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GESTÃO EM AMBIENTES MULTICULTURAIS

  • ISBN:

    9788522476077

  • Edição: 1|2013
  • Editora: Atlas

Letícia Fantinato Menegon, Germano Glufke Reis e Gilberto Sarfati

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4213035
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O processo de internacionalização empresarial propõe desafios complexos no âmbito dos negócios e profissional. Compreender a dinâmica dos negócios internacionais requer um olhar mais apurado dos gestores sobre as ferramentas, processos e a própria ges...

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  • Formato: Impresso
  • Páginas: 112
  • Publicação: 20/02/2013
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,24 kg
  • Dimensões: 17 X 24

O processo de internacionalização empresarial propõe desafios complexos no âmbito dos negócios e profissional.  Compreender a dinâmica dos negócios internacionais requer um olhar mais apurado dos gestores sobre as ferramentas, processos e a própria gestão e desenvolvimento de pessoas capazes de atuar em ambientes multiculturais. 

Este livro propõe uma reflexão sobre o universo da gestão de ambientes multiculturais a partir das perspectivas internacional e brasileira. Oferece ao leitor a compreensão de aspectos relevantes, como os desafios dos negócios internacionais, gestão e cultura, quem é o gestor internacional e suas competências, trabalhando os conceitos de global mindset e inteligência cultural, comunicação em ambientes multiculturais, gestão de times multiculturais e gerenciamento de expatriação. 

Escrito de forma didática, tem por objetivo levar estudantes de graduação e pós graduação inseridos no contexto de negócios internacionais a oportunidade de conhecer as principais temáticas do desafiador universo da gestão de empresas e pessoas globais. É o primeiro livro em português a tratar da complexidade da gestão de organizações em um ambiente de múltiplas culturas.

Leitura destinada a cursos de graduação e de pós-graduação em Administração inseridos no contexto de negócios internacionais. Obra de referência nas áreas de organizações e negócios internacionais e de relevante interesse para profissionais que lidam com cultura organizacional e gestão de negócios internacionais.

Apresentação, vii

Prefácio, ix

1 Introdução, 1

2 Os desafios dos negócios internacionais, 4
2.1 Os negócios internacionais, 4
2.2 Teorias de empresas multinacionais, 7
2.3 A internacionalização das empresas brasileiras, 12

3 Gestão e cultura, 15
3.1 Cultura: múltiplos enfoques, 15
3.2 Cultura em negócios internacionais, 17
3.3 As dimensões da cultura de Hofstede: visão geral, 19
3.4 O estudo GLOBE, 21

4 Gestão e cultura: as empresas brasileiras, 29
4.1 Introdução, 29
4.2 Cultura e “gestão à brasileira”, 30
4.2 O estilo brasileiro e a exposição internacional, 35
4.3 Estilo de gestão à brasileira: fatores culturais e competências singulares, 36

5 O gestor internacional, 40
5.1 Quem é o gestor internacional?, 40
5.2 Competências do executivo global, 43
5.3 Global mindset: competência ou característica?, 45
5.4 Global mindset nas empresas brasileiras, 49
5.5 Inteligência cultural, 49
5.6 Atributos do gestor global: um modelo integrativo, 51

6 Comunicação em ambientes multiculturais, 57
6.1 Componentes do processo de comunicação intercultural, 58
6.2 Comunicação intercultural: além do conhecimento de línguas, 60
6.3 Padrões de comunicação em diferentes culturas, 61
6.3.1 Orientação social, 62
6.3.2 Comprometimento, 63
6.3.3 Responsabilidade, 63
6.3.4 Confrontação, 63
6.3.5 Comunicação, 64

7 Gestão de times multiculturais, 66
7.1 Times em ambientes multiculturais, 66
7.2 Estratégias para desenvolver times multiculturais, 69
7.3 Estratégias para lidar com os desafios relativos aos times multiculturais, 73

8 Negociação em contextos multiculturais, 77
8.1 O modelo racional de negociação, 77
8.2 Cultura e negociação, 80
8.3 Poder e cultura, 83

9 Gerenciamento da expatriação, 86
9.1 O desenvolvimento da expatriação, 86
9.2 A pré-expatriação, 87
9.3 A expatriação, 90
9.4 A repatriação, 92
9.5 A carreira do cônjuge e a vida familiar, 94


Germano Glufke Reis

Doutor sanduíche em Administração pela FEA/USP e University of Cambridge, The Judge Bussines School, Inglaterra

Mestre em Administração de Empresas pela FGV/EAESP

Psicólogo formado pela Universidade de Brasília com foco em organizações

Professor da FGV/EAESP

Atua em programas MBA da FIA

Prestou assessoria a empresas nacionais e multinacionais

Integrante do Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas da FGV

Coordena o curso de educação continuada "Gestão de pessoas: políticas e práticas contemporânea" (FGV/PEC)

Atua como consultor nas áreas de desenvolvimento gerencial e gestão de pessoas

Autor do livro Avaliação 360 Graus, publicado pela Atlas, e coautor de capítulos nos livros: As pessoas nas organizações (Gente), Impacts of emerging economies and firms on international business (Palgrave Macmillan) e The emergence of Southern Multinationals: the impacts on Europe (European Science Foundation/ Palgrave)


Gilberto Sarfati

Doutor (Departamento de Ciências Políticas da FFLCH/USP) em Relações Internacionais com especialização em negociação

Mestre (The Hebrew University of Jerusalém

Israel) em Relações Internacionais com especialização em diplomacia

Economista

Professor dos cursos de Relações Internacionais da FAAP, Faculdades Integradas Rio Branco e ESPM

Já atuou como VP do Webster Bank no Brasil, country manager da Segurlink e diretor de novos negócios da Nexxy Capital

Atualmente é associado a Rubens Barbosa & Associados, consultoria especializada em negócios internacionais, e consultor sênior da Resolve! Global Marketing

Pós

doutor em Estratégia Empresarial pela FGV

EAESP. Autor dos livros Teorias de relações internacionais (Saraiva, 2005), Manual de diplomacia corporativa: a construção das relações internacionais da empresa (Atlas, 2007) e O terceiro xadrez (Edusp, 2009)

Organizador do Manual de negociação (Saraiva, 2010)

Já atuou como executivo internacional em empresas do Brasil, Estados Unidos, Israel, Espanha e Argentina

Coordenador da cadeira de Gestão de Ambientes Multiculturais da graduação em Administração de Empresas da FGV

EAESP


Letícia Fantinato Menegon

Doutora e mestre em Administração pela FEA/USP

Bacharel em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo

Fundação Getulio Vargas (EAESP

FGV)

Professora da FGV

EAESP e atua como docente nas seguintes Instituições de Ensino: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Universidade Presbiteriana Mackenzie

Trabalhou na ACCENTURE do Brasil e Fischer & Dutra Gestão Organizacional, atuando em projetos nas áreas de mudança organizacional, gestão de pessoas, estratégia em recursos humanos

Organizadora do livro Comportamento organizacional, da Editora Pearson