e-Book
E-Book - LOGÍSTICA EMPRESARIAL
-
ISBN:
9788522481774
- Edição: 1|2000
- Editora: Atlas
R$ 217,00
In stock
SKU
4200042
ou em até 10x de R$ 21,70
Este livro traz textos sobre logística empresarial desenvolvidos pelo Centro de Estudos em Logística, do Instituto Coppead de Administração - CEL/Coppead, uma instituição resultado de parceria entre a universidade e empresas brasileiras de vanguarda.
Este livro traz textos sobre logística empresarial desenvolvidos pelo Centro de Estudos em Logística, do Instituto Coppead de Administração - CEL/Coppead, uma instituição resultado de parceria entre a universidade e empresas brasileiras de vanguarda. Sua criação, construída em sólida base de pesquisa, consultoria e ensino, objetiva a disseminação de conhecimentos e desenvolvimento profissional de logística no país.
Retrato fiel da evolução da logística empresarial no Brasil, os textos são estruturados em tópicos que agrupam os principais aspectos do planejamento, execução e controle das operações logísticas. Os capítulos deste volume abordam os seguintes temas: logística integrada e supply chain management, serviço ao cliente, administração do transporte, gestão de estoques, previsão de vendas, custos logísticos, tecnologia de informação aplicada à logística, organização logística.
A Coleção Coppead de Administração é uma coletânea de artigos, ensaios e pesquisas organizados pelo Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um dos principais institutos de excelência no ensino e na produção de conhecimentos em Administração na América Latina. O Coppead vem desde 1988 veiculando publicações sobre temas atuais de administração de empresas, tornando-os uma referência útil para os que praticam, pesquisam e ensinam a administração no Brasil.
1 INTRODUÇÃO
1.1 A Logística brasileira em perspectiva (Paulo Fernando Fleury)
1.2 Organização do livro
2 CONCEITO DE LOGÍSTICA INTEGRADA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
2.1 Logística integrada (Paulo Fernando Fleury)
2.1.1 Paradoxo da Logística
2.1.2 Entendendo o conceito de Logística integrada
2.2 Supply chain management (Paulo Fernando Fleury)
2.2.1 Conceito de supply chain management (SCM)
2.2.2 Oportunidades oferecidas pelo SCM
2.2.3 Implementando o conceito de SCM: barreiras e alternativas de solução
2.3 Da distribuição física ao supply chain management (Kleber Figueiredo, Rebecca Arkader)
3 SERVIÇO AO CLIENTE
3.1 Segmentação de mercado para diferenciação dos serviços logísticos (Maria Fernanda Hijjar)
3.1.1 Entendendo a segmentação
3.1.2 Como segmentar com base nas expectativas de serviço?
3.1.3 Dificuldades na segmentação
3.1.4 Considerações adicionais sobre a segmentação
3.1.5 Conclusões
3.2 Rentabilidade de clientes e nível de serviço (Kleber Figueiredo)
3.2.1 Introdução
3.2.2 Inadequação da contabilidade tradicional no tratamento dos custos logísticos
3.2.3 Oportunidades estratégicas com base na análise de rentabilidade de clientes
3.2.4 E o que fazer com os clientes não rentáveis?
3.2.5 Como fazer a análise de rentabilidade de clientes?
3.3 Avaliação do serviço de distribuição física: relação entre a indústria de bens de consumo e o comércio atacadista e varejista (Paulo Fernando Fleury, Cesar Roberto Lavalle da Silva)
3.3.1 Introdução
3.3.2 Metodologia
3.3.3 Análise dos resultados
3.3.4 Conclusões
Anexo - Composição do serviço ao cliente - dimensões e variáveis
3.4 Dimensões relevantes de serviço ao cliente na distribuição de alimentos: um estudo entre atacadistas e varejistas no Brasil (Kleber Figueiredo, Rebecca Arkader, Cesar Roberto Lavalle da Silva, Maria Fernanda Hijjar)
3.4.1 Introdução
3.4.2 Bases conceituais
3.4.3 Metodologia
3.4.4 Apresentação e discussão dos resultados
3.4.5 Conclusões
3.5 Evolução do desempenho em distribuição no setor brasileiro de alimentos no período de 1995-1999 (Kleber Figueiredo, Rebecca Arkader, Cesar Roberto Lavalle da Silva, Maria Fernanda Hijjar)
