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E-Book - POLÍTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES

  • ISBN:

    9788522470341

  • Edição: 3|2010
  • Editora: Atlas

Gisela Demo

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As organizações que vão se destacar no cenário de competitividade pujante, ou mesmo sobreviver nele, serão aquelas que priorizarão o desenvolvimento e o bem-estar de seus talentos, gerando políticas de gestão de pessoas que preconizem sua maior valorizaçã

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  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 192
  • Publicação: 07/03/2012

As organizações que vão se destacar no cenário de competitividade pujante, ou mesmo sobreviver nele, serão aquelas que priorizarão o desenvolvimento e o bem-estar de seus talentos, gerando políticas de gestão de pessoas que preconizem sua maior valorização. Isso porque acredita-se que a capacidade de uma organização de ser competitiva está diretamente relacionada à sua capacidade de reunir e produzir conhecimento.

A elaboração deste livro deu-se pela constatação da relevância do fator humano nas organizações atualmente, inclusive como notável diferencial competitivo, pela importância das políticas de Gestão de Pessoas no sentido de tornar a organização mais competitiva, melhorando sua efetividade, desempenho e resultados, mas, acima de tudo, promovendo maior bem-estar e realização pessoal e profissional dos membros organizacionais porque, na verdade, este deveria ser o primeiro objetivo de qualquer organização.

Destaca-se ainda a obra por tratar-se de um trabalho com rigor acadêmico, pelo pioneirismo em desenvolver um instrumento de pesquisa validado de acordo com o método científico, que aferiu a percepção dos colaboradores quanto às políticas de gestão de pessoas adotadas, e que pode ser utilizado em outras pesquisas.

1    Revisão da leitura sobre gestão de pessoas, valores pessoais e justiças organizacional
    1.1    Valores Pessoais
        1.1.1    Definições e Principais Estudos
        1.1.2    Tipos Motivacionais de Valores Pessoais
        1.1.3    Considerações Final sobre o estudo dos Valores
    1.2    Justiça Organizacional
        1.2.1    Principais Estudos
        1.2.2    Justiça Distributiva
        1.2.3    Justiça Procedimental
        1.2.4    Justiça Internacional
        1.2.5    Consideração Finais sobre os Estudos de Justiça
    1.3    Políticas de Gestão de Pessoas
        1.3.1    Gestão de Pessoas: Propostas e Paradigmas Segundo Alguns Estudiosos
            1.3.1.1    Introdução às Teorias do Capital Humano e do Capital Intelectual
            1.3.1.2    A Gestão de Pessoas, segundo Karen Legge
            1.3.1.3    A Gestão de Pessoas, segundo David Guest
            1.3.1.4    A Gestão de Pessoas, segundo Dave Ulrich
            1.3.1.5    A Gestão de Pessoas, segundo Roberto Mathis e John Jackson
            1.3.1.6    A Gestão de Pessoas, segundo Edward Lawler
        1.3.2    Definições de Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas
        1.3.3    Políticas de Gestão de Pessoas: Produção Internacional
            1.3.3.1    Pressupostos Teóricos sobre Políticas de Gestão de Pessoas
            1.3.3.2    Estudos de Casos Empresariais sobre Políticas de Gestão de Pessoas
            1.3.3.3    Estudos Empíricos sobre Políticas de Gestão de Pessoas
        1.3.4    Políticas de Gestão de Pessoas: Produção Nacional
            1.3.4.1    Breve Histórico da Gestão de Pessoas de Pessoas
            1.3.4.2    Estudos Nacionais sobre Políticas de Gestão de Pessoas
            1.3.4.3    Produção dos Princípios Periódicos Nacionais entre 1999 e 2003
        1.3.5    Políticas de Gestão de Pessoas Selecionadas para o Estudo
            1.3.5.1    Sobre a Seleção das Políticas de Gestão de Pessoas
            1.3.5.2    Suporte Teórico e Definições Constitutiva e Operacional das Políticas de Gestão de Pessoas Selecionadas para o Estudo
            1.3.5.3    Política de Desenvolvimento
            1.3.5.4    Política de Treinamento e Desenvolvimento
            1.3.5.5    Política de Condições de Trabalho
            1.3.5.6    Política de Recompensas

2    Síntese dos aspectos metodológicos da pesquisa
    2.1    Modelo de Pesquisa
    2.2    Variáveis da Pesquisa
    2.3    Objetivos da Pesquisa
    2.4    Métodos

3    Resultados da pesquisa: modelos de predição das políticas de gestão de pessoas
    3.1    Identificação dos Valores Pessoais
    3.2    Identificação da Percepção de Justiça Organizacional
    3.3    Identificação da Percepção de Políticas de Gestão de Pessoas
    3.4    Relações entre Percepção de Políticas de gestão de Pessoas, percepção de Justiça Organizacional, Valores Pessoais


Gisela Demo

Doutora em Psicologia Organizacional pela Universidade de Brasília (UnB), com área de concentração em Gestão de Pessoas

Mestre em Engenharia de Produção com área de concentração em Marketing, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Engenheira Eletricista, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui experiência profissional em empresas de telecomunicações (Brasília e Curitiba) nas áreas de produção, qualidade, treinamento, marketing e negócios

Experiência acadêmica orientando e participando de bancas de trabalho de conclusão de curso (graduação e pós) e docência/supervisão em cursos de graduação e pós/MBA´s (e modalidades a distância) em Administração de Empresas, Marketing e Gestão de Pessoas

Foi Coordenadora do Curso de Administração de Empresas e Administração Pública da UnB entre 2005

2007

Professora adjunta do Departamento de Administração da UnB, onde leciona as disciplinas Mercadologia e Administração de Recursos Humanos

Suas áreas de pesquisa e publicação são: marketing (CRM, satisfação e fidelização de clientes, atendimento a clientes), gestão de pessoas, comportamento organizacional (comprometimento, satisfação, justiça, bem

estar) e construção e validação de instrumentos de pesquisa (análise fatorial)

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