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E-Book - MARKETING

  • ISBN:

    9788522476428

  • Edição: 1|2012
  • Editora: Atlas

Luiz Claudio Zenone

R$  102,00
ou em até 5x de R$ 20,40

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O cenário atual e a complexidade dos mercados exigem competência e conhecimento por parte dos profissionais que atuam com marketing. A visão clássica do marketing baseada em estratégias de produtos e vendas já não é mais sufi ciente e necessita incorpo...

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  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 245
  • Publicação: 04/02/2013

O cenário atual e a complexidade dos mercados exigem competência e conhecimento por parte dos profissionais que atuam com marketing. A visão clássica do marketing baseada em estratégias de produtos e vendas já não é mais sufi ciente e necessita incorporar novas ferramentas com o objetivo de construir marcas fortes e relacionamentos duradouros e que tragam resultados financeiros para as organizações.

 

Por isso, esta obra tem como objetivo apresentar a relação entre o tradicional e o moderno em termos de conceitos de marketing e as novas plataformas e ferramentas utilizadas na atualidade.

 

Os Capítulos 1 e 2 desenvolvem a gestão estratégica de marketing, o desafio que vem do consumidor e a importância do relacionamento com o mercado. O sistema de informação de mercado é tratado no Capítulo 3, onde se apresentam a importância da pesquisa no processo de tomada de decisões, as etapas de um planejamento de pesquisa e o marketing através do banco de dados.

 

No Capítulo 4, são apresentadas as diversas abordagens do composto de marketing, entre elas os 4 Ps, 4 As, 4 Cs e 4 Es e suas principais diferenças. Os Capítulos 5 e 6 tratam respectivamente das decisões em relação aos canais de distribuição e de comunicação com o mercado. No último capítulo, a proposta é apresentar os caminhos para o marketing sustentável, responsável e ético.

 

O livro está direcionado tanto aos profissionais de Marketing e áreas correlatas, em organizações do 1º, 2º e 3º setores, como também para alunos da graduação e pós-graduação dos cursos de Administração, Marketing, Vendas, entre outros. Obra condizente com o perfil do público-alvo, como:

 

?    Executivos que necessitem do conhecimento de novas práticas mercadológicas para atuar em um mercado competitivo. ?    Profissionais que queiram se preparar para o ingresso na carreira de marketing. ?    Empresários tanto de micro como de pequena e média empresa, que desejam maiores informações referentes às ferramentas de marketing. ?    Estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em gestão, negócios, marketing e vendas.     

 

As críticas, observações e contribuições que, sem dúvida, surgirão ao longo da leitura deste livro serão incorporadas em edições futuras, o que permitirá desenvolver um processo de melhoria contínua do trabalho.

 

Você poderá acessar a fan page do livro no endereço eletrônico http://www.facebook.com/es

Prefácio, xiii

 

1 Gestão de marketing, 1
1.1 O essencial e o fundamental no marketing moderno, 4
1.1.1 Planejamento + Gestão Flexível = Sucesso nos Negócios!, 6
1.1.2 A importância da análise do macroambiente, 13
1.1.3 Análise do concorrente, 16
1.1.3.1 Principais informações sobre os concorrentes, 20
1.1.3.2 Benchmarking competitivo, 21
1.1.4 Análise do ambiente interno da empresa, 22
1.1.5 Desenvolvimento da estratégia, 23
1.1.5.1 Instrumentos para análise e decisão estratégica, 25
1.1.5.2 Posicionamento e segmentação de mercado, 31
1.2 O papel estratégico da gestão de marcas, 36
1.2.1 Brand equity, 39
1.2.2 A importância das ações de cross selling e up selling como valor para marca, 42
1.2.3 O preço sempre é um fator crítico de sucesso na gestão de marca, 44
1.2.4 Localização e serviços como fatores de diferenciação da marca, 45
1.2.4.1 Ponto de venda (PDV) ou ponto de encontro (PDE)?, 46
1.2.5 A importância da embalagem no contexto da marca, 47
1.2.6 Quer experimentar?, 47
Resumo do conceito, 48
Indicação de leitura, 49
Atividade sugerida, 49

 

2 A força do consumidor e a importância do relacionamento, 51
2.1 Os tipos mais comuns de consumidor, 53
2.1.1 A busca de informações sobre o consumidor, 55
2.1.2 Influências macroambientais e microambientais no processo de decisão de compra do consumidor, 56
2.1.3 O consumidor hipersensível e o limite do atendimento, 57
2.1.4 Será o divórcio do consumidor com as marcas?, 57
2.1.5 Confiança do consumidor na marca como processo de fidelização, 58
2.2 O processo de relacionamento com o mercado, 59
2.2.1 Qual o valor do cliente para as empresas?, 61
2.2.2 Para atuar no atendimento a clientes é necessário talento, 62
2.2.3 O cuidado com o atendimento!, 63
2.2.4 Encantar o cliente, 64
2.2.5 Receitas para encantar o cliente, 64
2.2.6 Será que a melancia do Sidnei é mais gostosa?, 66
2.2.7 A empresa orientada para o cliente, 66
2.2.8 Sorvete da Tiazinha, 67
Resumo do conceito, 67
Indicação de leitura, 68
Atividade sugerida, 68

 

3 A informação como diferencial competitivo, 69
3.1 Informação: matéria-prima para o marketing, 72
3.2 O papel da pesquisa para o marketing, 77
3.3 Os principais problemas de pesquisa em marketing, 78
3.4 Planejamento da pesquisa de mercado, 80
3.4.1 Estudos exploratórios: aplicabilidade e viabilidade para o marketing, 82
3.4.2 Estudos descritivos e experimentais (causal): aplicabilidade e viabilidade para o marketing, 83
3.4.3 A importância da

 


Luiz Claudio Zenone

 

Doutor em Ciências Sociais e mestre em Administração com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/ SP)

 

 

Consultor organizacional especialista em Marketing

 

Possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de Marketing e Vendas

 

Professor de Marketing do Curso de Graduação em Administração e coordenador/ professor no Curso de Pós

 

Graduação (MBA em Marketing), ambos promovidos pela PUC/SP, onde atuou também como chefe do Departamento de Administração (2007

 

2009)

 

Palestrante sobre o assunto, escreve regularmente para boletins e revistas no Brasil

 

Autor de diversos livros. Pela Atlas, é autor dos livros Marketing: conceitos, ideias e tendências e Marketing de relacionamento: tecnologia, processos e pessoas; coautor de Novos rumos do marketing e organizador de Gestão estratégica de marketing: conceitos e técnicas, além de Marketing estratégico e competitividade empresarial; Marketing social; Marketing da promoção e merchandising; Marketing da gestão e tecnologia; Customer Relationship Management (CRM): mudando a estratégia sem comprometer o negócio; Marketing da comunicação; Excelência do atendimento a clientes; e coautor de Administração hospitalar

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