3.5.1 Introdução
3.5.2 Bases conceituais
3.5.3 Metodologia
3.5.4 Apresentação e discussão dos resultados
3.5.5 Conclusões
3.6 Recuperação do serviço logístico (Kleber Figueiredo)
3.6.1 Que é recuperação do serviço?
4 ADMINISTRAÇÃO DO TRANSPORTE
4
1.1 A Logística brasileira em perspectiva (Paulo Fernando Fleury)
1.2 Organização do livro
2 CONCEITO DE LOGÍSTICA INTEGRADA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
2.1 Logística integrada (Paulo Fernando Fleury)
2.1.1 Paradoxo da Logística
2.1.2 Entendendo o conceito de Logística integrada
2.2 Supply chain management (Paulo Fernando Fleury)
2.2.1 Conceito de supply chain management (SCM)
2.2.2 Oportunidades oferecidas pelo SCM
2.2.3 Implementando o conceito de SCM: barreiras e alternativas de solução
2.3 Da distribuição física ao supply chain management (Kleber Figueiredo, Rebecca Arkader)
3 SERVIÇO AO CLIENTE
3.1 Segmentação de mercado para diferenciação dos serviços logísticos (Maria Fernanda Hijjar)
3.1.1 Entendendo a segmentação
3.1.2 Como segmentar com base nas expectativas de serviço?
3.1.3 Dificuldades na segmentação
3.1.4 Considerações adicionais sobre a segmentação
3.1.5 Conclusões
3.2 Rentabilidade de clientes e nível de serviço (Kleber Figueiredo)
3.2.1 Introdução
3.2.2 Inadequação da contabilidade tradicional no tratamento dos custos logísticos
3.2.3 Oportunidades estratégicas com base na análise de rentabilidade de clientes
3.2.4 E o que fazer com os clientes não rentáveis?
3.2.5 Como fazer a análise de rentabilidade de clientes?
3.3 Avaliação do serviço de distribuição física: relação entre a indústria de bens de consumo e o comércio atacadista e varejista (Paulo Fernando Fleury, Cesar Roberto Lavalle da Silva)
3.3.1 Introdução
3.3.2 Metodologia
3.3.3 Análise dos resultados
3.3.4 Conclusões
Anexo - Composição do serviço ao cliente - dimensões e variáveis
3.4 Dimensões relevantes de serviço ao cliente na distribuição de alimentos: um estudo entre atacadistas e varejistas no Brasil (Kleber Figueiredo, Rebecca Arkader, Cesar Roberto Lavalle da Silva, Maria Fernanda Hijjar)
3.4.1 Introdução
3.4.2 Bases conceituais
3.4.3 Metodologia
3.4.4 Apresentação e discussão dos resultados
3.4.5 Conclusões
3.5 Evolução do desempenho em distribuição no setor brasileiro de alimentos no período de 1995-1999 (Kleber Figueiredo, Rebecca Arkader, Cesar Roberto Lavalle da Silva, Maria Fernanda Hijjar)
3.5.1 Introdução
3.5.2 Bases conceituais
3.5.3 Metodologia
3.5.4 Apresentação e discussão dos resultados
3.5.5 Conclusões
3.6 Recuperação do serviço logístico (Kleber Figueiredo)
3.6.1 Que é recuperação do serviço?
4 ADMINISTRAÇÃO DO TRANSPORTE
4
Kleber Fossati Figueiredo
Doutor em Administração de Empresas pelo IESE, Barcelona ¿ Espanha Professor adjunto do COPPEAD/UFRJ Pesquisador do Centro de Estudos em Logística do COPPEAD Professor visitante do Instituto de Empresa de Madrid Coordenador do MBA Logística do COPPEAD Chefe da área de Operações, Logística e Tecnologia do COPPEAD
Paulo Fernando Fleury
Ph.D. em Administração Industrial pela Loughborough Univestity of Technology M.Sc. em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia da Universidade do Brasil, atual UFRJ Professor titular do COPPEAD/UFRJ Consultor nas áreas de Estratégia de Operações e Logística Empresarial Visiting Scholar da Harvard Business School Diretor do Centro de Estudos em Logística do COPPEAD/UFRJ
Peter F. Wanke
Doutor em Ciências em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ Visiting scholar do Departamento de Marketing e Logística da Ohio State University Mestre em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ Engenheiro de Produção pela Escola de Engenharia pela Coppe/UFRJ Professor adjunto do Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ Coordenador do Centro de Estudos em Logística (CEL) Sóciofundador do Instituto de Logística e Supply Chain, onde é Conselheiro de Pesquisa & Desenvolvimento Atua em atividades de ensino, pesquisa e consultoria nas áreas de localização de instalações, simulação de sistemas logísticos e de transportes, previsão e planejamento de demanda, gestão de estoques em cadeias de suprimento, análise de eficiência de unidades de negócio e estratégia logística Possui mais de 60 artigos publicados em congressos, revistas e periódicos nacionais e internacionais, como o International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, International Journal of Operations & Production Management, International Journal of Production Economics, Transportation Research Part E, International Journal of Simulation & Process Modelling, Innovative Marketing e Brazilian Administration Review É um dos organizadores dos livros: Logística empresarial, Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos, Introdução ao planejamento de redes logísticas, Introdução ao planejamento da infraestrutura e operações portuárias e Previsão de vendas e autor de Estratégia logística em empresas brasileiras, Gerência de operações, Gestão de estoques na cadeia de suprimento, Logística e transporte de cargas no Brasil e Logística para MBA Executivo em 12 Lições, publicados pela Atlas Chair da Cátedra Ipiranga de Estratégia de Operações e coordenador do Programa de Doutorado em Administração de Empresas
O GEN | Grupo Editorial Nacional adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks).
Compatibilidade
Além do acesso on-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android.
Acesso aos e-books
- Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra;
- Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”.
Acessibilidade
- O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada;
- O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite).
Observações importantes
- A versão atual do Bookshelf para Android não permite assistir aos vídeos de nossos livros-aula;
- Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line;
- Não é permitida a impressão dos e-books;
- Os e-books adquiridos no site do GEN não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
- Nossos e-books também estão à venda nos sites das livrarias Cultura e Saraiva. Os e-books adquiridos nessas lojas podem ser lidos no Saraiva Reader/Lev e Kobo.
Para mais informações sobre o VitalSource Bookshelf, requisitos para instalação e outros detalhes técnicos, acesse support.vitalsource.com.