Livro Impresso
INOVAÇÃO E MÉTODOS DE ENSINO PARA NATIVOS DIGITAIS
-
ISBN:
9788522463589
- Edição: 1|2011
- Editora: GEN Atlas
R$ 154,00
In stock
SKU
4211073
ou em até 7x de R$ 22,00
Inúmeros são os desafios para todo o processo educativo, bem como o de ser professor no século XXI. O acúmulo de informação, a velocidade da tecnologia, a evolução constante da prática pedagógica e as profundas transformações ocorridas no perfil do princi

- Formato: Impresso
- Páginas: 176
- Publicação: 20/06/2011
- Capa: Brochura
- Peso: 0,36 kg
- Dimensões: 17 X 24
Inúmeros são os desafios para todo o processo educativo, bem como o de ser professor no século XXI.
O acúmulo de informação, a velocidade da tecnologia, a evolução constante da prática pedagógica e as profundas transformações ocorridas no perfil do principal sujeito de todo processo - o aluno - trazem questões para as quais não há resposta fácil. Mas uma coisa é certa: o nosso tempo, caracterizado por mudanças constantes e velozes, impõe novas demandas para o professor e o estimula a repensar continuamente seu papel e sua prática.
O professor do século XXI tem toda a produção intelectual dos séculos passados incorporada e o desafio de refutar as visões simplistas que opõem as múltiplas linguagens à realidade do aprendizado acadêmico, lançando mão de métodos mais adequados e adaptados à realidade contemporânea e a sua absorção imediata pelos humores do mercado.
Neste sentido, também se faz necessário estender e reinventar a prática educativa, compreendendo o cruzamento e a aproximação de três vetores: tempo, espaço e velocidade.
Esta é a proposta deste livro, ressignificar a prática, dialogar com o novo, abrir-se às novas tecnologias e linguagens de modo a manter-se plural sem perder as raízes, os valores e a qualidade aprofundada das experiências que a vivência em sala de aula promove.
Obra recomendada para os profissionais de educação que tenham como desafio melhorar o nível de motivação de seus alunos em sala de aula. Leitura complementar para as disciplinas Didática e Metodologia de Ensino Superior dos cursos de graduação e pós-graduação que as utilizam em seus currículos.
Prefácio (Luiz Francisco Gracioso)
1 Introdução (Eliane El Badouy Cecchettini), 1
2 Modelo Pedagógico ESAMC (Marcelo Veras), 19
2.1 Qual é a definição de cada uma dessas competências para o mercado?, 26
2.2 Quais são os atributos que tangibilizam cada competência?, 27
2.3 Como fazer para avaliar esses atributos?, 32
2.4 Como fazer para desenvolver esses atributos?, 32
3 Coaching e o Desenvolvimento de Competências Empresariais (Adriano Novaes), 36
4 Métodos (Adriano Pedro Bom, Anderson César Gomes Teixeira Pellegrino, Caio Ravaglia, Carolina Lourenço Defilippi Gonçalves, Eliane El Badouy Cecchettini, Manuela Santin Souza de Stefano, Marcelo Augusto Scudeler, Marcelo Veras, Silvia Cristina Prado e Sylvia Helena Furegatti), 44
4.1 Métodos com dramatização - Desenvolvimento de conceitos, 44
4.2 Métodos com dramatização - Aplicação de conceitos, 54
4.3 Métodos sem dramatização - Desenvolvimento de conceitos, 91
4.4 Métodos sem dramatização - Aplicação de conceitos, 126
5 Considerações finais (Adriano Pedro Bom), 154
Bibliografia, 157
Nota sobre os autores, 159
Adriano Novaes
MBA (especialização lato sensu) em Marketing pela ESPM Mestrado (stricto sensu) em AdministraçãoBacharel em Administração de EmpresasAtualmente é diretor acadêmico da ESAMC UberlândiaProfessor de graduação e MBA nos conteúdos de Marketing, Estratégia e PlanejamentoPresidente do Comitê de Business Affairs da AMCHAM (Câmara Americana de Comércio)Diretor CDL (Câmara de Dirigentes Lojista)Vicepresidente da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda)Participa do conselho editorial da revista Idea (revista científica)Atua no meio acadêmico desde 1999 e no meio empresarial desde 1981, onde atuou como diretor e empresário em vários negócios como distribuidoras Volkswagen e Mitsubishi, locadoras de veículos e lojas de peças e tintas
Adriano Pedro Bom
Mestre em Qualidade Total pela UnicampQuality Engineer (ASQUSA)Coordenador e docente das áreas de Recursos Humanos e Gestão de Operações da ESAMCSócio diretor da Propter Qualiem ConsultoriaTem prestado serviços a organizações como CPQD, Embrapa, SEBRAE, KSPG, Valeo, Unimed, Nutriplant, Opto, dentre outros, como consultor e especialista em formação gerencial
