Livro Impresso
História do Direito no Ocidente
-
ISBN:
9788530963835
- Edição: 1|2015
- Editora: Forense
R$ 163,00
In stock
SKU
1215066
ou em até 8x de R$ 20,38
Esta obra deve ser lida levando-se em conta que ela tem por objeto uma tríade: estuda a História (1) do Direito (2) no Ocidente (3). Em conjunto, propõe-se a construir em primeiro plano uma “unidade do diverso” não só porque abrange uma miríade de civiliz
- Formato: Impresso
- Páginas: 272
- Publicação: 12/05/2015
- Capa: Brochura
- Peso: 0,41 kg
- Dimensões: 16 X 23
Esta obra deve ser lida levando-se em conta que ela tem por objeto uma tríade: estuda a História (1) do Direito (2) no Ocidente (3). Em conjunto, propõe-se a construir em primeiro plano uma “unidade do diverso” não só porque abrange uma miríade de civilizações e períodos históricos, mas porque por meio de histórias sociais, políticas e jurídicas próprias se traça aquilo que se ousa chamar de Direito Ocidental, com base em uma tradição ou linhagem Judaico-Cristã que começa há milênios no Oriente Próximo e desemboca na jusfilosofia Eurocentrista em meados do século XIX.
Contém ainda quadros sinóticos representando as principais características e institutos jurídicos de cada civilização. Também consta, ao final de cada capítulo, um resumo sociojurídico de cada período estudado. No final do livro são apresentados o Código de Hamurabi (anotado), o Pentateuco (resumo anotado), a Lei das XII Tábuas, O Imperador Caracala Estende a Cidadania Romana, o Edito de Milão e o Corpus Juris Civilis de Justiniano.
Acompanhe as nossas publicações, cadastre-se e receba as informações por e-mail (Clique aqui!)
José Manuel De Sacadura Rocha
É bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre em Administração pelo Centro Universitário Ibero-americano, com cursos em Criminologia e Vitimologia pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (ESMP), Marketing de Varejo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Sistemas de Informação pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). Depois de ocupar vários cargos executivos em empresas de grande porte, dedica-se atualmente à docência do Direito como professor de Filosofia, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Hermenêutica Jurídica, História do Direito e Metodologia da Pesquisa Científica, tanto nos cursos de graduação quanto nos de pós-graduação.
É autor de vários ensaios publicados em revistas de produção científica e dos livros: Antropologia Jurídica: Geral e do Brasil – Para uma filosofia antropológica do direito; Ética Jurídica: Para uma filosofia ética do direito; Fundamentos de Filosofia do Direito: o jurídico e o político da Antiguidade a nossos dias; História do Direito no Ocidente – Antiguidade: Oriente, Grécia, Roma e Ibéricos; Michel Foucault e o Direito e Sociologia Geral e Jurídica – Fundamentos e Fronteiras.