Livro Impresso
Gestão Ambiental - Responsabilidade Social e Sustentabilidade
-
ISBN:
9788597010336
- Edição: 3|2017
- Editora: Atlas
De:
R$ 157,00
Por:
R$ 133,45
In stock
SKU
42161075
ou em até 6x de R$ 22,24
Este livro aborda os principais temas relacionados com as empresas e o meio ambiente, tais como: desenvolvimento sustentável, legislação ambiental municipal, sistemas de gestão ambiental, economia verde, comércio internacional, mudança climática global, o

- Formato: Impresso
- Páginas: 248
- Publicação: 15/02/2017
- Capa: Brochura
- Peso: 0,42 kg
- Dimensões: 17 X 24
Este livro aborda os principais temas relacionados com as empresas e o meio ambiente, tais como: desenvolvimento sustentável, legislação ambiental municipal, sistemas de gestão ambiental, economia verde, comércio internacional, mudança climática global, o Protocolo de Kyoto e a COP 21, o Protocolo de Montreal e o Acordo de Kigali, produção mais limpa, ecoeficiência, marketing verde, responsabilidade ambiental e cidadania.
Além disso, trata de questões vinculadas que são da máxima importância para as empresas, como a responsabilidade ambiental empresarial e a relação com as comunidades locais, dando especial ênfase no papel das administrações públicas municipais.
Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade apresenta estudo de caso elucidativo da relação entre a cidadania ambiental emergente e as empresas, discutindo os efeitos da ampliação do debate ecológico na tomada de posição das pessoas e das organizações não governamentais. O livro utiliza exemplos recentes de problemas ambientais, contextualizando-os em cada capítulo com os conceitos apresentados.
Livro-texto para a disciplina Gestão Ambiental dos cursos de Administração, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Gestão Tecnológica Ambiental e Direito com ênfase em meio ambiente, bem como cursos que incluem a disciplina em seus currículos plenos. Leitura complementar para disciplinas que abordam o desenvolvimento sustentável em seus múltiplos aspectos. Obra de relevante interesse também para micro, pequenos e médios empresários interessados em obter um conhecimento mais abrangente do envolvimento das empresas com a questão ambiental.
Acompanhe as nossas publicações, cadastre-se e receba as informações por e-mail (Clique aqui!)
Apresentação, XI
1 A evolução histórica da questão ambiental, 1
2 A tomada de consciência do problema ambiental, 17
3 O desenvolvimento sustentável como novo paradigma, 35
4 As empresas e o meio ambiente, 57
5 As empresas e a comunidade local, 83
6 O sistema de gestão ambiental nas empresas, 101
7 Comércio internacional e meio ambiente, 123
8 As mudanças climáticas globais, 139
9 A produção mais limpa e a ecoeficiência, 153
10 Marketing verde ou ecológico, 167
11 A responsabilidade social empresarial e o meio ambiente, 183
12 A cidadania, as empresas e o meio ambiente: o caso CESP das usinas termoelétricas em São Paulo, 203
Anexos, 219
Anexo A, 219
Anexo B, 221
Anexo C, 224
Referências, 227
Reinaldo Dias é sociólogo, mestre em Ciência Política e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Especialista em Ciências Ambientais. Professor do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Foi professor e coordenador de cursos em diversas instituições de ensino, entre as quais: Centro Universitário Una (Minas Gerais), Universidade Paulista (UNIP) e Universidade São Francisco (USF). Autor de vários livros nas áreas de metodologia da pesquisa, sociologia, administração e turismo.