• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

MANUFATURA ENXUTA COMO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO: A Chave para a Produtividade Industrial

  • ISBN:

    9788597001396

  • Edição: 1|2015
  • Editora: Atlas

Dalvio Ferrari Tubino

R$  196,00
In stock
SKU
4215361
ou em até 9x de R$ 21,78
< >
Produtividade, mais especificamente, produtividade industrial. É disso que trata este livro. Nunca dantes na história deste país a produtividade industrial foi tão importante para a sobrevivência das empresas. Quando as margens de lucro se apertam forçada
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 336
  • Publicação: 04/08/2015
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,54 kg
  • Dimensões: 17 X 24

Produtividade, mais especificamente, produtividade industrial. É disso que trata este livro. Nunca dantes na história deste país a produtividade industrial foi tão importante para a sobrevivência das empresas. Quando as margens de lucro se apertam forçadas pela concorrência, a variável de controle passa do preço para o custo dos produtos. Temos que reduzir custos no chão de fábrica, aumentando ao mesmo tempo a qualidade e melhorando a flexibilidade e o desempenho de entrega. Essa questão também é abordada aqui, ou seja, o aumento da produtividade industrial na estratégia da diferenciação.

O autor acompanha a produtividade industrial desde sua entrada na engenharia de produção da UFSC, no início dos anos 80, com um foco especial nas atividades de planejamento e controle da produção (PCP) dos sistemas produtivos. Nessa mesma época entrou em cena o Sistema Toyota de Produção (STP), com suas práticas inovadoras para o aumento da produtividade na indústria automobilística. Ao se expandir para os demais setores, ao longo destes mais de 30 anos, esta estratégia de produção foi assumindo o nome de manufatura enxuta (ME) ou Lean. A estratégia da ME e suas práticas para o aumento da produtividade industrial também é foco deste livro.

A obra está dividida em oito capítulos que explicam, com base no ciclo virtuoso da ME, como esta estratégia de produção alavanca a produtividade. Os temas são: Análise da demanda e nivelamento do plano-mestre, produção em fluxo em células e linhas de montagem, balanceamento dos centros de trabalho com rotinas de operações-padrão e polivalência, programação puxada pelo cliente, redução no tamanho dos lotes econômicos e redução dos tempos de preparação, além dos conhecidos desperdícios e melhorias contínuas. Cada capítulo apresenta problemas e soluções vivenciados pelo autor em diferentes segmentos industriais, felizmente todos longe da indústria automobilística. Aqui o leitor verá pessoas e não softwares ou máquinas fazendo a diferença, e como elas podem, uma vez bem organizadas, contribuir para o aumento da produtividade.

Livro recomendado para gestores e líderes de fábricas que buscam na estratégia da manufatura enxuta as práticas para aumentar sua produtividade. Leitura complementar para as disciplinas Administração da Produção, Gestão da Produção, Planejamento e Controle da Produção, Sistemas de Produção e Manufatura Enxuta ou Lean.


Acompanhe as nossas publicações, cadastre-se e receba as informações por e-mail (Clique aqui!)

1 A estratégia de produção enxuta, 1
2 Princípios da manufatura enxuta, 19
3 Análise da demanda e nivelamento do PMP, 49
4 Produção em fluxo, 93
5 Balanceamento dos centros de trabalho e polivalência, 131
6 Programação puxada pelo cliente, 175
7 Redução no tamanho dos lotes, 227
8 Redução dos tempos de preparação, 271

Dalvio Ferrari Tubino é engenheiro metalúrgico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde foi professor do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas (EPS) durante mais de 33 anos, atuando na graduação e pós-graduação, sendo responsável, entre outras, pelas disciplinas de Planejamento e Controle da Produção e Sistemas de Produção Enxutos. Foi coordenador da área de Sistemas de Produção do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), supervisor do Laboratório de Simulação de Sistemas de Produção (LSSP) e tutor do Grupo de Estudos em Lean (Glean) do EPS. Neste período, orientou 9 teses de doutorado e 66 dissertações de mestrado, além de trabalhos de conclusão de curso na Engenharia de Produção.

Autor dos livros Planejamento e controle da produção: teoria e prática e Manual de planejamento e controle da produção (esgotado), entre outros, e coautor (junto com Luiz Erley Schafranski) do livro Simulação empresarial em gestão da produção, todos publicados pela Editora Atlas. Consultor de empresas nas áreas de manufatura enxuta e planejamento e controle da produção.