• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

  • ISBN:

    9788522462889

  • Edição: 8|2011
  • Editora: Atlas

Antonio Cesar Amaru Maximiano

R$  256,00
ou em até 10x de R$ 25,60
< >
Este livro oferece a professores e estudantes uma visão abrangente do processo de administrar sistemas de recursos. As funções administrativas (planejamento, organização, execução, liderança e controle) são analisadas por meio de conceitos sintéticos, que
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 448
  • Publicação: 18/08/2011
  • Capa: Capa Dura
  • Peso: 1,07 kg
  • Dimensões: 21 X 28

Este livro oferece a professores e estudantes uma visão abrangente do processo de administrar sistemas de recursos. As funções administrativas (planejamento, organização, execução, liderança e controle) são analisadas por meio de conceitos sintéticos, que dão ênfase à aplicação prática. O texto, auxiliado por ilustrações que resumem as ideias principais, foi planejado para facilitar a leitura e a aquisição rápida de ideias e técnicas.

 

Esta nova edição é resultado de um processo de aprimoramento contínuo. O autor procurou incorporar as inovações da prática administrativa e as sugestões dos professores que adotam este livro em inúmeras instituições de ensino superior. Algumas das novas ideias exploradas neste livro são as seguintes: Comunicação gerencial, dinâmica de grupo, somos todos administradores, grupos autogeridos, competitividade, intuição e processo decisório, contexto da liderança, balanced scorecard e Prêmio Europeu da Qualidade.

 

O texto está dividido em 18 capítulos, agrupados em cinco partes: Conceitos básicos, Planejamento, Organização, Liderança e gestão de pessoas e Integração de conceitos. Cada capítulo apresenta um estudo de caso com questões para estudo. Os casos retratam situações reais, enfrentadas por organizações e administradores no Brasil e em outros países.

 

O livro procura atender especificamente aos cursos que focalizam o estudo do processo administrativo e o desenvolvimento de competências gerenciais nos estudantes.

 

Livro-texto para as disciplinas Introdução à Administração, Teoria Geral da Administração, Teoria das Organizações, Processo Administrativo e Fundamentos da Administração, dos cursos de Administração, Contabilidade, Economia, Engenharia e outros cursos técnicos de nível superior. Leitura para cursos que enfatizem o estudo das organizações, do processo administrativo e do papel gerencial.

Prefácio, xxi

 

Parte I - Conceitos básicos, 1

 

1 Organizações e administração, 3
Objetivos, 3
Introdução, 3
1 Organizações, 4
1.1 Objetivos, 5
1.2 Recursos, 5
1.3 Processos de transformação, 5
1.4 Divisão do trabalho, 6
2 Tipos de organização, 6
2.1 Governo, 6
2.2 Empresas, 7
2.3 Terceiro setor, 7
3 Funções organizacionais, 7
3.1 Produção (ou operações), 8
3.2 Marketing, 9
3.3 Pesquisa e desenvolvimento, 9
3.4 Finanças, 10
3.5 Recursos humanos, 10
4 Eficiência e eficácia, 11
5 Administração... e outras palavras, 12
5.1 Processo dinâmico, 12
5.2 Arte, 14
5.3 Corpo de conhecimentos, 14
6 Somos todos gerentes, 15
6.1 Você como administrador de si próprio, 15
6.2 Administração nas profissões técnicas, 15
6.3 Administração nas organizações, 15
7 Estudos sobre gerentes, 16
7.1 Papéis interpessoais, 17
7.2 Papéis de processamento de informações, 18
7.3 Papéis de decisão, 18
8 Competências gerenciais, 19
8.1 Competências intelectuais, 19
8.2 Competências interpessoais, 20
8.3 Competência técnica, 20
8.4 Competência intrapessoal, 20
8.5 Importância relativa das competências, 21
9 Maestro e cirurgião, 21
Estudo de caso: O outro lado da mesa, 22

 

2 Teorias da administração - Ideias fundamentais, 25
Objetivos, 25
Introdução, 25
1 Ideias precursoras e pioneiros da administração, 26
1.1 Grécia, 27
1.2 Roma e a Igreja Católica, 27
1.3 Organizações militares, 28
1.4 Maquiavel, 29
2 Escola clássica da administração, 29
2.1 Taylor e a administração científica, 31
2.1.1 Princípios de administração científica, 31
2.1.2 As técnicas de Taylor, 32
2.2 Henry Ford e a linha de montagem, 33
2.3 Fayol e o processo administrativo, 34
2.3.1 O papel do dirigente, 35
2.3.2 Princípios de administração, 35
2.4 Max Weber e a burocracia, 36
3 Enfoque comportamental, 37
3.1 A experiência de Hawthorne, 38
3.2 A escola das relações humanas, 39
4 Pensamento sistêmico, 40
4.1 Teoria Geral dos Sistemas, 40
4.2 Conceitos fundamentais do enfoque sistêmico, 41
4.3 Estrutura dos sistemas, 41
4.4 Aprendendo a usar o enfoque sistêmico, 42
Estudo de caso: Diálogo em Atenas, 43

 

3 Teorias da administração - Tendências contemporâneas, 47
Objetivos, 47
Introdução, 47
1 Evolução da escola clássica - Escola neoclássica, 49
1.1 Organização das grandes corporações, 49
1.2 Evolução do processo administrativo, 50
1.2.1 Posdcorb, 51
1.2.2 Ciclo PDCA, 52
1.2.3 Processo de administração de projetos, 53
1.2.4 Administração por objetivos,

 


Antonio Cesar Amaru Maximiano

 

Doutor em Administração de Empresas pela FEA

 

USP

 

Mestre em Administração de Empresas pela FEA

 

USP

 

Bacharel em Administração de Empresas pela FEA

 

USP

 

 

Funcionário do Banco do Brasil (1966

 

1968) e do Serviço Social do Comércio (1968

 

1974)

 

Professor de Administração de Empresas na Universidade de São Paulo desde 1975

 

Supervisor de Projetos da Fundação Instituto de Administração desde 1974

 

Consultor e Instrutor de Desenvolvimento Gerencial