Livro Impresso
Gestão em Saúde
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ISBN:
9788527728614
- Edição: 2|2016
- Editora: Guanabara Koogan
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SKU
113467
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Conhecida e respeitada por oferecer um texto sólido e abrangente, esta obra foi revisada e aprimorada para adequar seu conteúdo à realidade atual da saúde e da gestão de seus serviços, setores fortemente influenciados por mudanças políticas, econômicas e
- Formato: Impresso
- Páginas: 440
- Publicação: 09/03/2016
- Capa: Brochura
- Peso: 1,19 kg
- Dimensões: 21 X 28
Conhecida e respeitada por oferecer um texto sólido e abrangente, esta obra foi revisada e aprimorada para adequar seu conteúdo à realidade atual da saúde e da gestão de seus serviços, setores fortemente influenciados por mudanças políticas, econômicas e sociais.
Indispensável a estudantes e gestores da área da saúde, o livro mantém a organização em cinco partes, sendo as quatro primeiras dedicadas aos temas mais relevantes sobre gestão, processos, organização e funcionamento dos serviços da assistência à saúde, e a quinta, a estudos de casos, que proporcionam ao leitor exercitar seu raciocínio crítico, avaliar situações-problema e solucioná-las.
O grande diferencial desta edição está na modernização do projeto gráfico, no aperfeiçoamento das ilustrações e, especialmente, na vasta atualização do conteúdo, que, além de ter sido meticulosamente revisado, foi enriquecido com a inclusão de dois capítulos (Governança Clínica e Segurança do Paciente) e a substituição de todos os estudos de casos, que certamente despertarão novas e frutíferas discussões.
Parte 1 - Processo de Assistência à Saúde
Capítulo 1: Evolução da Assistência à Saúde no Mundo e no Brasil até o SUS
Capítulo 2: A Epidemiologia e o Processo de Assistência à Saúde
Capítulo 3: Redes de Atenção à Saúde | Uma Mudança na Organização e na Gestão dos Sistemas de Atenção à Saúde
Capítulo 4: Sistemas de Financiamento e Gestão Hospitalar | Uma Aplicação ao Caso Brasileiro
Capítulo 5: Organização do Trabalho e Gestão do Cuidado em Saúde | Uma Metodologia de Cogestão
Capítulo 6: Estrutura dos Serviços Privados de Saúde no Brasil
Parte 2 - Gestão na Assistência à Saúde
Capítulo 7: Decisão e Formulação de Políticas | Imposições do Contexto Administrativo
Capítulo 8: Gestão Estratégica em Saúde
Capítulo 9: Processo Gerencial
Capítulo 10: Avaliação de Resultados
Capítulo 11: Estruturas Jurídico-institucionais e Modelos de Gestão para Hospitais e Outros Serviços de Saúde
Capítulo 12: Gestão de Pessoas em Hospitais
Capítulo 13: Gestão Financeira e de Custos
Capítulo 14: Avaliação Econômica em Saúde
Capítulo 15: Gestão de Suprimentos e Medicamentos
Capítulo 16: Marketing e Saúde
Parte 3 - Organização e Funcionamento dos Serviços de Saúde
Capítulo 17: Governança Clínica
Capítulo 18: Serviços de Assistência Direta ao Paciente
Capítulo 19: Serviços Técnicos
Capítulo 20: Serviços Diagnósticos e Terapêuticos
Capítulo 21: O Edifício do Serviço de Saúde
Capítulo 22: Gestão da Tecnologia de Informação
Capítulo 23: Gestão de Tecnologias Hospitalares
Capítulo 24: Gestão de Risco | Controle de Infecção Hospitalar e Biossegurança em Serviços de Saúde
Capítulo 25: Conceito de Segurança em Serviços de Saúde
Capítulo 26: Manutenção de Edifícios e Equipamentos
Parte 4 - Fronteiras da Assistência à Saúde
Capítulo 27: Qualidade e Acreditação
Capítulo 28: Segurança do Paciente
Capítulo 29: Gestão do Cuidado
Capítulo 30: Breve Reflexão Ética sobre os Aspectos da Gestão de Serviços de Saúde
Capítulo 31: Ensino e Pesquisa nos Hospitais
Capítulo 32: O Futuro dos Serviços de Saúde no Brasil
Parte 5 - Casos
Capítulo 33: Desafios da Logística Hospitalar
Capítulo 34: Implantação do Programa de Qualidade no Hospital do Coração | Uma Longa Jornada
Capítulo 35: Um Novo Modelo de Pesquisa de Satisfação de Clientes em um Hospital Público
Capítulo 36: Formação de uma Rede Qualificada de Prestadores de Serviços na Área da Saúde | Como Garantir um Melhor Serviço ao Cliente?
Bibliografia Complementar
Índice Alfabético
Gonzalo Vecina Neto
Médico pela Faculdade de Medicina de Jundiaí. Mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP). Professor Assistente da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Superintendente Corporativo do Hospital Sírio-Libanês.
Ana Maria Malik
Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP). Doutora em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo. Professora Titular e Pesquisadora da FGV-EAESP. Coordenadora do GVsaúde. Diretora Adjunta do PROAHSA. Presidente do Conselho da Associação Latina para Análise de Sistemas de Saúde (ALASS). Professora Convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.