Livro Impresso
GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES: A Evolução do Ser Humano na Vida e na Carreira
-
ISBN:
9788522491216
- Edição: 1|2014
- Editora: Atlas
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4214009
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Carreira, no Brasil e no mundo, significa tanto orientar o jovem que inicia na empresa, quanto as pessoas que já ocupam cargos de chefia e que precisam visualizar o próximo passo na sua ascensão profissional. Essa visão de futuro também abrange as pessoas

- Formato: Impresso
- Páginas: 256
- Publicação: 20/08/2014
- Capa: Brochura
- Peso: 0,43 kg
- Dimensões: 17 X 24
Carreira, no Brasil e no mundo, significa tanto orientar o jovem que inicia na empresa, quanto as pessoas que já ocupam cargos de chefia e que precisam visualizar o próximo passo na sua ascensão profissional. Essa visão de futuro também abrange as pessoas que já estão pensando em se aposentar e que estão planejando a continuidade de uma atividade profissional, após a aposentadoria. Adicionalmente, significa orientar o jovem que não quer fazer, ou continuar, carreira na empresa e que prefere ser empreendedor, precisando se preparar para esse passo, na vida profissional.O livro contém sistemas de trabalho, metodologias e práticas da Gestão de Pessoas, relacionadas com comportamento humano e organizacional, o qual explica a motivação das pessoas para agirem (ou deixarem de agir) de determinada maneira. O texto relata o percurso do ser humano na sua vida pessoal e na profissional, pois ambas as realidades se inter-relacionam profundamente. Uma dessas realidades pode facilitar ou dificultar o andamento da outra. Mostra também que a carreira não está ligada apenas à manutenção econômica, já que na interação social com o mundo do trabalho a pessoa busca também realizar uma identidade pessoal, buscando afeto e reconhecimento. O desenvolvimento na carreira permite ao ser humano perceber-se como contribuidor para o progresso da sociedade em que atua. Ou seja, o trabalho, para qualquer indivíduo, é sentir-se reconhecido, é perceber que domina um campo do conhecimento, que realiza seu próprio potencial e progresso e o de seus familiares, participando da evolução do país onde vive.Obra de interesse para gestores de pessoas, para empresários e líderes do mundo dos negócios, administradores públicos, educadores, sociólogos, antropólogos e filósofos que pretendem perceber o ser humano na sua atuação concreta, no mundo do trabalho, e na sua subjetividade, no seu comportamento e na vida pessoal, a fim de que qualquer tipo de organização tenha mais sucesso na atração, na retenção e no desenvolvimento de seus colaboradores. Leitura complementar para cursos de MBA, Mestrado e Doutorado que buscam analisar a relação da carreira com trabalho, com o sucesso e a realização pessoal.
Introdução, 1
1 O início, a evolução e o fim da vida; as fases do desenvolvimento do ser humano, 5
1.1 Ontogênese e filogênese; genética e hereditariedade, 5
1.2 Corpo humano e cérebro condicionam o corpo humano, 6
1.3 Etapas da evolução psicofísica do ser humano, 7
1.4 A velhice, 12
1.5 Uma análise da morte do ponto de vista psicológico, 13
1.6 Experiências humanas vivenciadas como morte, 20
Temas para reflexão, 22
2 A importância da vida afetiva na motivação humana, 23
2.1 Sentimentos e emoções, 23
2.2 Origens do medo e da raiva, 24
2.3 Sensações, sentimentos e emoções, 26
2.4 Diferenças entre homens e mulheres na vida e no ambiente de trabalho, 28
2.5 Outras diferenças entre homens e mulheres, 32
2.6 Impacto das diferenças psicológicas entre os sexos na relação social e no casamento, 34
2.7 Mulheres intuitivas, homens autistas, 34
