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MARKETING ESPORTIVO E ADMINISTRAÇÃO DE ARENAS

  • ISBN:

    9788522489718

  • Edição: 1|2014
  • Editora: Atlas

Wesley Cardia

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O marketing esportivo, uma disciplina há muito consagrada nos EUA, ganhou destaque no Brasil nas duas últimas décadas. As principais razões foram: a compreensão de que o esporte é um incomparável canal de relacionamento com o público; sua profissiona
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 256
  • Publicação: 13/05/2014
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,44 kg
  • Dimensões: 17 X 24
O marketing esportivo, uma disciplina há muito consagrada nos EUA, ganhou destaque no Brasil nas duas últimas décadas. As principais razões foram: a compreensão de que o esporte é um incomparável canal de relacionamento com o público; sua profissionalização e, portanto, a consequente necessidade de mais recursos; o espaço dedicado pela mídia às competições esportivas; e a dedicação de milhões de pessoas às mais variadas modalidades de esportes.

Este livro traz conceitos, técnicas, exemplos concretos e caminhos para que pessoas já envolvidas com o esporte possam buscar melhores resultados em toda a sua cadeia econômica. E, para aquelas que estão entrando neste mercado, ensinamentos que farão desses novos profissionais figuras-chave para a modernização da administração esportiva como um todo.

Nos capítulos que seguem, o leitor vai encontrar uma combinação de conceitos que explicam e definem cada elemento do Marketing Esportivo, bem como exemplos práticos. Não há nenhum tópico abordado pelo autor no qual ele não tenha experiência de campo. Isso permite ao leitor usufruir de conhecimentos não apenas acadêmicos, mas vivenciados, experimentados e testados.

Um dos temas aqui abordados é a administração de arenas esportivas. A recente inauguração de equipamentos modernos em todo o país cria um novo mercado de trabalho e que carece de mão de obra especializada. O ingresso dessas novas arenas no mercado também motivará aquelas já defasadas a se modernizarem e buscarem gestões profissionais, criando, assim, uma segunda onda de demanda de gestores. No Capítulo 8 os interessados encontrarão informações que podem despertar seu interesse pelo tema e ajudar a capacitá-los para o mercado.

Livro destinado a administradores de clubes, gerentes de carreira de atletas, administradores de entidades federativas, administradores de instalações esportivas, profissionais de marketing de clubes, academias, federações, associações esportivas, agências de publicidade e agentes de comercialização de espaços publicitários e patrocínios. Leitura complementar para as disciplinas Marketing Esportivo e Administração de Eventos dos cursos de Administração de Empresas com ênfase em marketing.
Apresentação, xi

1     Definições, 1
Marketing e marketing esportivo, 1
Patrocínio e patrocínio esportivo, 1
1.1     Definições, 1
1.2     Marketing, 1
1.3     Marketing esportivo, 5
1.4     Promotion mix, 10
1.5     Patrocínio, 11
1.6     Patrocínio esportivo, 12
1.7     Marca, 15
1.8     Conclusão, 22

2     Conceitos e formas usuais de patrocínio esportivo, 25
2.1     Introdução, 25
2.2     Territorialidade, 31
2.3     Patrocinador exclusivo, 32
2.4     Patrocinador oficial, 36
2.5     Naming rights, 36
2.5.1     Introdução, 36
2.5.2     Conceito, 37
2.5.3     Naming rights de estádios e arenas no Brasil, 40
2.5.4     Razões para adquirir direitos de denominação de complexos esportivos, 42
2.5.5     Novos nomes para velhos estádios, 43
2.5.6     Conclusão, 45
2.6     Official supplier, 45
2.7     Parceiro sem fins lucrativos, 47
2.8     Apoio, 48

3     Criando pacotes de patrocínio, 51
3.1     Introdução, 51
3.2     Comentário do autor, 52
3.3     Um típico plano de patrocínio, 53
3.4     Categorias de patrocínios, 55
3.5     Formas de retorno/direitos dos patrocinadores, 60
3.6     A quem apresentar a proposta de patrocínio, 62
3.7     Mídia, 67
3.8     Retorno de mídia, 73
3.9     Como fazer para um evento ser televisionado, 75
3.10 Depoimento do autor, 79
3.11 Mídia comercial, 80
3.12 Mídia editorial, 81
3.13 Escolha da mídia adequada para o evento, 81
3.14 Formas de retorno para os patrocinadores, 83
3.15 Merchandising e licensing, 84
3.15.1 Merchandising, 84
3.15.2 Licensing, 86
3.15.3 O que é um produto licenciado?, 88
3.16 Hospitality, 89
3.17 Celebridades, 92
3.18 Festas oficiais, 96
3.19 Publicidade no local do evento, 96

4     Entendendo o patrocinador, 101
4.1     Introdução, 101
4.2     O que o patrocinador deseja?, 102
4.3     Quem decide o patrocínio?, 103
4.4     Questões fundamentais para o patrocinador, 106
4.5     Proteção ao patrocinador, 109
4.6     Oportunidade e timing, 110
4.7     Longevidade da relação, 111
4.8     Quantificando resultados, 113
4.8.1     Introdução, 113
4.8.2     Como calcular?, 115
4.8.3     Metodologia, 116
4.8.4     Retorno institucional/emocional, 119
4.8.5     Uso prático da auditagem de mídia, 120
4.9     Análise do resultado, 121

5     Gestão do patrocínio esportivo, 123
5.1     Conceito, 123
5.2     Desenho do plano de patrocínio, 124
5.3     Endosso de atletas, 126
5.4     Centros de hospitalidade, 128
5.5     Condições climáticas, 130
5.6     Segurança, 131
5.7     Transporte, 132
5.8     Alimentos e bebidas, 134
5.9     Espaços para


Wesley Cardia

Formado em Direito pela UFRGS

MBA em Marketing pela Universidade da Califórnia

Berkeley

Mestrado em Comunicação pela PUC

RS

Foi executivo em clubes como Grêmio, Internacional e Flamengo

Atuou como consultor num número ainda maior de agremiações, no Brasil e no exterior

Sua atuação em entidades, onde exerceu a direção de marketing, produziu resultados concretos e que se tornaram referência de mercado

Na Federação Gaúcha de Futebol, por exemplo, durante sua gestão o faturamento com as receitas de marketing da entidade cresceu perto de 2000%, em cinco anos

Sua experiência internacional o levou a comandar, no Brasil, a ISL Worldwide, então a maior empresa de marketing esportivo do mundo

Na área de eventos, criou e comandou desde shows internacionais até jogos amistosos da Seleção Brasileira, passando pela organização de competições de toda ordem

É autor do livro Marketing e patrocínio esportivo, uma das referências no assunto no Brasil