Anderson César Gomes Teixeira Pellegrino
Graduado em Economia pela PUCSPMestre em Economia pela UNICAMPAtuou na área de Operações Internacionais da Natura CosméticosFoi prof essor do SEBRAESP. Principais livros: Economia: fundamentos e práticas aplicados à realidade brasileira (2005); Nas sombras do subdesenvolvimento (2005) e MERCOSUL em debate (2001)É professor, coordenador de Economia e Relações Internacionais e diretor acadêmico da ESAMC de Campinas
Caio Ravaglia
Especialista em Direito Constitucional (PUCCamp)Graduado em Direito pela PUCCampCoordenador da área de Direito PúblicoProfessor de Direito Constitucional e Empresarial da ESAMCAdvogado
Carolina Lourenço Defilippi Gonçalves
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC de CampinasEspecialista em Direito Penal pelo IPG (Instituto de pósGraduação)Especialista em Crimes contra a Organização do Trabalho pelo Unisal (Centro Universitário Salesiano)Advogada criminalista, coordenadora nacional da área de Propedêutica e Criminologia da ESAMC (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação)Professora de Direito Penal e supervisora da pósGraduação do UNISALProfessora de Direito PenalCoordenadora dos cursos preparatórios para OAB do Êxito Proordem Centro de Estudos Jurídicos
Eliane El Badouy Cecchettini
Pósgraduada em Marketing, pela ESPMPublicitária premiada, formada pela PUCCampinasProfessora universitária há mais de 10 anos, onde ministra cursos regulares na graduação e MBA, cursos in company, palestras e faz pesquisas sobre o comportamento, comunicação e o consumo de mídia do jovem contemporâneoCoordenadora da área de Comunicação e Criação da ESAMC
Luiz Francisco Gracioso
Graduado em Administração de empresas pela EAESPFGVMBA pelo IMD Lausanne/SuíçaPresidente da ESAMC, um dos principais grupos de ensino superior do Brasil.
Manuela Santin Souza de Stefano
Bacharel em Ciências Contábeis pela USP (1999)Mestre em Contabilidade e Controladoria pela USP (2006)Professora e coordenadora da área de Finanças, Contabilidade e Raciocínio Matemático da ESAMCExperiência de 6 anos em auditoria externa (PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes) e 1 ano em auditoria interna (Rigesa MeadWestvaco)
Marcelo Augusto Scudeler
Mestre em Direito Processual (USF)Mestre em Propriedade Intelectual (UNIMEP)Graduado em Direito pela PUCCampEspecialista em Direito ProcessualCoordenador da área de Direito Privado e professor de Direito Processual da ESAMCAdvogado
Marcelo Veras
Graduado em Engenharia QuímicaPósgraduação em Gestão de ProduçãoMBA Executivo em Marketing e em Gestão de Negócios Master em Tendências, Coolhunting e Gestão da InovaçãoSócioDiretor da Unità EducacionalDiretor Acadêmico na Inova Business SchoolVicePresidente de Trainning & Education da AYR Consulting Consultoria de InovaçãoProfessor de Estratégia Empresarial, Cultura Organizacional e Planejamento de CarreiraExperiência de 20 anos em empresas, como: Souza Cruz, Claro, TIM, ESPM, ESAMC, AYR Consulting e Unità Educacional
Silvia Cristina Prado
Mestre e Bacharel em Administração de Empresas pela USPAtuou na Souza Cruz em vários cargos executivos nas áreas de marketing e vendasDesenvolveu e conduziu diversos treinamentos de vendas na PopmarketingAtualmente é consultora, coordenadora acadêmica da ESAMC (para marketing, estratégia e pesquisa de mercado)Professora tanto da graduação como do MBA da ESAMC
Sylvia Helena Furegatti
Doutora e Mestre pela FAU/USPArtista visualProfessora universitáriaNos últimos 18 anos vem ministrando cursos regulares, de extensão e faz pesquisas sobre Inovação, Criatividade e Artes VisuaisCoordenadora da área de Design, Base de Comunicação e Raciocínio Qualitativo da ESAMC
Adriano Novaes
MBA (especialização lato sensu) em Marketing pela ESPM Mestrado (stricto sensu) em AdministraçãoBacharel em Administração de EmpresasAtualmente é diretor acadêmico da ESAMC UberlândiaProfessor de graduação e MBA nos conteúdos de Marketing, Estratégia e PlanejamentoPresidente do Comitê de Business Affairs da AMCHAM (Câmara Americana de Comércio)Diretor CDL (Câmara de Dirigentes Lojista)Vicepresidente da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda)Participa do conselho editorial da revista Idea (revista científica)Atua no meio acadêmico desde 1999 e no meio empresarial desde 1981, onde atuou como diretor e empresário em vários negócios como distribuidoras Volkswagen e Mitsubishi, locadoras de veículos e lojas de peças e tintas
