Livro Impresso
GESTÃO EM AMBIENTES MULTICULTURAIS
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ISBN:
9788522476077
- Edição: 1|2013
- Editora: GEN Atlas
R$ 102,00
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4213035
ou em até 5x de R$ 20,40
O processo de internacionalização empresarial propõe desafios complexos no âmbito dos negócios e profissional. Compreender a dinâmica dos negócios internacionais requer um olhar mais apurado dos gestores sobre as ferramentas, processos e a própria gestão

- Formato: Impresso
- Páginas: 112
- Publicação: 20/02/2013
- Capa: Brochura
- Peso: 0,24 kg
- Dimensões: 17 X 24
O processo de internacionalização empresarial propõe desafios complexos no âmbito dos negócios e profissional. Compreender a dinâmica dos negócios internacionais requer um olhar mais apurado dos gestores sobre as ferramentas, processos e a própria gestão e desenvolvimento de pessoas capazes de atuar em ambientes multiculturais.
Este livro propõe uma reflexão sobre o universo da gestão de ambientes multiculturais a partir das perspectivas internacional e brasileira. Oferece ao leitor a compreensão de aspectos relevantes, como os desafios dos negócios internacionais, gestão e cultura, quem é o gestor internacional e suas competências, trabalhando os conceitos de global mindset e inteligência cultural, comunicação em ambientes multiculturais, gestão de times multiculturais e gerenciamento de expatriação.
Escrito de forma didática, tem por objetivo levar estudantes de graduação e pós graduação inseridos no contexto de negócios internacionais a oportunidade de conhecer as principais temáticas do desafiador universo da gestão de empresas e pessoas globais. É o primeiro livro em português a tratar da complexidade da gestão de organizações em um ambiente de múltiplas culturas.
Leitura destinada a cursos de graduação e de pós-graduação em Administração inseridos no contexto de negócios internacionais. Obra de referência nas áreas de organizações e negócios internacionais e de relevante interesse para profissionais que lidam com cultura organizacional e gestão de negócios internacionais.
Apresentação, vii
Prefácio, ix
1 Introdução, 1
2 Os desafios dos negócios internacionais, 4
2.1 Os negócios internacionais, 4
2.2 Teorias de empresas multinacionais, 7
2.3 A internacionalização das empresas brasileiras, 12
3 Gestão e cultura, 15
3.1 Cultura: múltiplos enfoques, 15
3.2 Cultura em negócios internacionais, 17
3.3 As dimensões da cultura de Hofstede: visão geral, 19
3.4 O estudo GLOBE, 21
4 Gestão e cultura: as empresas brasileiras, 29
4.1 Introdução, 29
4.2 Cultura e “gestão à brasileira”, 30
4.2 O estilo brasileiro e a exposição internacional, 35
4.3 Estilo de gestão à brasileira: fatores culturais e competências singulares, 36
5 O gestor internacional, 40
5.1 Quem é o gestor internacional?, 40
5.2 Competências do executivo global, 43
5.3 Global mindset: competência ou característica?, 45
5.4 Global mindset nas empresas brasileiras, 49
5.5 Inteligência cultural, 49
5.6 Atributos do gestor global: um modelo integrativo, 51
6 Comunicação em ambientes multiculturais, 57
6.1 Componentes do processo de comunicação intercultural, 58
6.2 Comunicação intercultural: além do conhecimento de línguas, 60
6.3 Padrões de comunicação em diferentes culturas, 61
6.3.1 Orientação social, 62
6.3.2 Comprometimento, 63
6.3.3 Responsabilidade, 63
6.3.4 Confrontação, 63
6.3.5 Comunicação, 64
7 Gestão de times multiculturais, 66
7.1 Times em ambientes multiculturais, 66
7.2 Estratégias para desenvolver times multiculturais, 69
7.3 Estratégias para lidar com os desafios relativos aos times multiculturais, 73
8 Negociação em contextos multiculturais, 77
8.1 O modelo racional de negociação, 77
8.2 Cultura e negociação, 80
8.3 Poder e cultura, 83
9 Gerenciamento da expatriação, 86
9.1 O desenvolvimento da expatriação, 86
9.2 A pré-expatriação, 87
9.3 A expatriação, 90
9.4 A repatriação, 92
9.5 A carreira do cônjuge e a vida familiar, 94
Germano Glufke Reis
Doutor sanduíche em Administração pela FEA/USP e University of Cambridge, The Judge Bussines School, InglaterraMestre em Administração de Empresas pela FGV/EAESPPsicólogo formado pela Universidade de Brasília com foco em organizaçõesProfessor da FGV/EAESPAtua em programas MBA da FIAPrestou assessoria a empresas nacionais e multinacionais Integrante do Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas da FGV Coordena o curso de educação continuada "Gestão de pessoas: políticas e práticas contemporânea" (FGV/PEC)Atua como consultor nas áreas de desenvolvimento gerencial e gestão de pessoasAutor do livro Avaliação 360 Graus, publicado pela Atlas, e coautor de capítulos nos livros: As pessoas nas organizações (Gente), Impacts of emerging economies and firms on international business (Palgrave Macmillan) e The emergence of Southern Multinationals: the impacts on Europe (European Science Foundation/ Palgrave)
