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E-Book - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, INDICADORES E PROCESSOS
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ISBN:
9788522482894
- Edição: 1|2013
- Editora: Atlas
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Este livro apresenta um modelo integrado de gestão denominado MEIO – Modelo de Estratégia, Indicadores e Operações, o qual congrega assuntos importantes para uma gestão de excelência nas organizações, quais sejam: Planejamento Estratégico, Avaliação
Este livro apresenta um modelo integrado de gestão denominado MEIO – Modelo de Estratégia, Indicadores e Operações, o qual congrega assuntos importantes para uma gestão de excelência nas organizações, quais sejam: Planejamento Estratégico, Avaliação de Desempenho e Gerenciamento por Processos.
Cada tema por si já desperta interesse e a apresentação do relacionamento entre eles é o que diferencia esta obra das demais. As pessoas até dominam um ou outro tema, mas não a integração. Dada esta problemática, os assuntos são apresentados nos capítulos iniciais, sendo também discutidos diversos modelos de avaliação de desempenho, como EVA, BSC e Capital Intelectual, entre outros, procedendo-se a uma análise comparativa entre as diversas abordagens. Entende-se como necessária não apenas a compreensão de cada um desses temas, mas principalmente suas inter-relações.
Na sequência do texto, então, é proposta a integração, objetivo primário do livro, discutindo- se os pontos em que se dá o relacionamento entre os assuntos. O modelo é esquematizado e são apresentados e discutidos três casos de sua aplicação em diferentes organizações de setores, portes e estágios de maturidade de gestão diversos, evidenciando a flexibilidade que caracteriza o modelo proposto. O livro termina com considerações acerca da integração par a par e geral dos temas discutidos, o que pode auxiliar as organizações que estão em busca da excelência em sua gestão.
Livro recomendado para diretores e gerentes em geral, Assessorias de Planejamento, Escritórios de Processos, Departamentos de Melhoria Contínua, de Qualidade e áreas de Negócio (TI). Leitura complementar para as disciplinas que envolvam a discussão dos três temas principais envolvidos: Planejamento Estratégico, Gerenciamento por Processos e Avaliação de Desempenho, em nível de graduação e pós-graduação.
Apresentação, xxi
1 A necessidade de integração entre planejamento estratégico, indicadores e processos como elementos de uma gestão moderna, 1
2 Planejamento estratégico, 8
2.1 Definições gerais, 8
2.1.1 Glossário, 8
2.1.2 Estratégia, 9
2.1.3 Planejamento estratégico, 12
2.1.4 Pensamento estratégico, 13
2.1.5 Administração estratégica, 13
2.2 Histórico da questão estratégica, 15
2.3 Sistema de administração estratégica, 18
2.4 Por que planejamento (administração) estratégico?, 19
2.5 Estruturação da condução do PE (como fazer?), 20
2.5.1 Identidade organizacional, 24
2.5.1.1 Negócio, 24
2.5.1.2 Missão, 25
2.5.1.3 Princípios e valores, 27
2.5.1.4 Visão de futuro, 29
2.5.2 Análise do ambiente, 32
2.5.2.1 Áreas estratégicas de negócios (AEN), 33
2.5.2.2 Análise do ambiente externo, 33
2.5.2.3 Análise do ambiente interno, 42
2.5.3 Delineamento das estratégias, 43
2.5.3.1 Objetivos, estratégias e planos de ação, 45
2.5.3.2 Estratégias genéricas, 48
2.5.3.3 Sustentação da vantagem competitiva, 49
2.5.3.4 Matriz SWOT, 50
2.6 Deficiências no planejamento estratégico e necessidade de coordenação com a operação, 51
3 Gerenciamento de Processos (GP), 56
3.1 Definições básicas, 56
3.1.1 Processo, 57
3.1.2 Gerenciamento de processos, 58
3.2 Importância do gerenciamento de processos, 60
3.3 Método de estruturação do gerenciamento de processos, 63
3.3.1 Visão geral e hierarquia de processos, 65
3.3.2 Equipes, 67
3.3.2.1 Donos do processo, 67
3.3.2.2 Equipe de melhoria (EAP), 68
3.3.3 Seleção de processos críticos, 69
