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E-Book - COMUNICAÇÃO, GÊNERO E SAÚDE

  • ISBN:

    9788522494323

  • Edição: 1|2015
  • Editora: Atlas

Anna Flávia Feldmann

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Conforme aumenta a incidência do câncer de mama, maiores são os trabalhos de pesquisa, prevenção, tratamento e gastos públicos com a doença. As ações de comunicação, por consequência, multiplicam-se igualmente em formato de peças publicitárias, matér
  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 136
  • Publicação: 30/04/2015
Conforme aumenta a incidência do câncer de mama, maiores são os trabalhos de pesquisa, prevenção, tratamento e gastos públicos com a doença. As ações de comunicação, por consequência, multiplicam-se igualmente em formato de peças publicitárias, matérias em jornais, revistas, sites e anúncios que aparecem em destaque na mídia em geral. Mas vale a pena refletir se estas mensagens destinadas às mulheres estão de fato sendo identificadas e compreendidas. Será que a comunicação de massa é capaz de esclarecer o público feminino sobre o que é e como prevenir o câncer de mama?

Estas e outras questões pertinentes são debatidas ao longo do livro, que objetiva descrever os efeitos e impactos causados na sociedade diante das campanhas de comunicação, indicando a constante necessidade de ações estruturantes e qualificadas sobre o câncer de mama. O texto aborda, de maneira geral, os assuntos significativos das conquistas femininas, seus tabus e preconceitos enraizados na história da civilização, cujas premissas foram originárias do papel da mulher na sociedade.

O livro traz referências sobre a saúde feminina, a imagem da mulher na mídia e a estratégia de consumo direcionada a esse público-alvo. A intenção é abordar de maneira exploratória o contexto do câncer de mama no Brasil, além das questões relacionadas à feminilidade.

O diferencial da obra é a análise crítica da área de comunicação relacionada às campanhas informativas sobre o câncer de mama, uma das doenças contemporâneas mais preocupantes para o público feminino.

Obra de relevante interesse para profissionais e pesquisadores da área de comunicação e do campo da saúde, bem como para o público interessado em comunicação e câncer de mama de maneira geral, como jornalistas, publicitários, relações públicas, especialistas de órgãos institucionais, hospitais, ONGs, consultorias especializadas, entre outros interessados no assunto. Leitura complementar para disciplinas dos cursos de graduação e de pós-graduação em Comunicação, Mídia e Saúde Pública e temas relacionados ao universo feminino.
Prefácio vii
Introdução ix

1 Gênero no universo midiático 1
1.1 Mulheres e comunicação de massa 1
1.2 Meios de comunicação e equidade de gênero no Brasil 12
1.3 Indústria cultural, mulheres e saúde 18

2 Câncer de mama no Brasil 29
2.1 Contextualização do câncer de mama 29
2.2 Mastectomia e a linguagem do câncer 32
2.3 Feminilidade, simbologia e a perda do seio 37
2.4 Políticas e direitos sobre o câncer de mama 43

3 A Campanha do IBCC 53
3.1 Breve análise da comunicação da campanha 53
3.2 Linguagem do câncer de mama 60
3.3 O Câncer de Mama no Alvo da Moda 62
3.3.1 Slogan 67
3.3.2 Cores 68
3.3.3 Forma e design 69
3.3.4 Tríade comunicativa da marca 70
3.3.5 Considerações sobre a campanha 71

4 Comunicação Pública, Saúde e o INCA 75
4.1 As primeiras iniciativas do governo sobre cânceres femininos 75
4.1.1 Primeiros folhetos de comunicação do INCA 78
4.2 Viva Mulher – Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo de Útero e de Mama 85
4.2.1 Televisão 86
4.2.2 Rádio 89
4.2.3 Cartazes e folhetos 94
4.2.4 Outdoors e intervenções urbanas 96
4.2.5 Propagandas de Apoio 97
4.2.6 Resultados da campanha 98
4.3 Incorporação do câncer de mama no Programa Viva Mulher 100
4.4 Algumas conclusões 113

Referências 117


Anna Flávia Feldmann

Especialista em Jornalismo Social pela PUC

SP

Doutoranda e mestre em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, com linha de pesquisa em Políticas e Estratégias de Comunicação

Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com experiência no campo dos Estudos de Gênero e da Comunicação Alternativa

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