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E-book - Sociologia das Organizações
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ISBN:
9788522489886
- Edição: 2|2012
- Editora: Atlas
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4214845
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As organizações são fundamentais nas atuais sociedades humanas, ao ponto de podermos afirmar que sem elas nossa civilização teria poucas chances de sobrevivência.
As organizações são fundamentais nas atuais sociedades humanas, ao ponto de podermos afirmar que sem elas nossa civilização teria poucas chances de sobrevivência. Constituem, ao lado dos indivíduos, agentes sociais que intervêm de diversos modos no nosso cotidiano. Nesse sentido, são objeto de estudo da Sociologia das Organizações na sua interação com outras organizações, com outros indivíduos e nas relações sociais internas que lhes dão razão de ser.
Este livro aborda as organizações como unidades sociais, complexas, que apresentam algumas características universais e que assim podem ser estudadas de modo geral. Embora a abordagem aqui adotada tenha tido como foco principal as organizações empresariais, os conceitos e relações básicas que são apresentados podem ser aplicados a quaisquer organizações que apresentam alguma complexidade.
A obra inova ao abordar inúmeros temas, relativamente novos, em Sociologia das Organizações e na análise organizacional de forma geral, como as organizações econômicas pré-capitalistas ? guildas, manufaturas e companhias de comércio ?, as organizações fordistas relacionadas com as pós-fordistas, a teoria dos clusters, a competitividade sistêmica, a teoria dos stakeholders, responsabilidade social organizacional, o capital social, as cooperativas e o terceiro setor. Além de tratar dos tradicionais temas da teoria organizacional como as diferentes abordagens ? clássica, humanista, sistêmica, contingencial; a estrutura organizacional; poder e conflito; cultura e clima organizacional; mudança e inovação e ambiente organizacional, entre outros.
Livro-texto para as disciplinas Sociologia das Organizações, Sociologia Aplicada à Administração, Teoria Organizacional, Análise Organizacional e Cultura Organizacional, entre outras, e leitura complementar às principais disciplinas dos cursos de Administração. Pode ser adotado como bibliografia básica para os cursos de pós-graduação em Administração e outros que visem ao estudo das organizações. É de relevante interesse também para pequenos e médios empresários, executivos, consultores e profissionais dessas organizações interessados em obter informação atualizada sobre teoria organizacional e fundamentos para a gestão de processos internos e externos nas empresas em que atuam.
Este livro aborda as organizações como unidades sociais, complexas, que apresentam algumas características universais e que assim podem ser estudadas de modo geral. Embora a abordagem aqui adotada tenha tido como foco principal as organizações empresariais, os conceitos e relações básicas que são apresentados podem ser aplicados a quaisquer organizações que apresentam alguma complexidade.
A obra inova ao abordar inúmeros temas, relativamente novos, em Sociologia das Organizações e na análise organizacional de forma geral, como as organizações econômicas pré-capitalistas ? guildas, manufaturas e companhias de comércio ?, as organizações fordistas relacionadas com as pós-fordistas, a teoria dos clusters, a competitividade sistêmica, a teoria dos stakeholders, responsabilidade social organizacional, o capital social, as cooperativas e o terceiro setor. Além de tratar dos tradicionais temas da teoria organizacional como as diferentes abordagens ? clássica, humanista, sistêmica, contingencial; a estrutura organizacional; poder e conflito; cultura e clima organizacional; mudança e inovação e ambiente organizacional, entre outros.
Livro-texto para as disciplinas Sociologia das Organizações, Sociologia Aplicada à Administração, Teoria Organizacional, Análise Organizacional e Cultura Organizacional, entre outras, e leitura complementar às principais disciplinas dos cursos de Administração. Pode ser adotado como bibliografia básica para os cursos de pós-graduação em Administração e outros que visem ao estudo das organizações. É de relevante interesse também para pequenos e médios empresários, executivos, consultores e profissionais dessas organizações interessados em obter informação atualizada sobre teoria organizacional e fundamentos para a gestão de processos internos e externos nas empresas em que atuam.
