• Frete Grátis

Livro Impresso

Introdução à Termodinâmica da Engenharia Química

  • ISBN:

    9788521615538

  • Edição: 7|2007
  • Editora: LTC

Smith/ Van Ness/ Abbott

Indisponível Temporariamente

ou em até 10x de R$ 30,72
Introdução à Termodinâmica da Engenharia Química é uma apresentação completa dos assuntos da termodinâmica vistos da perspectiva da engenharia química. O texto fornece uma cobertura completa dos princípios da termodinâmica e detalha as suas aplicações ...
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 644
  • Publicação: 14/02/2007
  • Capa: Brochura
  • Peso: 1,48 kg
  • Dimensões: 21 X 28

Introdução à Termodinâmica da Engenharia Química é uma apresentação completa dos assuntos da termodinâmica vistos da perspectiva da engenharia química. O texto fornece uma cobertura completa dos princípios da termodinâmica e detalha as suas aplicações nos processos químicos. Os capítulos estão organizados em uma ordem lógica e incluem numerosas ilustrações reais e exemplos, além de problemas no final do texto. Para um bom entendimento do texto, o leitor necessitará de diligência e de uma razoável motivação, mas foi feito todo o esforço para facilitar seu processo de aprendizagem. Apesar de ter sido escrito basicamente para alunos de graduação, o conteúdo faz deste livro um recurso também para cursos de pós-graduação e uma referência para profissionais.

1. Introdução
2. A Primeira Lei e outros conceitos básicos
3. Propriedades volumétricas de fluidos puros
4. Efeitos térmicos
5. A Segunda Lei da Termodinâmica
6. Propriedades termodinâmicas de fluidos
7. Aplicação da termodinâmica em processos com escoamento
8. Produção de potência a partir de calor
9. Refrigeração e liquefação
10. Equilíbrio líquido/vapor: introdução
11. Termodinâmica de soluções: teoria
12. Termodinâmica de soluções: aplicações
13. Equilíbrios em reações químicas
14. Tópicos em equilíbrios de fases
15. Análise termodinâmica de processos
16. Introdução à termodinâmica molecular

Apêndices
A - Fatores de conversão e valores da constante dos gases
B - Propriedades de espécies puras
C - Capacidades caloríficas e propriedades de formação
D - Programas computacionais representativos
D.1 - Funções definidas
D.2 - Solução de problemas exemplos com o Mathcad
E - Tabelas da correlação generalizada de Lee/Kesler
F - Tabelas de vapor
F.1 - Interpolação
G - Diagramas termodinâmicos
H - O Método UNIFAC
I - O Método de Newton

Joe Mauk Smith graduou-se em química aplicada - nome dado a muitos programas de engenharia química da época. Após a formatura, passou quatro anos na indústria do petróleo, quando retomou seus estudos, recebendo um grau de Doutor em Ciências pelo Massachusetts Institute of Technology. Começou então sua carreira acadêmica, lecionando um ano na University of Maryland e, depois, na Purdue University, em Indiana. Ali foi reitor de tecnologia na University of New Hampshire e, depois, mudou-se para a Northwestern University, em Illinois, como diretor do Departamento de Engenharia Química. Recrutado para a UC Davis para lançar as bases da Faculdade de Engenharia, fundou o Departamento de Engenharia Química e serviu como seu chefe de departamento até 1972. Aposentou-se em 1986, permanecendo ativo no meio acadêmico através da publicação de livros e pesquisas.

Hendrick C. Van Ness recebeu seu bacharelado e seu mestrado em Engenharia Química pela University of Rochester. A guerra levou-o a trabalhar como instrutor em tempo integral em Engenharia o ensino não só Operações Unitárias para engenheiros químicos, mas Mecânica e Resistência dos Materiais para engenheiros mecânicos também. Doutorou-se pelpor Yale em Engenharia. Passou então a trabalhar como professor assistente na Purdue University, dedicando-se alguns anos depois a escrever a segunda edição deste livro como coautor de Joe Mauk Smith da obra originalmente publicada em 1949. Mudou-se então para o Rensselaer Polytechnic Institute (RPI), onde dedicou-se ao estudo da termodinâmica até aposentar-se como professor emérito da instituição.

Michael M. Abbott, professor emérito de Engenharia Química do Rensselaer Polytechnic Institute (RPI) em Troy, Nova York, entrou como calouro no RPI em 1956. Formou-se em Engenharia Química em 1961, conseguindo seu mestrado e seu doutorado nessa instituição. Depois de quatro anos trabalhando na Exxon, retornou ao RPI como pesquisador associado, tornando-se docente até aposentar-se como professor emérito, em 2002, assumindo a posição de conselheiro da instituição. Sua especialidade sempre foi a termodinâmica, especializando-se em como ensinar a matéria de maneira clara aos estudantes.