3.3.4 Objetivos preliminares, 69
3.3.5 Caracterização (limites) de processos, 70
3.3.6 Mapeamento de processos, 70
3.3.7 Análise dos processos do negócio, 72
3.3.7.1 Análise do tempo, 74
3.3.7.2 Análise do custo, 74
3.3.7.3 Análise do valor agregado, 75
3.3.7.4 Análise da qualidade, 76
3.3.8 Melhoria dos processos, 77
3.3.9 Implantação das mudanças, 78
3.4 Processos, estratégia e desempenho, 79
4 Avaliação de Desempenho (AD), 81
4.1 Problemática da medição de desempenho, 82
4.2 Aspectos gerais da medição de desempenho, 86
4.2.1 Indicadores, 86
4.2.2 Sistema de medição de desempenho, 87
4.3 Objetivos da medição de desempenho, 88
4.4 Estruturação da medição de desempenho, 90
4.4.1 Planejamento da medição de desempenho, 90
4.4.2 Controle do desempenho, 90
4.4.3 Dimensões da medição de desempenho, 92
4.4.4 Hierarquia da medição de desempenho, 92
4.5 Implantação da medição de desempenho, 93
4
1 A necessidade de integração entre planejamento estratégico, indicadores e processos como elementos de uma gestão moderna, 1
2 Planejamento estratégico, 8
2.1 Definições gerais, 8
2.1.1 Glossário, 8
2.1.2 Estratégia, 9
2.1.3 Planejamento estratégico, 12
2.1.4 Pensamento estratégico, 13
2.1.5 Administração estratégica, 13
2.2 Histórico da questão estratégica, 15
2.3 Sistema de administração estratégica, 18
2.4 Por que planejamento (administração) estratégico?, 19
2.5 Estruturação da condução do PE (como fazer?), 20
2.5.1 Identidade organizacional, 24
2.5.1.1 Negócio, 24
2.5.1.2 Missão, 25
2.5.1.3 Princípios e valores, 27
2.5.1.4 Visão de futuro, 29
2.5.2 Análise do ambiente, 32
2.5.2.1 Áreas estratégicas de negócios (AEN), 33
2.5.2.2 Análise do ambiente externo, 33
2.5.2.3 Análise do ambiente interno, 42
2.5.3 Delineamento das estratégias, 43
2.5.3.1 Objetivos, estratégias e planos de ação, 45
2.5.3.2 Estratégias genéricas, 48
2.5.3.3 Sustentação da vantagem competitiva, 49
2.5.3.4 Matriz SWOT, 50
2.6 Deficiências no planejamento estratégico e necessidade de coordenação com a operação, 51
3 Gerenciamento de Processos (GP), 56
3.1 Definições básicas, 56
3.1.1 Processo, 57
3.1.2 Gerenciamento de processos, 58
3.2 Importância do gerenciamento de processos, 60
3.3 Método de estruturação do gerenciamento de processos, 63
3.3.1 Visão geral e hierarquia de processos, 65
3.3.2 Equipes, 67
3.3.2.1 Donos do processo, 67
3.3.2.2 Equipe de melhoria (EAP), 68
3.3.3 Seleção de processos críticos, 69
3.3.4 Objetivos preliminares, 69
3.3.5 Caracterização (limites) de processos, 70
3.3.6 Mapeamento de processos, 70
3.3.7 Análise dos processos do negócio, 72
3.3.7.1 Análise do tempo, 74
3.3.7.2 Análise do custo, 74
3.3.7.3 Análise do valor agregado, 75
3.3.7.4 Análise da qualidade, 76
3.3.8 Melhoria dos processos, 77
3.3.9 Implantação das mudanças, 78
3.4 Processos, estratégia e desempenho, 79
4 Avaliação de Desempenho (AD), 81
4.1 Problemática da medição de desempenho, 82
4.2 Aspectos gerais da medição de desempenho, 86
4.2.1 Indicadores, 86
4.2.2 Sistema de medição de desempenho, 87
4.3 Objetivos da medição de desempenho, 88
4.4 Estruturação da medição de desempenho, 90
4.4.1 Planejamento da medição de desempenho, 90
4.4.2 Controle do desempenho, 90
4.4.3 Dimensões da medição de desempenho, 92
4.4.4 Hierarquia da medição de desempenho, 92
4.5 Implantação da medição de desempenho, 93
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Cláudio José Müller
Mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Tem 20 anos de experiência em treinamentos e na condução de projetos de consultoria e de pesquisa nas áreas de Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Processos, Avaliação de Desempenho, Gestão de Custos e Análise de Investimentos Professor do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Deprot/UFRGS) e do Programa de PósGraduação em Engenharia de Produção da mesma universidade (PPGEP/UFRGS), além de ser instrutor em cursos de pósgraduação e MBAs
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