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E-Book - REPENSANDO A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
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ISBN:
9788522495252
- Edição: 1|2015
- Editora: Atlas
R$ 93,00
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4215704
ou em até 4x de R$ 23,25
A educação brasileira, nos últimos anos, tornou-se campo de disputas políticas e ideológicas. Entre especialistas e formadores de opinião, no entanto, há consenso sobre a falta de funcionalidade da escola pública e a qualidade do ensino, mas isso também i
A educação brasileira, nos últimos anos, tornou-se campo de disputas políticas e ideológicas. Entre especialistas e formadores de opinião, no entanto, há consenso sobre a falta de funcionalidade da escola pública e a qualidade do ensino, mas isso também inclui a escola privada. Essa constatação em si já é diagnóstico da má qualidade da educação no País, mas não aprofunda as causas dessa realidade nem aponta caminhos para a reforma educacional, identificando os reais desafios.
Este livro dedica-se a esmiuçar essa questão. Sem qualquer ambição de oferecer “a solução”, o autor propõe um debate a respeito da realidade de nossas escolas, dos fundamentos de um projeto educacional apoiado num conceito minimamente adequado de Escola e discute as possibilidades e limites que enfrentamos para repensar essa instituição.
Nossas crianças e jovens não estão aprendendo como deveriam e poderiam. São privados de participar dos benefícios e oportunidades existentes no Brasil e no exterior. Mas, sobretudo, são privados de uma educação que permita avançar mais do que as gerações anteriores. É nossa responsabilidade ajudar a encontrar e corrigir os rumos. Por isso, este livro serve também de alerta, convite e convocação ao debate.
A resposta vale um milhão de dólares: o que fazer para melhorar a educação no Brasil?
Esta obra se destina a gestores, elaboradores de políticas públicas, atores políticos e formadores de opinião que desejam ampliar e aprofundar o debate educacional no País. Da mesma forma, também se destina a professores, educadores e a todos que almejam promover ou encorajar as reformas de que a educação brasileira tanto necessita.
Prefácio ix
Introdução xiii
Parte I – O problema 1
01 A Escola desconstruída 3
A ideia de cultura 6
Reconstrução da Escola: o Homo oeconomicus em socorro do Homo
sapiens 11
Na encruzilhada 13
02 Diagnóstico 17
As virtudes 18
Estratégia e estrutura: falta ordenamento 24
Os sete pecados capitais da educação 27
03 Causas 49
1) Falta pressão para mudar 49
2) A vala comum, o Brasil é assim 52
3) Manutenção da estratégia expansionista 53
4) O clientelismo 55
5) A burocracia 56
6) O corporativismo crescente e seus reflexos 57
7) As distorções do federalismo brasileiro 60
8) Despreparo para lidar com novas clientelas 65
9) Dificuldades crescentes na gestão escolar 67
10) A escola sob suspeita 69
Em síntese 71
Parte II – Componentes de um sistema educativo 73
04 Critérios para repensar a Escola 75
Critério 1 – Experiência de outros países: alguns exemplos 75
Critério 2 – Parâmetros, ou benchmarks, para definir o êxito 82
Critério 3 – Educação baseada em evidências 86
Em síntese 89
05 Repensar os fatores estruturantes: os dez pilares do edifício educacional 91
1) Repensar o papel da Escola na educação e na sociedade 92
2) Repensar a Escola para o século XXI 93
3) Repensar os currículos 95
4) Repensar carreiras de magistério 103
5) Repensar o federalismo 116
6) Repensar o financiamento 118
7) Repensar a avaliação e seus usos 124
8) Repensar a gestão escolar 126
9) Repensar os sistemas de incentivo 130
10) Repensar o ensino face às novas tecnologias 131
Em síntese 139
06 Repensar estrategicamente as políticas e sua articulação 141
1) Políticas para a Primeira Infância 142
2) Políticas para o ensino fundamental 150
3) Ensino médio diversificado 156
4) Políticas para a juventude 159
5) Desafios do ensino superior 162
6) Educação especial 164
Articulações e transições 165
Em síntese 168
Parte III – Como chegar lá 169
Sugestão 1: Criar pressão social 173
Sugestão 2: O terceiro setor 175
Sugestão 3: O quarto setor, ou o papel dos meios de comunicação 176
Sugestão 4: De volta ao primeiro setor, ou o governo federal 177
