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Livro Impresso

Teorias de Aprendizagem

  • ISBN:

    9788521637561

  • Edição: 3|2022
  • Editora: LTC

Marco Antonio Moreira

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42198954
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Se você escolheu a docência como profissão, não pode deixar de ler Teorias de Aprendizagem.
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 248
  • Publicação: 04/11/2021
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,37 kg
  • Dimensões: 16 X 23

Diferentemente de outros livros sobre o assunto, nos quais elas não aparecem bem definidas, este clássico apresenta cada uma das teorias surgidas no século XX, do behaviorismo ao construtivismo, com a possibilidade de se percorrer os capítulos em sequência ou de maneira avulsa, conforme interesse ou necessidades particulares. Essa característi­ca transforma a obra em uma ferramenta extremamente versátil, especialmente para estudantes e professores de cursos de licenciatura.

Trata-se de uma referência, essencial quando se precisa definir, por exemplo, quais são as teorias subjacentes às abordagens de ensino e aprendizagem: o behaviorismo de Skinner, o construtivismo de Piaget, a aprendizagem signi­ficativa de Ausubel e Novak, o humanismo de Rogers?

Para esta terceira edição de Teorias de Aprendizagem foram revisados todos os textos publicados anteriormente e preparados três novos capítulos — que apresentam a teoria da experiência de John Dewey, a teoria social cog­nitiva de Alberto Bandura e a teoria da carga cognitiva de John Sweller —, reunindo, assim, em uma única e singular obra, toda a fundamentação referente a metodologias de ensino e de pesquisa em ensino-aprendizagem.

Introdução

Capítulo 1 – Teorias behavioristas antigas

Capítulo 2 – Teorias cognitivas antigas

Capítulo 3 – A teoria behaviorista de Skinner

Capítulo 4 – A teoria das hierarquias de aprendizagem de Gagné

Capítulo 5 – A teoria de ensino de Bruner

Capítulo 6 – A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget

Capítulo 7 – A teoria da mediação de Vygotsky

Capítulo 8 – A psicologia dos construtos pessoais de Kelly

Capítulo 9 – A teoria da aprendizagem significante de Rogers

Capítulo 10 – As pedagogias de Paulo Freire

Capítulo 11 – A teoria da experiência de John Dewey

Capítulo 12 – A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel

Capítulo 13 – A teoria de educação de Novak e o modelo de ensino-aprendizagem de Gowin

Capítulo 14 – A teoria social cognitiva de Bandura

Capítulo 15 – A teoria dos modelos mentais de Johnson?Laird

Capítulo 16 – A teoria dos campos conceituais de Vergnaud

Capítulo 17 – A teoria da aprendizagem significativa crítica de Moreira

Capítulo 18 – A teoria da carga cognitiva de Sweller

Marco Antonio Moreira

É Licenciado e Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutor em Educação, Área de Concentração: Ensino de Ciências pela Cornell University (EUA), onde também atuou como Professor Visitante. Na UFRGS, foi professor do Instituto de Física – além de Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física –, onde se aposentou como Professor Titular e recebeu o Título de Professor Emérito. Atua como Professor Colaborador da Universidad de Burgos (Espanha), como Docente Colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), onde também é Docente Permanente do Doutorado Profissional em Ensino de Ciências Exatas.

Integrou a Diretoria da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Participou da Comissão de Educação da União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP). Foi Pesquisador Sênior e membro do Comitê Assessor de Educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi membro e Presidente da Comissão de Especialistas em Ensino de Física da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC). Presidiu também a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Foi, ainda, representante da Área de Ensino de Ciências e Matemática na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/PROFIS).

Recebeu várias titulações importantes em sua carreira como Doutor Honoris Causa pela Universidade Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (Argentina) e Professor Honoris Causa pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).