Livro Impresso
Contratos de Seguro IFRS 17 - CPC 50
-
ISBN:
9786559773541
- Edição: 1|2023
- Editora: GEN Atlas
R$ 131,00
In stock
SKU
42200890
ou em até 6x de R$ 21,83
Este livro foi desenvolvido para facilitar a compreensão e aplicação prática das mudanças trazidas pela emissão da normativa IFRS 17 - Contratos de Seguro (CPC 50), cuja vigência se inicia a partir de 1º de janeiro de 2023.

- Formato: Impresso
- Páginas: 152
- Publicação: 21/12/2022
- Capa: Brochura
- Peso: 0,28 kg
- Dimensões: 16 X 23
Esta norma complementa os dispositivos trazidos pelo IFRS 4 e busca maior uniformização das demonstrações financeiras das companhias de seguros, bem como uma maior visibilidade para acionistas, clientes e demais stakeholders.
Este Pronunciamento vem substituir a norma atualmente vigente sobre Contratos de Seguro (CPC 11), após um longo processo de revisão das normas internacionais de contabilidade feito pelo IASB em relação ao tema.
O CPC 11 foi emitido pelo CPC em 2008 e aprovado pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC, Comissão de Valores Mobiliários - CVM e Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, dentre outros reguladores. Em contraste com os requisitos do CPC 11, os quais são baseados nas políticas locais vigentes, o novo normativo – CPC 50 – fornece um modelo global e abrangente para a contabilidade dos contratos de seguros.
O objetivo do CPC 50 – Contratos de Seguros é assegurar que uma entidade forneça informações relevantes que representem de forma fidedigna a essência desses contratos, por meio de um modelo de contabilidade consistente. Essas informações fornecem uma base para os usuários das demonstrações contábeis avaliarem o efeito que os contratos de seguros têm na posição financeira, no desempenho financeiro e nos fluxos de caixa da entidade.
Além de trazer os esclarecimentos, detalhamentos e aplicações da norma, o livro procura trazer exemplos de aplicação para auxiliar os profissionais e estudantes da área neste momento de adaptação.
Capítulo 1 – Introdução
Capítulo 2 – Contratos de seguro – IFRS 17
Capítulo 3 – Modelo Geral de Mensuração – Passivo para Cobertura Remanescente
Capítulo 4 – Modelo de Mensuração – Passivo para Sinistros Incorridos
Capítulo 5 – Reconhecimento inicial e transição do padrão da IFRS 4 para o padrão da IFRS 17
Bibliografia
Gabarito das questões
Índice alfabético
Jardel Marques Monti
É atuário formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), membro do Instituto Brasileiro de Atuária e Pós-graduado em Atuária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Sócio da Company Prime Consultoria atuando com responsável pela área atuarial.
Diogo Cassin de Carvalho Oliveira
É atuário formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), membro do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Paraná. Executivo com vivência em práticas atuárias, finanças, gestão de riscos e controles internos, atuando em companhias de seguro nacionais e multinacionais. Liderança em projetos estratégicos relacionados à Estrutura de Gestão de Riscos, Gestão de Capital e à implementação de marcos regulatórios relevantes como Solvência II e IFRS 17.
João Vinícius de França Carvalho
É professor Doutor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), onde coordena o curso de graduação em Ciências Atuariais. É Atuário, Doutor em Estatística e especialista em Teoria do Risco. Membro do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) e do Conselho Curador da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI). Além disso, é membro do Comitê de Riscos da Brasilprev Seguros e Previdência S.A.
Eduardo Flores
É Professor do Departamento de Contabilidade e Atuaria da FEA-USP ("Campus Capital"). Membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis e membro do Advisory Council of IFRS Foundation.