• Entrega Imediata

e-Book

E-Book - SAINDO DA GARAGEM

  • ISBN:

    9788522496495

  • Edição: 1|2015
  • Editora: Atlas

Rodrigo Kuster, Gabriel Machado e Vitor Durão

R$  87,00
In stock
SKU
4215533
ou em até 4x de R$ 21,75

    Esse(a) e-book é para:

< >
Este livro se propõe a contribuir com todos que estão ligados, direta ou indiretamente, ao mercado da música. Seu conteúdo procura proporcionar um melhor entendimento dos detalhes, sutilezas e particularidades desse “mundo”. Trata-se de uma obra idea
  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 152
  • Publicação: 06/05/2015
Este livro se propõe a contribuir com todos que estão ligados, direta ou indiretamente, ao mercado da música. Seu conteúdo procura proporcionar um melhor entendimento dos detalhes, sutilezas e particularidades desse “mundo”.

Trata-se de uma obra ideal para quem compreende a necessidade de que seus atuais conhecimentos técnicos sejam complementados pelos saberes do mundo dos negócios. Dessa maneira, a publicação não é direcionada para um determinado grupo ou momento específico da carreira. Muito pelo contrário. A proposta é que os conceitos do “Saindo da Garagem” acompanhem e estejam ao seu lado no decorrer de sua trajetória, além de servirem como incentivo para que você aprimore as suas capacidades.

A publicação pretende ajudá-lo nessa trilha, por isso aborda alguns dos conhecimentos essenciais que irão criar e fortalecer o seu “lado B” – seu lado business. Música como Negócio, Planejamento de Carreira, Marketing das Artes, Aspectos Econômicos, Aspectos Legais, dentre outros saberes imprescindíveis para que você possa, com mais clareza, fazer as escolhas que irão transformar a sua percepção sobre o que é ser um profissional da música. Esse despertar de consciência abre o caminho para o sucesso.

Por fim, tudo foi escrito para que você potencialize sua sabedoria, amplie a sua versatilidade e se prepare, cada vez melhor, para os desafios que vêm pela frente. Assim, conseguirá evoluir na sua profissionalização, progredir na carreira, ganhar mais visibilidade e, de fato, conseguir “sair da garagem”!

Obra recomendada para artistas, compositores, técnicos, executivos, profissionais da indústria musical e demais interessados em ter uma visão geral do mercado da música, do seu nascimento até a atual “explosão” digital, entender a estrutura e os players deste universo, os modelos de negócio existentes, bem como planejar sua estratégia, atuação e divulgação neste segmento.
Prefácio xi
Introdução 1

1 BREVE HISTÓRIA DA MÚSICA OCIDENTAL COMO NEGÓCIO 7

2 A CADEIA PRODUTIVA DA MÚSICA 17
2.1 Algumas considerações iniciais 19
2.1.1 Consumidor e Insumidor 19
2.1.2 Conteúdo e Suporte 20
2.1.3 Passando Diretamente ao Assunto 21
2.2 Núcleo da Indústria Fonográfica 21
2.2.1 Fase de pré-produção – matéria-prima 21
2.2.2 Fase de produção 22
2.2.3 Fase de distribuição 26
2.2.4 Fase de comercialização 27
2.2.5 E a promoção? 28
2.3 Núcleo de shows e eventos musicais 31
2.3.1 Fase de pré-produção 31
2.3.2 Fase de produção 31
2.3.3 Fase de distribuição 34
2.3.4 Fase de promoção 35
2.3.5 Fase de comercialização 35

3 ASPECTOS LEGAIS 37
3.1 Direito de Autor e Conexo 39
3.1.1 Obras protegidas 40
3.1.2 O autor 41
3.1.3 As modalidades de obras 41
3.1.4 O Direito Conexo e seus titulares 42
3.1.5 Direitos Morais e Direitos Patrimoniais de Autor 43
3.1.6 As modalidades de utilização da obra 45
3.1.7 Reprodução e execução pública – distinção importante 47
3.1.8 Associações de gestão coletiva de Direitos de Autor e Conexos 48
3.1.9 Limitações ao Direito Autoral 49
3.1.10 O domínio público 50
3.2 Direitos da Personalidade – imagem, nome, pseudônimo e voz 51
3.3 Direito Marcário 53
3.3.1 O registro e suas condições 53
3.3.2 O processo de registro 55
3.3.3 Diferenças entre o registro do Direito Marcário do Direito Autoral 55
3.4 Formas de associação 56

4 ASPECTOS ECONÔMICOS 61
4.1 Introdução 61
4.2 Bens econômicos 63
4.2.1 Bens normais, inferiores e de consumo saciado 63
4.2.2 Bens concorrentes e complementares 65
4.3 Valor 66
4.4 Oferta e demanda 68
4.4.1 Preço 69
4.4.2 Elasticidade-preço de demanda 71
4.4.3 Estruturas de mercado 71

5 MARKETING 75
5.1 Introdução 75
5.2 Para que serve o marketing? 77
5.3 Quais variáveis são relevantes para o mercado? 78
5.3.1 Como isso é possível? 79
5.4 Como fazer isso? 81
5.5 Entendendo as partes 81
5.5.1 Questões relacionadas ao produto 82
5.5.2 Questões relacionadas ao preço 84
5.5.3 Questões relacionadas à comunicação 85
5.5.4 Questões relacionadas à distribuição 86
5.5.5 Questões relacionadas à concorrência 87
5.6 Hora da mixagem 88

6 MARKETING DAS ARTES 89
6.1 Introdução 89
6.1.1 Diferenças 90
6.1.2 Fases de evolução do marketing 90
6.1.3 Responsabilidade social 91
6.2 Marketing das artes X marketing cultural 92
6.3 Marketing das artes 93
6.3.1 Introdução 93
6.3.2 O produto cultural ou artístico 94
6.3.3 Perfil subjetivo ou identidade d


Gabriel Machado

Formado em Publicidade (ESPM/RJ)

Fundador da empresa de Consultoria em Marketing chamada DODAKHAM


Rodrigo Kuster

Estudou Engenharia de Gravação no Full Sail (EUA)

Direito (UNESA)

MBA em Gestão de Negócios (ESPM/RJ)

Músico e produtor musical de centenas de fonogramas

É professor universitário

Consultor jurídico do setor do entretenimento

Gestor de carreiras artísticas


Vitor Durão

Bacharel em Publicidade (ESPM/RJ) e Radialismo (FACHA/RJ)

Tem mais de uma década de experiência no mercado

O GEN | Grupo Editorial Nacional adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks).

Compatibilidade

Além do acesso on-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android.

Acesso aos e-books

  • Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra;
  • Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”.

Acessibilidade

  • O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada;
  • O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite).

Observações importantes

  • A versão atual do Bookshelf para Android não permite assistir aos vídeos de nossos livros-aula;
  • Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line;
  • Não é permitida a impressão dos e-books;
  • Os e-books adquiridos no site do GEN não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
  • Nossos e-books também estão à venda nos sites das livrarias Cultura e Saraiva. Os e-books adquiridos nessas lojas podem ser lidos no Saraiva Reader/Lev e Kobo.

Para mais informações sobre o VitalSource Bookshelf, requisitos para instalação e outros detalhes técnicos, acesse support.vitalsource.com.