Adriano Pedro Bom
Mestre em Qualidade Total pela UnicampQuality Engineer (ASQUSA)Coordenador e docente das áreas de Recursos Humanos e Gestão de Operações da ESAMCSócio diretor da Propter Qualiem ConsultoriaTem prestado serviços a organizações como CPQD, Embrapa, SEBRAE, KSPG, Valeo, Unimed, Nutriplant, Opto, dentre outros, como consultor e especialista em formação gerencial
Anderson César Gomes Teixeira Pellegrino
Graduado em Economia pela PUCSPMestre em Economia pela UNICAMPAtuou na área de Operações Internacionais da Natura CosméticosFoi prof essor do SEBRAESP. Principais livros: Economia: fundamentos e práticas aplicados à realidade brasileira (2005); Nas sombras do subdesenvolvimento (2005) e MERCOSUL em debate (2001)É professor, coordenador de Economia e Relações Internacionais e diretor acadêmico da ESAMC de Campinas
Caio Ravaglia
Especialista em Direito Constitucional (PUCCamp)Graduado em Direito pela PUCCampCoordenador da área de Direito PúblicoProfessor de Direito Constitucional e Empresarial da ESAMCAdvogado
Carolina Lourenço Defilippi Gonçalves
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC de CampinasEspecialista em Direito Penal pelo IPG (Instituto de pósGraduação)Especialista em Crimes contra a Organização do Trabalho pelo Unisal (Centro Universitário Salesiano)Advogada criminalista, coordenadora nacional da área de Propedêutica e Criminologia da ESAMC (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação)Professora de Direito Penal e supervisora da pósGraduação do UNISALProfessora de Direito PenalCoordenadora dos cursos preparatórios para OAB do Êxito Proordem Centro de Estudos Jurídicos
Eliane El Badouy Cecchettini
Pósgraduada em Marketing, pela ESPMPublicitária premiada, formada pela PUCCampinasProfessora universitária há mais de 10 anos, onde ministra cursos regulares na graduação e MBA, cursos in company, palestras e faz pesquisas sobre o comportamento, comunicação e o consumo de mídia do jovem contemporâneoCoordenadora da área de Comunicação e Criação da ESAMC
Luiz Francisco Gracioso
Graduado em Administração de empresas pela EAESPFGVMBA pelo IMD Lausanne/SuíçaPresidente da ESAMC, um dos principais grupos de ensino superior do Brasil.
Manuela Santin Souza de Stefano
Bacharel em Ciências Contábeis pela USP (1999)Mestre em Contabilidade e Controladoria pela USP (2006)Professora e coordenadora da área de Finanças, Contabilidade e Raciocínio Matemático da ESAMCExperiência de 6 anos em auditoria externa (PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes) e 1 ano em auditoria interna (Rigesa MeadWestvaco)
Marcelo Augusto Scudeler
Mestre em Direito Processual (USF)Mestre em Propriedade Intelectual (UNIMEP)Graduado em Direito pela PUCCampEspecialista em Direito ProcessualCoordenador da área de Direito Privado e professor de Direito Processual da ESAMCAdvogado
Marcelo Veras
Graduado em Engenharia QuímicaPósgraduação em Gestão de ProduçãoMBA Executivo em Marketing e em Gestão de Negócios Master em Tendências, Coolhunting e Gestão da InovaçãoSócioDiretor da Unità EducacionalDiretor Acadêmico na Inova Business SchoolVicePresidente de Trainning & Education da AYR Consulting Consultoria de InovaçãoProfessor de Estratégia Empresarial, Cultura Organizacional e Planejamento de CarreiraExperiência de 20 anos em empresas, como: Souza Cruz, Claro, TIM, ESPM, ESAMC, AYR Consulting e Unità Educacional
Silvia Cristina Prado
Mestre e Bacharel em Administração de Empresas pela USPAtuou na Souza Cruz em vários cargos executivos nas áreas de marketing e vendasDesenvolveu e conduziu diversos treinamentos de vendas na PopmarketingAtualmente é consultora, coordenadora acadêmica da ESAMC (para marketing, estratégia e pesquisa de mercado)Professora tanto da graduação como do MBA da ESAMC
Sylvia Helena Furegatti
Doutora e Mestre pela FAU/USPArtista visualProfessora universitáriaNos últimos 18 anos vem ministrando cursos regulares, de extensão e faz pesquisas sobre Inovação, Criatividade e Artes VisuaisCoordenadora da área de Design, Base de Comunicação e Raciocínio Qualitativo da ESAMC