Sugestão 5: Os governos estaduais 182
Sugestão 6: Os governos municipais 184
Em síntese 184
Referências 187
Introdução xiii
Parte I – O problema 1
01 A Escola desconstruída 3
A ideia de cultura 6
Reconstrução da Escola: o Homo oeconomicus em socorro do Homo
sapiens 11
Na encruzilhada 13
02 Diagnóstico 17
As virtudes 18
Estratégia e estrutura: falta ordenamento 24
Os sete pecados capitais da educação 27
03 Causas 49
1) Falta pressão para mudar 49
2) A vala comum, o Brasil é assim 52
3) Manutenção da estratégia expansionista 53
4) O clientelismo 55
5) A burocracia 56
6) O corporativismo crescente e seus reflexos 57
7) As distorções do federalismo brasileiro 60
8) Despreparo para lidar com novas clientelas 65
9) Dificuldades crescentes na gestão escolar 67
10) A escola sob suspeita 69
Em síntese 71
Parte II – Componentes de um sistema educativo 73
04 Critérios para repensar a Escola 75
Critério 1 – Experiência de outros países: alguns exemplos 75
Critério 2 – Parâmetros, ou benchmarks, para definir o êxito 82
Critério 3 – Educação baseada em evidências 86
Em síntese 89
05 Repensar os fatores estruturantes: os dez pilares do edifício educacional 91
1) Repensar o papel da Escola na educação e na sociedade 92
2) Repensar a Escola para o século XXI 93
3) Repensar os currículos 95
4) Repensar carreiras de magistério 103
5) Repensar o federalismo 116
6) Repensar o financiamento 118
7) Repensar a avaliação e seus usos 124
8) Repensar a gestão escolar 126
9) Repensar os sistemas de incentivo 130
10) Repensar o ensino face às novas tecnologias 131
Em síntese 139
06 Repensar estrategicamente as políticas e sua articulação 141
1) Políticas para a Primeira Infância 142
2) Políticas para o ensino fundamental 150
3) Ensino médio diversificado 156
4) Políticas para a juventude 159
5) Desafios do ensino superior 162
6) Educação especial 164
Articulações e transições 165
Em síntese 168
Parte III – Como chegar lá 169
Sugestão 1: Criar pressão social 173
Sugestão 2: O terceiro setor 175
Sugestão 3: O quarto setor, ou o papel dos meios de comunicação 176
Sugestão 4: De volta ao primeiro setor, ou o governo federal 177
Sugestão 5: Os governos estaduais 182
Sugestão 6: Os governos municipais 184
Em síntese 184
Referências 187
João Batista Araujo e Oliveira
Sua trajetória tem início com a participação na criação de escolas noturnas para adultos, na década de 1960
Como professor, lecionou na Rede Pública de Ensino do Estado de Minas Gerais, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na COPPEAD/ UFRJ, bem como na Université de Bourgogne (França)
Ocupou posições de destaque no Brasil e no exterior, tendo sido funcionário da OIT em Genebra e do Banco Mundial em Washington
Encerrou sua carreira pública como Secretário Executivo do MEC
Foi membro do Comitê de Educação Infantil e Alfabetização da Academia Brasileira de Ciências e membro do Conselho Consultivo de Avaliação da Alfabetização do Ministério da Educação de Portugal
Em 2006, fundou o Instituto Alfa e Beto (IAB), do qual é presidente
É autor de mais de 200 artigos técnicos e científicos, cerca de 30 livros no Brasil e no exterior nas áreas de educação e políticas públicas, além de inúmeras coleções de programas e materiais educativos
João Batista Araujo e Oliveira
Sua trajetória tem início com a participação na criação de escolas noturnas para adultos, na década de 1960 Como professor, lecionou na Rede Pública de Ensino do Estado de Minas Gerais, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na COPPEAD/ UFRJ, bem como na Université de Bourgogne (França) Ocupou posições de destaque no Brasil e no exterior, tendo sido funcionário da OIT em Genebra e do Banco Mundial em Washington Encerrou sua carreira pública como Secretário Executivo do MEC Foi membro do Comitê de Educação Infantil e Alfabetização da Academia Brasileira de Ciências e membro do Conselho Consultivo de Avaliação da Alfabetização do Ministério da Educação de Portugal Em 2006, fundou o Instituto Alfa e Beto (IAB), do qual é presidente É autor de mais de 200 artigos técnicos e científicos, cerca de 30 livros no Brasil e no exterior nas áreas de educação e políticas públicas, além de inúmeras coleções de programas e materiais educativos
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