Prefácio à 2ª edição, ix
1 Introdução ao estudo sociológico das organizações, 1
1.1 O surgimento da sociologia, 2
1.2 O estudo das organizações, 5
1.3 O estudo sociológico das organizações, 7
1.4 O campo da sociologia das organizações, 11
2 A sociedade e as organizações, 17
2.1 O ser humano e a vida em grupo, 18
2.2 A importância das organizações, 20
2.3 O conceito de organização, 22
2.4 As organizações como agentes sociais, 30
2.5 As organizações como sistemas de ação concretos, 31
2.6 Principais tipos de organizações, 32
2.7 Metáforas no estudo das organizações: as imagens de Morgan, 37
3 A consolidação da organização industrial, 46
3.1 Organizações econômicas pré-industriais, 47
3.2 A Revolução Industrial, 56
3.3 A evolução do trabalho nas organizações industriais, 62
4 A abordagem clássica e o fordismo, 70
4.1 A escola clássica, 71
4.2 A administração científica de Taylor, 72
4.3 A teoria clássica de Fayol, 77
4.4 A teoria da burocracia de Max Weber, 80
4.5 O fordismo, 85
4.6 As principais características das organizações fordistas, 88
5 As abordagens humanistas e sistêmico-contingenciais, 92
5.1 A teoria das relações humanas de Elton Mayo, 93
5.2 As organizações como sistemas cooperativos: Chester Barnard, 96
5.3 As teorias X e Y de Douglas McGregor, 99
5.4 O enfoque sistêmico, 103
5.5 A teoria da contingência, 111
6 O pós-fordismo: a reestruturação produtiva e as organizações, 118
6.1 A crise do fordismo, 119
6.2 O processo de produção flexível e pós-fordismo, 120
6.3 A teoria dos clusters, 127
6.4 A competitividade sistêmica, 133
6.5 A reestruturação produtiva, 134
6.6 O toyotismo, 136
7 A reestruturação produtiva e os processos de terceirização nas empresas, 139
7.1 O conceito de terceirização, 140
7.2 Características da terceirização, 141
7.3 Terceirização do ponto de vista estratégico, 145
7.4 Um exemplo da evolução do processo de terceirização: o consórcio modular, 146
7.5 Um tipo de terceirização: a quarteirização, 148
7.6 O conceito de quarteirização, 150
7.7 Principais características da quarteirização, 151
8 A estrutura das organizações, 154
8.1 As estruturas sociais, 155
8.2 A concepção de estrutura organizacional, 157
8.3 As subestruturas organizacionais, 160
8.4 O sistema de status, 166
8.5 Princípios básicos de estrutura organizacional, 167
8.6 As estruturas orgânicas e mecânicas. Modelo de Burns e Stalker, 169
8.7 As principais partes constituintes das organizações, 171
1 Introdução ao estudo sociológico das organizações, 1
1.1 O surgimento da sociologia, 2
1.2 O estudo das organizações, 5
1.3 O estudo sociológico das organizações, 7
1.4 O campo da sociologia das organizações, 11
2 A sociedade e as organizações, 17
2.1 O ser humano e a vida em grupo, 18
2.2 A importância das organizações, 20
2.3 O conceito de organização, 22
2.4 As organizações como agentes sociais, 30
2.5 As organizações como sistemas de ação concretos, 31
2.6 Principais tipos de organizações, 32
2.7 Metáforas no estudo das organizações: as imagens de Morgan, 37
3 A consolidação da organização industrial, 46
3.1 Organizações econômicas pré-industriais, 47
3.2 A Revolução Industrial, 56
3.3 A evolução do trabalho nas organizações industriais, 62
4 A abordagem clássica e o fordismo, 70
4.1 A escola clássica, 71
4.2 A administração científica de Taylor, 72
4.3 A teoria clássica de Fayol, 77
4.4 A teoria da burocracia de Max Weber, 80
4.5 O fordismo, 85
4.6 As principais características das organizações fordistas, 88
5 As abordagens humanistas e sistêmico-contingenciais, 92
5.1 A teoria das relações humanas de Elton Mayo, 93
5.2 As organizações como sistemas cooperativos: Chester Barnard, 96
5.3 As teorias X e Y de Douglas McGregor, 99
5.4 O enfoque sistêmico, 103
5.5 A teoria da contingência, 111
6 O pós-fordismo: a reestruturação produtiva e as organizações, 118
6.1 A crise do fordismo, 119
6.2 O processo de produção flexível e pós-fordismo, 120
6.3 A teoria dos clusters, 127
6.4 A competitividade sistêmica, 133
6.5 A reestruturação produtiva, 134
6.6 O toyotismo, 136
7 A reestruturação produtiva e os processos de terceirização nas empresas, 139
7.1 O conceito de terceirização, 140
7.2 Características da terceirização, 141
7.3 Terceirização do ponto de vista estratégico, 145
7.4 Um exemplo da evolução do processo de terceirização: o consórcio modular, 146
7.5 Um tipo de terceirização: a quarteirização, 148
7.6 O conceito de quarteirização, 150
7.7 Principais características da quarteirização, 151
8 A estrutura das organizações, 154
8.1 As estruturas sociais, 155
8.2 A concepção de estrutura organizacional, 157
8.3 As subestruturas organizacionais, 160
8.4 O sistema de status, 166
8.5 Princípios básicos de estrutura organizacional, 167
8.6 As estruturas orgânicas e mecânicas. Modelo de Burns e Stalker, 169
8.7 As principais partes constituintes das organizações, 171
Reinaldo Dias
Sociólogo, mestre em Ciência Política e doutor em Ciências Sociais pela Unicamp Especialista em Ciências Ambientais pela USF
Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e do mestrado em Turismo e Meio Ambiente do Centro Universitário UNA/MGFoi professor e coordenador de cursos em várias instituições de ensino, entre as quais Universidade Paulista (Unip Campinas), Centro Universitário UNA/MG e Universidade São Francisco (USF)
Autor de vários livros nas áreas de metodologia da pesquisa, sociologia, administração e turismo
Professor de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Reinaldo Dias
Sociólogo, mestre em Ciência Política e doutor em Ciências Sociais pela Unicamp Especialista em Ciências Ambientais pela USF
Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e do mestrado em Turismo e Meio Ambiente do Centro Universitário UNA/MGFoi professor e coordenador de cursos em várias instituições de ensino, entre as quais Universidade Paulista (Unip Campinas), Centro Universitário UNA/MG e Universidade São Francisco (USF)
Autor de vários livros nas áreas de metodologia da pesquisa, sociologia, administração e turismo
Professor de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie
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