• Entrega Imediata

Livro Impresso

GESTÃO PARA RESULTADOS

  • ISBN:

    9788522457687

  • Edição: 1|2010
  • Editora: GEN Atlas

Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

De: R$  242,00 Por: R$  181,50
ou em até 9x de R$ 20,17
< >
O principal diferencial deste livro está baseado em três aspectos de elevada importância para que os gestores e demais profissionais possam consolidar efetiva atuação direcionada para a otimização dos resultados das empresas. São eles: a) Proporcionar a i
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 312
  • Publicação: 16/04/2010
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,63 kg
  • Dimensões: 17 X 24

O principal diferencial deste livro está baseado em três aspectos de elevada importância para que os gestores e demais profissionais possam consolidar efetiva atuação direcionada para a otimização dos resultados das empresas. 

São eles: 
a)Proporcionar a identificação estruturada dos profissionais ideais para a realidade atual e a situação futura de cada empresa.
b)Facilitar aos profissionais das empresas o delineamento geral de seus planos de carreira, para que possam se tornar gestores ou executivos de sucesso, principalmente no contexto de estarem direcionados para o alcance dos resultados planejados pelas empresas.
c)Proporcionar o entendimento de como os gestores e demais profissionais das empresas podem utilizar os seus conhecimentos e as suas habilidades, bem como os instrumentos de gestão da empresa, para a consolidação dos resultados esperados.

Livro-texto para todos os cursos universitários e profissionalizantes em que seja parte integrante o debate, a análise e a explicitação da melhor atuação dos gestores e demais profissionais das empresas, principalmente em suas responsabilidades de alcançar os resultados esperados pelas empresas. Leitura auxiliar para palestras e seminários com o referido enfoque de atuação pelos gestores e demais profissionais das empresas. Leitura de atualização e reciclagem profissional.

Prefácio, xv
Estrutura do livro, xix

1 Evolução e tendências da atuação dos profissionais das empresas, 1
1.1 Introdução, 3
1.2 Conceitos, 3
1.2.1 Conceituação de gestor e de profissional de empresa, 13
1.3 Evolução da atuação dos profissionais das empresas, 14
1.4 Tendências da atuação dos profissionais das empresas, 16
1.5 Consequências da evolução e das tendências da atuação na carreira
dos profissionais das empresas, 17
Resumo, 25
Questões para debate, 25
Caso: "A empresa XYZ quer debater as evoluções ocorridas e as possíveis
tendências da atuação dos seus profissionais, para otimizar o seu
modelo de gestão", 26

2 Responsabilidades, conhecimentos e habilidades dos profissionais das
empresas, 31
2.1 Introdução, 33
2.2 Novo contexto das responsabilidades dos profissionais das empresas, 33
2.3 Novo contexto dos conhecimentos dos profissionais das empresas, 39
2.4 Novo contexto das habilidades dos profissionais das empresas, 49
2.5 Como direcionar os conhecimentos e as habilidades para a otimizada
consolidação dos resultados das empresas, 52
Resumo, 53
Questões para debate, 53
Caso: "A empresa ABC quer consolidar um novo modelo de gestão, com os
conhecimentos e habilidades de seus gestores e demais profissionais
sustentando as suas responsabilidades, e estas, sendo direcionadas
aos resultados esperados", 54

3 Componentes e condicionantes da atuação dos profissionais das empresas,
57
3.1 Introdução, 59
3.2 Componentes da otimizada atuação dos profissionais das empresas, 59
3.3 Condicionantes da otimizada atuação dos profissionais das empresas, 62
3.4 Como interligar os componentes e os condicionantes da atuação dos
profissionais para a consolidação dos resultados das empresas, 65
Resumo, 65
Questões para debate, 66
Caso: "A empresa Alpha quer os componentes e os condicionantes da otimizada
atuação de seus gestores e demais profissionais contribuindo,
diretamente, para a melhoria dos resultados da empresa", 66

4 Atuação do profissional nos contextos estratégico, tático e operacional,
71
4.1 Introdução, 73
4.2 Atuação no contexto estratégico, 73
4.3 Atuação no contexto tático, 77
4.4 Atuação no contexto operacional, 78
4.5 Como otimizar a interação entre os níveis estratégico, tático e operacional
da atuação dos profissionais para a consolidação dos resultados
das empresas, 79
Resumo, 107
Questões para debate, 107
Caso: "A empresa Beta quer uma perfeita interação entre os níveis estratégico,
tático e operacional, bem como a existência de otimizado
direcionamento decisório para os resultados esperados", 108

