Livro Impresso
Estéticas Urbanas - Da Pólis Grega à Metrópole Contemporânea
-
ISBN:
9788521635970
- Edição: 2|2019
- Editora: LTC
R$ 265,00
In stock
SKU
2114056
ou em até 10x de R$ 26,50
O livro Estéticas Urbanas — da Pólis Grega à Metrópole Contemporânea, de Sonia Hilf Schulz, explora as diferentes estéticas das cidades a partir de um diálogo entre os projetos urbanos e a filosofia. A cidade se constrói pela coexistência e interação da
- Formato: Impresso
- Páginas: 280
- Publicação: 07/06/2019
- Capa: Brochura
- Peso: 0,70 kg
- Dimensões: 17 x 24
O livro Estéticas Urbanas — da Pólis Grega à Metrópole Contemporânea, de Sonia Hilf Schulz, explora as diferentes estéticas das cidades a partir de um diálogo entre os projetos urbanos e a filosofia.
A cidade se constrói pela coexistência e interação das múltiplas arquiteturas e não arquiteturas, de diversas funções e escalas, que desenham as paisagens urbanas. Por ser um espaço ativo, em permanente transformação, a cidade real desafia os modelos urbanos idealizados de organização e controle do ambiente construído, instigando a uma reflexão sobre a recorrência do idealismo nos projetos de cidades, desde a Antiguidade até meados do século XX.
Nesta edição revisada e expandida, são discutidas as estratégias adotadas pelos arquitetos para gerar urbanidade e, assim, estimular experiências estéticas. A participação dos atores e autores no continuado processo de construção dos espaços urbanos são analisados criticamente.
Paralelamente, os legados arquitetônicos e urbanísticos ganham relevância, pois a cidade surge não apenas como obra de arte, mas, sobretudo, como um espaço simbólico e cultural.
Prefácio
Introdução
Capítulo 1 - Do caos natural ao cosmo racional
Capítulo 2 - A persistência do idealismo na forma urbana
Capítulo 3 - Encantamentos e desencantamentos na cidade moderna
Capítulo 4 - A estética urbana como resistência
Referências bibliográficas
Figuras
Índice
Sonia Hilf Schulz
Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. Arquiteta e Mestre em Comunicação pela UFRJ, Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP, desenvolve pesquisas que estabelecem diálogos entre arquitetura e filosofia. Seus primeiros ensaios sobre estéticas urbanas foram elaborados entre 1995 e 1997, quando foi pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia em Berkeley. Esses estudos foram aprofundados durante o doutorado, e a tese concluída em 2003 deu origem a este livro.