• Entrega Imediata

Livro Impresso

Gestão da Emoção Para Formação de Professores Brilhantes

  • ISBN:

    9786559641895

  • Edição: 1|2023
  • Editora: Método

Augusto Cury

R$  123,00
In stock
SKU
42200238
ou em até 6x de R$ 20,50
< >
A teoria da inteligência multifocal voltada para professores. Atualmente, os jovens chegam às instituições de ensino com uma carga de estresse e de ansiedade maior do que podem suportar.

Conteúdo relacionado

  • Formato: Impresso
  • Páginas: 232
  • Publicação: 30/03/2023
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,35 kg
  • Dimensões: 16 X 23

Competitividade, consumismo, excesso de estímulos aos sentidos, intoxicação digital… Tudo isso gera um enorme desequilíbrio emocional que provoca não só a síndrome do pensamento acelerado (SPA), mas também solidão, falta de resiliência, ansiedade, perda do autocontrole nos focos de atenção e da capacidade de proteger a mente.

Em resposta a essas inquietações, esta obra discute a aplicação, em sala de aula, da teoria da inteligência multifocal, que estuda o processo de construção de pensamentos e formação de pensadores. Idealizada pelo Dr. Augusto Cury, psiquiatra e autor – cujas obras são as mais lidas no Brasil e no mundo –, o objetivo é viabilizar o aprendizado da competência socioemocional, para que o professor possa lidar com seus educandos, encontrar meios de encarar as suas próprias emoções e, então, oferecer ferramentas para que seus alunos encontrem o melhor caminho para se tornarem líderes de si mesmos, e não escravos de suas emoções.

Coordenada por Augusto Cury e organizada por Alma Elizaur Catirse, a obra reúne um conjunto de ensaios redigidos pelos alunos da 1ª turma da disciplina “Gestão da Emoção na Formação de Professores Universitários Brilhantes”, que compõe o curso de Mestrado e Doutorado USP, e que traz, ainda, ao final de cada capítulo, as brilhantes reflexões de Augusto Cury a respeito do tema tratado.

 

Apresentação

A responsabilidade da docência nos dias atuais para formar

pensadores, e não repetidores de informações

A diversidade humana e seu papel na gestão do pensamento em sala de aula

Ansiedade no meio acadêmico

A busca incansável pela realidade: a verdade como fim inatingível de acordo com a teoria da inteligência multifocal

O desenvolvimento das habilidades socioemocionais na pós-graduação

Analfabetismo da emoção na docência

A influência das emoções no processo de ensino e aprendizagem

Síndrome de burnout no ambiente universitário: formação de janelas killer que encarceram a emoção

O impacto da ditadura da beleza nos transtornos dismórficos corporais

Reféns de mídias sociais e padrões: uma influência emocional doentia

O radicalismo, o individualismo e egocentrismo como processos doentios do sistema educacional

Construção de janelas traumáticas no ambiente universitário 

Comportamento do Eu × comportamento social

Estratégias de gestão da emoção para o fortalecimento do Eu dos estudantes

Técnica de teatralização da emoção para formar janelas light e pontes sociais

Responsabilidade dos professores na gestão da emoção de alunos universitários

Como ser um professor encantador

Síndrome do Pensamento Acelerado gerando mentes agitadas e desconcentradas

 

Sumário completo disponível aqui.

Augusto Cury (coordenador)

Psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor. Sua obra, composta de livros de ficção e não ficção, está publicada em mais de 70 países e já alcançou mais de 30 milhões de exemplares vendidos somente no Brasil, sendo versada para cinema, séries e várias peças teatrais. É considerado o psiquiatra mais lido no mundo na atualidade e o autor da Teoria da Inteligência Multifocal, que estuda a formação do Eu, os papéis da memória e a construção dos pensamentos, sendo um dos poucos pensadores vivos cuja teoria é objeto de estudo em cursos de pós-graduação. Também é idealizador do programa da Escola da Inteligência, o maior programa mundial de educação socioemocional – com mais de 400 mil alunos –, e professor dos cursos de Mestrado e Doutorado da Universidade de São Paulo (USP), do campus de Ribeirão Preto, na disciplina de “Gestão da Emoção na Formação de Professores Universitários Brilhantes”

 

Alma Elizaur Catirse (organizadora)

Graduada em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), em 1983, é mestre (1985) e doutora (1989) em Dentística Restauradora pela mesma instituição. Atualmente, é Professora Associada 3 da Universidade de São Paulo (USP), com experiência na área de Odontologia, com ênfase em Materiais Odontológicos, e membro do Grupo de Apoio Pedagógico do campus de Ribeirão Preto da USP, participando de estudos sobre ensino.