Gilberto Sarfati
Doutor (Departamento de Ciências Políticas da FFLCH/USP) em Relações Internacionais com especialização em negociaçãoMestre (The Hebrew University of Jerusalém Israel) em Relações Internacionais com especialização em diplomaciaEconomistaProfessor dos cursos de Relações Internacionais da FAAP, Faculdades Integradas Rio Branco e ESPMJá atuou como VP do Webster Bank no Brasil, country manager da Segurlink e diretor de novos negócios da Nexxy CapitalAtualmente é associado a Rubens Barbosa & Associados, consultoria especializada em negócios internacionais, e consultor sênior da Resolve! Global MarketingPósdoutor em Estratégia Empresarial pela FGVEAESP. Autor dos livros Teorias de relações internacionais (Saraiva, 2005), Manual de diplomacia corporativa: a construção das relações internacionais da empresa (Atlas, 2007) e O terceiro xadrez (Edusp, 2009)Organizador do Manual de negociação (Saraiva, 2010)Já atuou como executivo internacional em empresas do Brasil, Estados Unidos, Israel, Espanha e ArgentinaCoordenador da cadeira de Gestão de Ambientes Multiculturais da graduação em Administração de Empresas da FGVEAESP
Letícia Fantinato Menegon
Doutora e mestre em Administração pela FEA/USPBacharel em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo Fundação Getulio Vargas (EAESPFGV)Professora da FGVEAESP e atua como docente nas seguintes Instituições de Ensino: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Universidade Presbiteriana MackenzieTrabalhou na ACCENTURE do Brasil e Fischer & Dutra Gestão Organizacional, atuando em projetos nas áreas de mudança organizacional, gestão de pessoas, estratégia em recursos humanosOrganizadora do livro Comportamento organizacional, da Editora Pearson
Germano Glufke Reis
Doutor sanduíche em Administração pela FEA/USP e University of Cambridge, The Judge Bussines School, InglaterraMestre em Administração de Empresas pela FGV/EAESPPsicólogo formado pela Universidade de Brasília com foco em organizaçõesProfessor da FGV/EAESPAtua em programas MBA da FIAPrestou assessoria a empresas nacionais e multinacionais Integrante do Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas da FGV Coordena o curso de educação continuada "Gestão de pessoas: políticas e práticas contemporânea" (FGV/PEC)Atua como consultor nas áreas de desenvolvimento gerencial e gestão de pessoasAutor do livro Avaliação 360 Graus, publicado pela Atlas, e coautor de capítulos nos livros: As pessoas nas organizações (Gente), Impacts of emerging economies and firms on international business (Palgrave Macmillan) e The emergence of Southern Multinationals: the impacts on Europe (European Science Foundation/ Palgrave)
Gilberto Sarfati
Doutor (Departamento de Ciências Políticas da FFLCH/USP) em Relações Internacionais com especialização em negociaçãoMestre (The Hebrew University of Jerusalém Israel) em Relações Internacionais com especialização em diplomaciaEconomistaProfessor dos cursos de Relações Internacionais da FAAP, Faculdades Integradas Rio Branco e ESPMJá atuou como VP do Webster Bank no Brasil, country manager da Segurlink e diretor de novos negócios da Nexxy CapitalAtualmente é associado a Rubens Barbosa & Associados, consultoria especializada em negócios internacionais, e consultor sênior da Resolve! Global MarketingPósdoutor em Estratégia Empresarial pela FGVEAESP. Autor dos livros Teorias de relações internacionais (Saraiva, 2005), Manual de diplomacia corporativa: a construção das relações internacionais da empresa (Atlas, 2007) e O terceiro xadrez (Edusp, 2009)Organizador do Manual de negociação (Saraiva, 2010)Já atuou como executivo internacional em empresas do Brasil, Estados Unidos, Israel, Espanha e ArgentinaCoordenador da cadeira de Gestão de Ambientes Multiculturais da graduação em Administração de Empresas da FGVEAESP
Letícia Fantinato Menegon
Doutora e mestre em Administração pela FEA/USPBacharel em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo Fundação Getulio Vargas (EAESPFGV)Professora da FGVEAESP e atua como docente nas seguintes Instituições de Ensino: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Universidade Presbiteriana MackenzieTrabalhou na ACCENTURE do Brasil e Fischer & Dutra Gestão Organizacional, atuando em projetos nas áreas de mudança organizacional, gestão de pessoas, estratégia em recursos humanosOrganizadora do livro Comportamento organizacional, da Editora Pearson