• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

Engenharia de Software - Conceitos e Práticas

  • ISBN:

    9788535292725

  • Edição: 2|2019
  • Editora: GEN LTC

Raul Wazlawick

R$ 185,00
In stock
SKU
440857
ou em até 9x de R$ 20,56
< >
O SWEBOK (Software Engineering Book of Knowledge), organizado pela IEE Computer Society, foi um avanço da área de engenharia de software. Adotado como padrão internacional desde 2006 (ISSO/IEC TR 19759), sistematiza os conhecimentos necessários para todo
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 320
  • Publicação: 14/08/2019
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,72 kg
  • Dimensões: 21,5 x 27,5

O SWEBOK (Software Engineering Book of Knowledge), organizado pela IEE Computer Society, foi um avanço da área de engenharia de software. Adotado como padrão internacional desde 2006 (ISSO/IEC TR 19759), sistematiza os conhecimentos necessários para todo engenheiro de software.


Em Engenharia de Software, são abordadas sete das dez áreas de conhecimento relacionadas ao SWEBOK: Teste, Manutenção, Gerenciamento de Configuração, Gerenciamento de Engenharia, Processo de Engenharia, Ferramentas e Métodos e Qualidade.

A profundidade com que os tópicos são tratados é adequada a estudantes de graduação dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação. Dessa forma, espera-se contribuir para que esses alunos possam desempenhar adequadamente a função de engenheiro de software no mercado de trabalho.

 

Além disso, o livro também pode ser de grande valia para profissionais que tenham interesse em atualizar seus conhecimentos ou dar o primeiro passo para a implantação de processos produtivos mais organizados em suas empresas.

 

Por fim, este livro é direcionado a todos aqueles que acreditam e trabalham para que o Brasil possa se tornar uma referência mundial na área de produção de software, esbanjando qualidade e criatividade.

1. Introdução
Parte I: Processo de Desenvolvimento de Software
2. Processo
3. Modelos de Processos Prescritivos
4. Modelos Ágeis
5. UP – Processo Unificado

Parte II: Planejamento e Gerência de Projetos
6. Planejamento
7. Estimação de Esforço
8. Riscos
9. Gerenciamento de Projeto de Software
10. Gerenciamento de Configuração e Mudança

Parte III: Qualidade
11. Qualidade de Produto de Software
12. Qualidade de Processos
13. Teste
14. Manutenção e Evolução de Software
 

Posfácio. O Futuro da Engenharia de Software
Referências
Índice

Raul Sidnei Wazlawick
Professor titular do Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1988). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1991). Doutor em Engenharia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1993), com pós-doutorado em Informática pela Universidade Nova de Lisboa (1998).

Desde 1986, trabalha na área de Engenharia de Software, sendo docente desde 1992 na UFSC e em cursos e palestras em dezenas de outras universidades e organizações no Brasil e no exterior. Trabalha em projetos de pesquisa em consultoria em empresas para melhoria de processos de desenvolvimento de software. Foi membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), coordenador dos cursos de bacharelado e mestrado em Ciência da Computação da UFSC, coordenador do XX Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES, 2006) e chair do Working Group 3.2 (Higher Education) da International Federation for Information Processing (IFIP). Foi membro da Comissão de Especialistas em Ensino de Informática e Computação do Ministério da Educação (MEC) e da Comissão Assessora da Área de Computação para o Enade 2014. Orientou dezenas de dissertações de mestrado, teses de doutorado e trabalhos de graduação; publicou mais de uma centena de artigos científicos em eventos e periódicos internacionais. Recebeu, juntamente com sua orientanda Marília Guterres Ferreira, o Best Paper Award na Conferência Ibero-americana de Engenharia de Software em 2011. É bolsista de produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora pelo CNPq e coordenador geral do Laboratório Bridge da UFSC ( www.bridge.ufsc.br ) que, com mais de uma centena de colaboradores, desenvolve soluções em informática para transformar a saúde pública no Brasil.