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E-Book - RESPONSABILIDADE SOCIAL

  • ISBN:

    9788522484461

  • Edição: 1|2012
  • Editora: Atlas

Reinaldo Dias

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Neste livro se discutem o conceito e o conteúdo da Responsabilidade Social, com foco principal nas empresas. Seu objetivo é servir de orientação para estudantes e profissionais com a expectativa de contribuir no debate sobre o tema e incentivar a rea

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  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 226
  • Publicação: 29/10/2013
Neste livro se discutem o conceito e o conteúdo da Responsabilidade Social, com foco principal nas empresas. Seu objetivo é servir de orientação para estudantes e profissionais com a expectativa de contribuir no debate sobre o tema e incentivar a realização de novos estudos e pesquisas que fortaleçam essa ideia de aumentar o vínculo e a responsabilidade das organizações com a sociedade. É inegável que atualmente a Responsabilidade Social vem se consolidando como uma ferramenta importante de gestão, pois fica cada vez mais claro que não se constitui num modismo passageiro, mas num novo paradigma da relação das organizações com a sociedade.

A obra aborda a origem e a evolução do conceito, as questões básicas relacionadas como a cidadania corporativa e a licença social. Discute a dimensão de análise baseada no enfoque dos stakeholders, as vantagens da adoção da Responsabilidade Social e a sua repercussão na imagem e reputação corporativa. Analisa o contrato moral resultante, introduzindo a discussão de questões éticas e culturais. Entre outros temas abordados está a relação da Responsabilidade Social com as ONGs. O significado e a importância do Pacto Global da ONU. Destaca a importância da nova norma social - a ISO 26000 - e as demais ferramentas normativas utilizadas. Apresenta uma discussão sobre o papel das Políticas Públicas e seu envolvimento com o tema. Finalmente se sugere um processo de implantação de Gestão da Responsabilidade Social que pode ser aplicado, inclusive, em pequenas empresas.

O livro procura destacar o significado da Responsabilidade Social, incluindo-a entre as grandes ideias surgidas na segunda metade do século passado e consolidadas neste. Embora, aparentemente, seus objetivos mais profundos sejam difíceis de alcançar, principalmente a concretização dos valores associados, como justiça social, transparência, ética, equidade social, entre outros, houve a preocupação de destacar que sonhos, de um modo geral, se tornam realidade quando os compartilhamos, e assim construímos novas realidades. Nesse sentido esta publicação é dirigida particularmente àqueles que não perderam a capacidade de se indignar, e procuram mudar as coisas que julgam incorretas ou inadequadas.

Livro-texto com utilidade em várias disciplinas dos cursos de administração, pois o tema é transversal e pode ser abordado em ética e cidadania, em teoria da administração, em gestão estratégica, em sociologia das organizações, em sustentabilidade, entre outras. Como
Apresentação, ix

1 A origem e evolução do conceito de responsabilidade social, 1
1.1 As empresas e a sociedade, 1
1.2 As expectativas sociais e a responsabilidade social, 7
1.3 Os limites do debate sobre a RS, 13
1.4 A origem do conceito atual, 17
1.5 A terminologia e a definição de responsabilidade social, 19

2 Abordagem histórica da responsabilidade social, 24
2.1 Antecedentes: a caridade e a filantropia, 24
2.2 O amadurecimento do conceito de RS (segunda metade do século XX), 26
2.3 A afirmação global da responsabilidade social no século XXI, 34
2.4 Breve história da responsabilidade social no Brasil, 38

3 Questões básicas em responsabilidade social, 46
3.1 O desenvolvimento sustentável e a RS: a perspectiva triple bottom line, 46
3.2 O tripé da sustentabilidade: a perspectiva do triple bottom line, 50
3.3 Características essenciais da RS, 53
3.4 Características distintivas gerais da RS, 54
3.5 Cidadania corporativa, 55
3.6 A licença social, 57

4 Os stakeholders e as dimensões de análise da RS, 60
4.1 O enfoque dos stakeholders, 60
4.2 Apresentação simplificada dos principais stakeholders, 65
4.3 As dimensões de análise da responsabilidade social, 67
4.4 Dimensão interna da RS, 68
4.5 Dimensão externa da RS, 73
4.6 O compromisso da empresa com os stakeholders, 75

5 As vantagens da adoção da responsabilidade social, 80
5.1 Motivos para que as empresas incorporem práticas de RS, 80
5.2 Benefícios da responsabilidade social para as empresas, 82
5.3 Benefícios internos e externos na adoção da responsabilidade social, 86
5.4 A reputação corporativa, 87
5.5 Viabilidade da RS para pequenas e médias empresas, 90

6 A responsabilidade social e questões éticas e culturais, 93
6.1 A cultura organizacional, a ética e a responsabilidade social, 93
6.2 A mudança cultural: da filantropia à responsabilidade social, 96
6.3 A empresa e a ética da responsabilidade social, 99
6.4 A responsabilidade social como contrato moral, 102

7 A responsabilidade social, as ONGs e o setor privado, 105
7.1 A responsabilidade social das ONGs, 105
7.2 A perspectiva de alianças entre o setor privado e as ONGs, 110
7.3 A coerência como componente principal na ação das ONGs, 114
7.4 As dimensões da responsabilidade social das ONGs, 115

8 O Pacto Global da ONU, 117
8.1 Características do Pacto Global, 117
8.2 Princípios relacionados com os direitos humanos, 119
8.3 Princípios relacionados com o trabalho, 122
8.4 Princípios relaciona


Reinaldo Dias

Sociólogo, mestre em Ciência Política e doutor em Ciências Sociais pela Unicamp

Especialista em Ciências Ambientais pela USF

Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e do mestrado em Turismo e Meio Ambiente do Centro Universitário UNA/MG

Foi professor e coordenador de cursos em várias instituições de ensino, entre as quais Universidade Paulista (Unip

Campinas), Centro Universitário UNA/MG e Universidade São Francisco (USF)

Autor de vários livros nas áreas de metodologia da pesquisa, sociologia, administração e turismo

Professor de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie

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