• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

ESTATÍSTICA APLICADA À GESTÃO EMPRESARIAL

  • ISBN:

    9788522480906

  • Edição: 4|2013
  • Editora: Atlas

Adriano Leal Bruni

De: R$  333,00 Por: R$  283,05
ou em até 10x de R$ 28,30
< >
Apresenta de forma simples, didática e clara conceitos de estatística descritiva e probabilidades aplicados à gestão empresarial, com uma grande variedade de exemplos e exercícios. Está distribuído em quinze capítulos, que abordam, inicialmente, o uso ...
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 416
  • Publicação: 04/09/2013
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,96 kg
  • Dimensões: 21 X 28

Apresenta de forma simples, didática e clara conceitos de estatística descritiva e probabilidades aplicados à gestão empresarial, com uma grande variedade de exemplos e exercícios. Está distribuído em quinze capítulos, que abordam, inicialmente, o uso da estatística descritiva, incluindo a análise exploratória de dados, o uso dos gráficos, a análise com base em medidas de posição central, dispersão, ordenamento e forma. Posteriormente, discute aplicações de probabilidades e de distribuições de probabilidades.

 

Contém também as técnicas da estatística inferencial, com construção de intervalos de confiança e testes de hipóteses de médias e proporções para uma ou duas amostras, tópicos de análise de regressão e correlação ? incluindo ajuste por mínimos quadrados, estimativas de coeficientes de regressão e correlação e testes de hipóteses apropriados, além de explicações e exemplos sobre números-índices e séries temporais.

 

Livro-texto para as disciplinas relacionadas ao ensino de Estatística nos cursos de Administração, Contabilidade, Economia e Engenharia da Produção. Leitura complementar para as disciplinas relativas à Pesquisa de Marketing ou Metodologia da Pesquisa.

Prefácio, xi

 

1 Estatística e análise exploratória de dados, 1
Objetivos do capítulo, 1
Definições e conceitos sobre Estatística, 2
Dados, casos, variáveis e informações, 4
Ordenando e contando os dados, 8
Agrupando em classes, 11
Analisando as informações tabuladas, 16
Exercícios, 16

 

2 Gráficos, 23
Objetivos do capítulo, 23
Lendo as informações das figuras, 24
Gráfico de ramo e folha, 25
Histograma, 25
Para dados não agrupados em classes, 26
Para dados agrupados em classes, 26
Diagrama ou gráfico de colunas, 26
Diagrama ou gráfico de barras, 27
Diagrama ou gráfico de Pareto, 28
Diagrama ou gráfico de ogiva, 28
Diagrama ou gráfico boxplot, 29
Gráfico ou diagrama de setores, 30
Gráfico ou diagrama de dispersão, 30
Gráficos pictóricos ou pictogramas, 31
Falhas na elaboração de gráficos, 31
Exercícios, 33

 

3 Medidas de posição central, 40
Objetivos do capítulo, 40
Os centros dos dados, 41
Médias, 41
Média aritmética simples para dados não agrupados, 42
Média aritmética ponderada para dados tabulados, porém não agrupados em classes, 43
Média aritmética ponderada para dados agrupados em classes de frequência, 44
Média geométrica, 46
Média harmônica, 47
Entendendo o uso da média harmônica, 47
Mediana, 48
Mediana para dados não agrupados, 48
Mediana para dados agrupados, 49
Mediana para dados agrupados em classes, 49
Vantagens e desvantagens da mediana, 50
Moda, 50
Outras formas de calcular a moda para dados agrupados em classes de frequência, 51
Fórmula de Czuber para a moda, 52
Fórmula de King para a moda, 52
Fórmula de Pearson para a moda, 53
Vantagens e desvantagens da moda, 53
Relação entre média, moda e mediana, 53
Exercícios, 54
4 Medidas de dispersão, 60
Objetivos do capítulo, 60
Analisando a dispersão dos dados, 61
Amplitude total, 61
Desvio médio absoluto, 62
Variância, 62
Desvio padrão, 63
Desvio padrão e variância amostrais, 64
Fórmula simplificada do desvio padrão, 65
Medidas de dispersão para dados agrupados, 66
Medidas de dispersão para dados agrupados em classes de frequência, 67
Significado do desvio padrão, 68
Coeficiente de variação, 70
Exercícios, 71

 

5 Medidas de ordenamento e forma, 75
Objetivos do capítulo, 75
Medidas de ordenamento, 75
Sinos, assimetrias e curtoses, 79
Curvas achatadas ou alongadas, 80
Curvas simétricas e assimétricas, 81
Exercícios, 83

 

6 Probabilidade, 86
Objetivos do capítulo, 86
Lidando com múltiplos eventos possíveis, 86
História da probabi

 


Adriano Leal Bruni

 

Doutor e mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

 

 

Professor titular da Universidade Federal da Bahia