Temas para reflexão, 37
3 Código de conduta empresarial, 39
3.1 Direito sindical e trabalhista brasileiro, 40
3.2 Discriminação no trabalho, 43
3.3 Assédio sexual e assédio moral, 45
3.4 Higiene e segurança do trabalho, 46
Temas para reflexão, 48
4 Características de uma cultura organizacional, 49
4.1 Características de uma organização que evidenciam a essência de sua cultura, 49
4.2 Cultura dominante e subculturas de uma organização, 51
4.3 O significado de uma cultura forte, 52
4.4 Quando uma cultura se torna um passivo e as origens de uma cultura, 53
4.5 Tempo de maturação de uma cultura e possibilidade de mudá-la, 55
4.6 Harmonização da estratégia e da cultura, 57
Temas para reflexão, 60
5 A importância da linguagem na vida executiva, 61
5.1 A diferença do ser humano em relação aos animais; somos uma espécie que fala, 62
5.2 A utilização da fala na construção do eu e do outro, 63
5.3 A distinção entre língua e fala, 64
5.4 A fala no mundo do trabalho, 67
Temas para reflexão, 70
6 A ética na origem, na filosofia e sua importância para o executivo, 73
6.1 O bem, a virtude e o mal; teorias sobre a liberdade para decidir do ser humano, 74
6.2 A Carta da Terra e a situação mundial, 76
Temas para reflexão, 79
7 O qu e significa ser uma empresa onde as pessoas gostam de trabalhar, 81
7.1 Como entrar na lista das melhores empresas para se trabalhar; como o funcionário avalia a empresa; o que é um bom ambiente de trabalho; o great place to work, 83
Temas para reflexão, 88
8 Teorias psicológicas que têm impacto na gestão, 89
8.1 O pensamento de Skinner (Burrhus
1 O início, a evolução e o fim da vida; as fases do desenvolvimento do ser humano, 5
1.1 Ontogênese e filogênese; genética e hereditariedade, 5
1.2 Corpo humano e cérebro condicionam o corpo humano, 6
1.3 Etapas da evolução psicofísica do ser humano, 7
1.4 A velhice, 12
1.5 Uma análise da morte do ponto de vista psicológico, 13
1.6 Experiências humanas vivenciadas como morte, 20
Temas para reflexão, 22
2 A importância da vida afetiva na motivação humana, 23
2.1 Sentimentos e emoções, 23
2.2 Origens do medo e da raiva, 24
2.3 Sensações, sentimentos e emoções, 26
2.4 Diferenças entre homens e mulheres na vida e no ambiente de trabalho, 28
2.5 Outras diferenças entre homens e mulheres, 32
2.6 Impacto das diferenças psicológicas entre os sexos na relação social e no casamento, 34
2.7 Mulheres intuitivas, homens autistas, 34
Temas para reflexão, 37
3 Código de conduta empresarial, 39
3.1 Direito sindical e trabalhista brasileiro, 40
3.2 Discriminação no trabalho, 43
3.3 Assédio sexual e assédio moral, 45
3.4 Higiene e segurança do trabalho, 46
Temas para reflexão, 48
4 Características de uma cultura organizacional, 49
4.1 Características de uma organização que evidenciam a essência de sua cultura, 49
4.2 Cultura dominante e subculturas de uma organização, 51
4.3 O significado de uma cultura forte, 52
4.4 Quando uma cultura se torna um passivo e as origens de uma cultura, 53
4.5 Tempo de maturação de uma cultura e possibilidade de mudá-la, 55
4.6 Harmonização da estratégia e da cultura, 57
Temas para reflexão, 60
5 A importância da linguagem na vida executiva, 61
5.1 A diferença do ser humano em relação aos animais; somos uma espécie que fala, 62
5.2 A utilização da fala na construção do eu e do outro, 63
5.3 A distinção entre língua e fala, 64
5.4 A fala no mundo do trabalho, 67
Temas para reflexão, 70
6 A ética na origem, na filosofia e sua importância para o executivo, 73
6.1 O bem, a virtude e o mal; teorias sobre a liberdade para decidir do ser humano, 74
6.2 A Carta da Terra e a situação mundial, 76
Temas para reflexão, 79
7 O qu e significa ser uma empresa onde as pessoas gostam de trabalhar, 81
