• Entrega Imediata

Livro Impresso

Direito Civil Contemporâneo - Estatuto Epistemológico, Constituição e Direitos Fundamentais

  • ISBN:

    9786559646234

  • Edição: 3|2023
  • Editora: Forense

Otavio Luiz Rodrigues Jr.

R$  211,00
In stock
SKU
42202108
ou em até 10x de R$ 21,10
< >
Direito Civil Contemporâneo com trechos da História e da História do Direito. Destinada a resolver problemas de nosso tempo, sem perder o rigor metodológico, a 3ª edição de Direito Civil Contemporâneo traz atualizações e novas referências bibliográficas.
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 472
  • Publicação: 26/10/2022
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,65 kg
  • Dimensões: 16 X 23

Direito Civil Contemporâneo com trechos da História e da História do Direito. Destinada a resolver problemas de nosso tempo, sem perder o rigor metodológico, a 3ª edição de Direito Civil Contemporâneo traz atualizações e novas referências bibliográficas.

Otavio Luiz Rodrigues Jr. apresenta narrativa que conduz para o fortalecimento da autonomia epistemológica do Direito Civil ao sustentar a dicotomia entre Direito Privado e Direito Público, identificar o que é e o que não é constitucionalização e defender a eficácia indireta fraca dos direitos fundamentais em relação aos particulares. O seu texto é um verdadeiro manifesto pela sobrevivência dos fundamentos do Direito Civil.

Além disso, o autor aprimora o enfoque sobre determinados temas e questões, tornando-os mais claros ou contestando objeções.

Nota à Terceira Edição

Nota à Segunda Edição

Prólogo

Apresentação

Prefácio

Abreviaturas

Introdução

Metodologia da pesquisa

Primeira parte

Capítulo Primeiro - Publicização, Socialização e Privatização

Capítulo Segundo - As Novas Fronteiras do Direito Privado Contemporâneo (ou sobre como aviventar rumos apagados e renovar marcos arruinados ou destruídos)

Capítulo Terceiro - A Visão da Doutrina Nacional, O Direito Romano e as Teorias sobre a “Distinção Sistemática”

Capítulo Quarto - A “Distinção Sistemática”: Permanência, Utilidade e Fundamentos

Segunda parte

Capítulo Quinto - O Direito Civil entre a Autonomia e a Constitucionalização: Em busca de um Acordo Semântico (ou sobre como servir vinho velho em taças novas)

Capítulo Sexto - O que não é Constitucionalização do Direito Civil

Capítulo Sétimo - O que é Constitucionalização do Direito Civil

Terceira parte

Capítulo Oitavo - Direito Civil e Direitos Fundamentais: O Nascimento de um Novo Objeto Epistemológico

Capítulo Nono - Eficácia Direta dos Direitos Fundamentais na Alemanha e no Brasil: A Constituição como nova “Parte Geral” do Ordenamento Jurídico

Capítulo Décimo - Eficácia Indireta dos Direitos Fundamentais: Ordem Objetiva de Valores e Autonomia do Direito

Capítulo Décimo Primeiro - Eficácia Indireta dos Direitos Fundamentais nas Relações Privadas: Principais problemas e proposta de um

Conclusão

Referências Bibliográficas

Fontes Legislativas (repositórios eletrônicos)

Índice de Jurisprudência Citada

 

Sumário completo disponível aqui

 

Otavio Luiz Rodrigues Jr.

É livre-docente, doutor e professor associado de Direito Civil da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (USP). Com estágios pós-doutorais na Universidade de Lisboa (Portugal) e no Instituto Max-Planck de Hamburgo (Alemanha), é também editor da Revista de Direito Civil Contemporâneo (RDCC) e coordenador da Rede de Pesquisa de Direito Civil Contemporâneo. Desde 2018 é coordenador da área de Direito e membro suplente do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da Capes.