5 Atuação do profissional da empresa como empreendedor, 111
5.1 Introdução, 113
5.2 Atuação do profissional como empreendedor externo, 113
5.3 Atuação do profissional como empreendedor interno, 115
5.4 Como otimizar a interação entre os empreendedores externos e internos,
124
Resumo, 129
Questões para debate, 129
Caso: "A empresa Gama quer todos os seus gestores e demais profissionais
atuando como empreendedores internos, bem como contribuindo
para a melhor atuação dos empreendedores externos", 129

6 Atuação do profissional como líder, 135
6.1 Introdução, 137
6.2 Atuação do profissional como líder, 137
6.3 Atuação do profissional como agente de mudanças, 148
6.4 Como alcançar resultados otimizados como líder e agente de mudanças,
152
Resumo, 167
Questões para debate, 167
Caso: "A empresa Ipisilon quer todos os seus gestores e demais profissionais
atuando como líderes ¿ e não como chefes", e também como
agentes das mudanças necessárias para a consolidação dos melhores
resultados da empresa¿, 168

7 Atuação do profissional como decisor, 171
7.1 Introdução, 173
7.2 Estruturação das informações e dos relatórios gerenciais, 173
7.3 Como otimizar o processo decisório direcionado para resultados, 192
Resumo, 203
Questões para debate, 203
Caso: "A empresa Centrum quer todas as suas informações básicas alocadas
em relatórios gerenciais, bemcomo o processo decisório de seus
gestores realizado de forma otimizada e direcionada para resultados",
203

8 Estabelecimento dos resultados a serem alcançados, 209
8.1 Introdução, 211
8.2 Estabelecimento dos resultados a serem alcançados, 211
8.3 Análise e avaliação do alcance dos resultados esperados, 213
8.4 Aplicação da gestão direcionada para resultados, 221
Resumo, 223
Questões para debate, 223
Caso: "A empresa Onium quer todos os seus resultados esperados perfeitamente
disseminados, entendidos e incorporados por todos os seus
gestores e demais profissionais", 224

9 Plano de carreira para o profissional direcionado para resultados, 227
9.1 Introdução, 229
9.2 Elaboração do plano de carreira, 229
9.3 Análise da atuação direcionada para resultados, 238
Resumo, 242
Questões para debate, 242
Caso: "A empresa Katrium quer todos os seus gestores e demais profissionais
com planos de carreira elaborados e aplicados, bem como deve
existir direcionamento conjunto para os resultados esperados pela
empresa", 242

10 Qualidade na atuação direcionada para resultados, 245
10.1 Introdução, 247
10.2 Qualidade na atuação dos profissionais das empresas, 248
10.2.1 Metodologia de desenvolvimento da qualidade de atuação
para a consolidação de resultados efetivos, 251
10.3 Avaliação e aprimoramento da atuação dos profissionais direcionados
para resultados, 253
Resumo, 262
Questões para debate, 262
Caso: "A empresa Maxium quer a plena qualidade aplicada na atuação, no
aprimoramento e na avaliação de todos os seus gestores e demais
profissionais, principalmente na questão do direcionamento aos resultados
esperados pela empresa", 262
Glossário, 267
Bibliografia, 283


Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

Graduado, pós

graduado, mestre, doutor e livre

docente em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Foi professor de carreira (concursado) de graduação e pós

graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), onde foi criador e docente das disciplinas "Consultoria empresarial", "Reengenharia estratégica, organizacional e de processos" (mestrado e doutorado) e "Administração estratégica" (doutorado)

Foi professor de carreira (concursado) dos cursos de graduação e pós

graduação da Fundação Getulio Vargas (FGV), bem como professor dos cursos de pós

graduação da Fundação Vanzolini/POLITÉCNICA/USP, do CEAPOG/IMES, da FAAP e do MBA/IBMEC

Exerce suas atividades profissionais como consultor em planejamento estratégico, estrutura organizacional e sistema de informações gerenciais e como Diretor da PLANOS

Planejamento, Organização e Sistemas, tendo realizado serviços de consultoria e treinamento em aproximadamente 300 empresas, inclusive no exterior

É autor de outros 23 livros publicados pela Atlas