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E-Book - MARKETING AMBIENTAL

  • ISBN:

    9788522489800

  • Edição: 2|2014
  • Editora: Atlas

Reinaldo Dias

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Atualmente, os problemas ambientais globais (o efeito estufa, o aumento do buraco na camada de ozônio, a perda da biodiversidade, a ameaça de escassez de energia e da água) contribuem para que diferentes atores sociais percebam a extensão da crise ec

Conteúdo relacionado

  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 228
  • Publicação: 01/10/2014
Atualmente, os problemas ambientais globais (o efeito estufa, o aumento do buraco na camada de ozônio, a perda da biodiversidade, a ameaça de escassez de energia e da água) contribuem para que diferentes atores sociais percebam a extensão da crise ecológica na qual estamos inseridos. Seus sinais mais evidentes para o público são: o aquecimento global, as mudanças climáticas, a intensificação da extinção de espécies, o aumento da poluição do ar, do solo e das águas e a destruição das florestas.

Muito da intensificação da pressão sobre o meio ambiente tem suas raízes no aumento substancial do consumo nos últimos 200 anos, e a perspectiva a curto e médio prazo é o seu crescimento contínuo, devido a que muitos países em desenvolvimento (como a China, Índia, Rússia etc.) adotaram o modelo seguido pelos países mais ricos.

A alternativa é uma profunda mudança em toda a sociedade: nos valores sociais, nos padrões de consumo, na adoção de tecnologias verdes, implantação da gestão ambiental em todo processo produtivo etc. Essa perspectiva envolve um papel mais ativo do marketing, de modo que contribua para as mudanças de comportamento e procure satisfazer as necessidades, em termos mais sustentáveis, levando em consideração os aspectos ecológicos.

Esse é um novo papel do marketing, que durante muito tempo foi considerado vilão da intensificação do consumo, seu resgate envolve assumir uma perspectiva sócio-ambiental que o coloque como um instrumento complementar de mudança comportamental, ao lado da lei e da educação, sem desconsiderar seu valioso papel de facilitador das trocas, necessárias, para o atendimento das necessidades dos indivíduos e organizações.

Recomendado como bibliografia básica para disciplinas de marketing dos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental, Ciências Ambientais, Ecoturismo, Propaganda e Marketing. É especialmente útil nas disciplinas de Marketing Ambiental (ou Marketing Ecológico, Ecomarketing, Marketing Verde ou Marketing Sustentável). Recomendado também para organizações tanto do setor privado quanto estatais ou do terceiro setor, que encontrarão respostas a muitas indagações sobre o real papel do marketing na sustentabilidade organizacional, contribuindo para orientar o debate interno de um maior envolvimento com a causa ambiental.
Prefácio, ix

1     As Questões Ambientais, a Sustentabilidade e o Marketing, 1
1.1    A crise ecológica, 2
1.2    A emergência da importância da temática ambiental, 6
1.3    A conscientização ambiental da sociedade, 13
1.4    O marketing e a questão ambiental, 19
1.5    O marketing e a sustentabilidade, 21

2     A Sociedade de Consumo e o Consumidor Ecológico, 24
2.1    A responsabilidade da sociedade de consumo, 24
2.2    O modo de consumir os produtos, 26
2.3    O consumidor verde e a preocupação ambiental, 27
2.4    O novo consumidor ecologicamente consciente, 33
2.5    O consumo sustentável, 38

3     A Evolução do Conceito de Marketing, 41
3.1    O início do marketing, 42
3.2    A institucionalização do marketing, 43
3.3    O caráter interdisciplinar do marketing, 44
3.4    Ampliação conceitual do marketing, 46
3.5    Consolidação do conteúdo social na disciplina, 50
3.6    Uma síntese do significado do marketing, 52

4     O Marketing Social, 54
4.1    Introdução ao conceito de marketing social, 54
4.2    Os quatro Ps do marketing social, 60
4.3    O desenvolvimento do marketing social, 63
4.4    O marketing social corporativo, 64
4.5    A estratégia do marketing social, 67
4.6    As principais diferenças entre o marketing social e o comercial, 71

5     O Conceito de Marketing Ambiental, 73
5.1    O marketing e a proteção ambiental, 74
5.2    A definição de marketing ecológico, 75
5.3    A evolução do conceito de marketing ecológico, 78
5.4    Características do marketing ecológico, 81
5.5    A utilização do marketing ecológico pelas empresas, 85
5.6    As ações do marketing ecológico, 90
5.7    Funções do marketing ambiental, 91
5.8    Políticas de marketing ecológico, 95

6    Os    Valores, a Ética e o Marketing Ambiental, 103
6.1    A responsabilidade social do marketing, 103
6.2    O novo paradigma ecológico, 105
6.3    Os valores e a ética ambiental, 108
6.4    A moral e a ética, 109
6.5    O marketing e a ética ambiental, 115

7     O Produto Ecológico, 118
7.1    O conceito de produto ecológico, 119
7.2    Os mercados verdes, 123
7.3    O produto ecológico comercial e a causa ambiental, 124
7.4    O ciclo de vida de um produto, 125
7.5    Certificação e rotulagem ambiental (selo verde), 128
7.6    Uma abordagem ecológica dos serviços, 132
7.7    A imagem do produto, 133
7.8    O ecodesign do produto, 135
7.9    Embalagens e vasilhames ambientalmente corretos, 135
7.10 As mudanças na tecnologia verde, 137

8     O Preço dos Produtos Ecológicos, 138
8.1    Preço e decisão de compra, 138
8.2    A determinação do preço ecológic


Reinaldo Dias

Sociólogo, mestre em Ciência Política e doutor em Ciências Sociais pela Unicamp

Especialista em Ciências Ambientais pela USF

Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e do mestrado em Turismo e Meio Ambiente do Centro Universitário UNA/MG

Foi professor e coordenador de cursos em várias instituições de ensino, entre as quais Universidade Paulista (Unip

Campinas), Centro Universitário UNA/MG e Universidade São Francisco (USF)

Autor de vários livros nas áreas de metodologia da pesquisa, sociologia, administração e turismo

Professor de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie

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