7.1 Como entrar na lista das melhores empresas para se trabalhar; como o funcionário avalia a empresa; o que é um bom ambiente de trabalho; o great place to work, 83
Temas para reflexão, 88
8 Teorias psicológicas que têm impacto na gestão, 89
8.1 O pensamento de Skinner (Burrhus
Ugo Franco Barbieri
Graduação/Registros profissionais: Filosofia (PUC RJ), Psicologia (PUC RJ), Direito (Universidade do Estado do RJ), Administração (Conselho Regional de Administração RJ)Cursos de Extensão em Psicologia Organizacional (PUC RJ) e Psicologia Clínica (PUC/CESAC RJ)Sócio da Taplow Brasil Consultores, consultoria especializada em Executive Search, Assessment e CoachingFoi Sócio Sênior da Horton International (2002/2014)Atua em Management Assessment, Coaching Executivo e Executive Search, Desenvolvimento de Lideranças (Coaching Grupal) e Palestras Motivacionais e de Sensibilização sobre temas de Gestão e Comportamento Humano e OrganizacionalComo Executivo e Gerente de RH: Banco Brascan de Investimentos, RJComo Executivo e Diretor de Administração e RH: Xerox, RJ; Cyanamid, RJ; Grupo Eluma (Diretor e membro do Conselho), SP e Casas Pernambucanas do Norte/Nordeste (Diretor e membro do Conselho), FortalezaComo Consultor, Diretor e Associado: Boyden, SP; Arthur Andersen/Coopers & Lybrand, SP e TMP, SP Participação em comitês de Câmaras de Comércio (AmCham, FrançaBrasil, Sueca, Suíça, BrasilAlemanha), em Institutos (IBGC, IBEF) e no Conselho Regional de Administração SPFoi Chairman do Comitê de Educação e participou dos Comitês de Serviço e de RH da AmChamSPFoi Diretor da ABRH e VicePresidente da ADVBAutor de 5 livros publicados pela Editora Atlas, todos iniciados com o título “Gestão de Pessoas nas Organizações” e com os seguintes subtítulos: “O RH Estratégico”; “A Aprendizagem da Liderança e da Inovação”; “O Talento Humano na Sociedade da Informação”; “ A Evolução do Ser Humano na Vida e na Carreira”; “A Relação entre a Governança, a Cultura e a Liderança”.
Ugo Franco Barbieri
Graduação/Registros profissionais: Filosofia (PUC RJ), Psicologia (PUC RJ), Direito (Universidade do Estado do RJ), Administração (Conselho Regional de Administração RJ)Cursos de Extensão em Psicologia Organizacional (PUC RJ) e Psicologia Clínica (PUC/CESAC RJ)Sócio da Taplow Brasil Consultores, consultoria especializada em Executive Search, Assessment e CoachingFoi Sócio Sênior da Horton International (2002/2014)Atua em Management Assessment, Coaching Executivo e Executive Search, Desenvolvimento de Lideranças (Coaching Grupal) e Palestras Motivacionais e de Sensibilização sobre temas de Gestão e Comportamento Humano e OrganizacionalComo Executivo e Gerente de RH: Banco Brascan de Investimentos, RJComo Executivo e Diretor de Administração e RH: Xerox, RJ; Cyanamid, RJ; Grupo Eluma (Diretor e membro do Conselho), SP e Casas Pernambucanas do Norte/Nordeste (Diretor e membro do Conselho), FortalezaComo Consultor, Diretor e Associado: Boyden, SP; Arthur Andersen/Coopers & Lybrand, SP e TMP, SP Participação em comitês de Câmaras de Comércio (AmCham, FrançaBrasil, Sueca, Suíça, BrasilAlemanha), em Institutos (IBGC, IBEF) e no Conselho Regional de Administração SPFoi Chairman do Comitê de Educação e participou dos Comitês de Serviço e de RH da AmChamSPFoi Diretor da ABRH e VicePresidente da ADVBAutor de 5 livros publicados pela Editora Atlas, todos iniciados com o título “Gestão de Pessoas nas Organizações” e com os seguintes subtítulos: “O RH Estratégico”; “A Aprendizagem da Liderança e da Inovação”; “O Talento Humano na Sociedade da Informação”; “ A Evolução do Ser Humano na Vida e na Carreira”; “A Relação entre a Governança, a Cultura e a Liderança”.