa situação, 32

 

2 Vocação para empreendedor, 33
2.1 Introdução, 35
2.2 Análise da vocação, 35
2.2.1 Fatores de influência da vocação, 38
2.3 Aprimoramento da vocação, 44
2.4 Como elaborar um plano de carreira para se consolidar como empreendedor, 46
Resumo, 56
Questões para debate e fixação de conceitos, 56
Exercício para reflexão: Com base em uma autoanálise ? verdadeira! ?, fazer um estudo de sua vocação para desenvolver um empreendimento qualquer, 56
Caso para análise, apresentação e debate: Tendo em vista o seu sonho inerente a um empreendimento específico, listar os seus pontos fortes e pontos fracos ? com justificativas ?, incluindo as suas ações para melhoria, visando se consolidar como um empreendedor de sucesso, 57

 

3 Capacitação do empreendedor, 59
3.1 Introdução, 61
3.2 Conhecimentos ideais do empreendedor, 61
3.2.1 Fatores de influência dos conhecimentos, 67
3.3 Habilidades ideais do empreendedor, 68
3.3.1 Fatores de influência das habilidades, 81
3.4 Atitudes ideais do empreendedor, 85
3.4.1 Fatores de influência das atitudes, 89
3.5 Plano de análise e de aprimoramento dos conhecimentos, habilidades e atitudes, 89
Resumo, 92
Questões para debate e fixação de conceitos, 92
Exercício para reflexão: Fazer uma autoanálise ? verdadeira! ? dos seus níveis de conhecimentos, habilidades e atitudes para ser um empreendedor de sucesso. E explicar como você vai trabalhar com os resultados da autoanálise realizada, 93
Caso para análise, apresentação e debate: Fulano de Tal quer ser, em futuro breve, um empreendedor e, para tanto, tem debatido essa questão com outros três amigos que têm essa

 


Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

 

Graduado, pós

 

graduado, mestre, doutor e livre

 

docente em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

 

 

Foi professor de carreira (concursado) de graduação e pós

 

graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), onde foi criador e docente das disciplinas "Consultoria empresarial", "Reengenharia estratégica, organizacional e de processos" (mestrado e doutorado) e "Administração estratégica" (doutorado)

 

Foi professor de carreira (concursado) dos cursos de graduação e pós

 

graduação da Fundação Getulio Vargas (FGV), bem como professor dos cursos de pós

 

graduação da Fundação Vanzolini/POLITÉCNICA/USP, do CEAPOG/IMES, da FAAP e do MBA/IBMEC

 

Exerce suas atividades profissionais como consultor em planejamento estratégico, estrutura organizacional e sistema de informações gerenciais e como Diretor da PLANOS

 

Planejamento, Organização e Sistemas, tendo realizado serviços de consultoria e treinamento em aproximadamente 300 empresas, inclusive no exterior

 

É autor de outros 23 livros publicados pela Atlas