• Entrega Imediata

e-Book

E-book - Gestão Híbrida de Projetos

  • ISBN:

    9788521638681

  • Edição: 1|2023
  • Editora: LTC

Antonio Santos, Analia Irigoyen e Alexandre Caramelo

R$  71,00
In stock
SKU
42202765
ou em até 3x de R$ 23,67

    Esse(a) e-book é para:

< >
Novidade para profissionais que precisam incorporar os princípios da agilidade organizacional para potencializar suas entregas de valor.
  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 200
  • Publicação: 14/08/2023

Gestão Híbrida de Projetos – Casos Práticos em Diferentes Contextos e Cenáriosé a nova ferramenta para o profissional que deseja compreender as aplicações e os benefícios da utilização da gestão híbrida na concepção e no desenvolvimento de projetos em diferentes áreas.

Com organização e curadoria dos especialistas Antonio Santos, Analia Irigoyen e Alexandre Caramelo, e chancela do PMI-Rio, o conteúdo foi desenvolvido por profissionais com forte atuação no mercado, focados em entregas de valor e experiências diversificadas em desafios com vários graus de complexidade.

Entre os diferenciais, os autores compartilham diversas práticas em gestão híbrida de projetos, evidenciadas em cases que ocorreram em diferentes contextos e cenários. Além disso, o livro apresenta os conceitos fundamentais das abordagens ágeis mais conhecidas, incorporando os novos conceitos explicitados na 7ª edição do PMBOK®.

Para facilitar a compreensão dos principais temas, a obra é organizada em seis partes:

  • Histórico da Gestão e sua Evolução
  • Gestão Ágil: Uma Nova Era?
  • Principais Conceitos de Gestão Híbrida
  • Tecnologia
  • Governo
  • Serviços

A inclusão dos estudos de caso de diferentes organizações permite observar a relevância e a adaptabilidade da gestão híbrida no cotidiano das equipes.

Além disso, o livro traz uma apresentação especial de Scott Ambler e Mark Lines, Ex-Vice-presidentes do Project Management Institute (PMI) e Cocriadores, Disciplined Agile Toolkit, PMI.

 

Gestão Híbrida de Projetos | Fórum de debate

Participe do fórum de debate exclusivo, desenvolvido em parceria com o PMI-Rio! Com a proposta de trocar experiências, propõe-se que esse seja um ambiente ativo, vivo e dinâmico – abastecido por informações, impressões e relatos de toda a comunidade interessada em metodologias ágeis e eficientes. Para acessar, clique no link: https://bit.ly/forum-gestao-projetos

Parte I - Histórico da Gestão e sua Evolução 

 

Capítulo 1 - Histórico da Gestão (Fábio Camacho)

 

Parte II - Gestão Ágil: Uma Nova Era?

 

Capítulo 2 - Manifesto Ágil e Scrum (Júnior Rodrigues)

Capítulo 3 - Extreme Programming (XP) (Analia Irigoyen)

Capítulo 4 - Método Kanban (Analia Irigoyen, Elizete Pedroza e Lucas Furtado)

Capítulo 5 - DevOps (Analia Irigoyen)

Capítulo 6 - Lean (Marília Neumann, Analia Irigoyen e Lucas Furtado)

Capítulo 7 - Scrum de Scrums (Guilherme Páscoa)

Capítulo 8 - Scaled Agile Framework (Júnior Rodrigues)

Capítulo 9 - LeSS (Analia Irigoyen)

 

Parte III - Principais Conceitos de Gestão Híbrida

 

Capítulo 10 - Onde Estamos e Por Que Gestão Híbrida? (Alexandre Caramelo, Luciano Sales, João Sousa, Roberto Blanco e Antonio Santos)

Capítulo 11 - Disciplined Agile® (DA™) (Carla Barros e Antonio Santos)

Capítulo 12 - Guia PMBOK® - 7ª Edição (Edvaldo Lourenço e Antonio Santos)

Capítulo 13 - Fazer Escolhas é Bom: Adaptação para uma Gestão Híbrida (Alexandre Caramelo e Luciano Sales)

Parte IV - Tecnologia

 

Capítulo 14 - Cases TI - Gestão Híbrida com Práticas Scrum, LeSS e Terceirização em uma Telecom (Guilherme Páscoa e Analia Irigoyen)

Capítulo 15 - A Contribuição do DevOps para a Escalada da Agilidade

em Ambientes Preditivos (Gabriel Falconieri e Analia Irigoyen)

Capítulo 16 - Cases TI - Gestão Ágil Coexistindo com a Gestão Preditiva

em uma Instituição Bancária Preditiva (João Sousa e Roberto

Blanco)

Capítulo 17 - Desmistificando a Visão Híbrida com o PMO Ágil em uma

Empresa de Marketing On-line para Telecom (Júnior Rodrigues)

 

Parte V - Governo

 

Capítulo 18 - Programa Amazônia Conectada: Gestão Híbrida e Escalada para a Construção da Infraestrutura de Telecomunicações na Amazônia (Luciano Sales e Alexandre Caramelo)

 

Parte VI - Serviços

 

Capítulo 19 - Como a Gestão Híbrida Ajudou uma Empresa de Serviços de Tecnologia da Informação a Implantar uma Operação de Grande Porte em 60 dias (Lucas Furtado)

Capítulo 20 - Como a Gestão Híbrida Ajudou uma Empresa Global e Preditiva Orientada a Produtos a Desenvolver Novos Serviços em Projeto de Inovação (Fábio Camacho e Alexandre Caramelo)

Referências Bibliográficas

Índice Alfabético

ANTONIO SANTOSé engenheiro pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), especialista em Administração e Tecnologia pelo INSEAD – França/Singapura, com MBA em Negócios de Gás e Energia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Ciências e Sistemas Computacionais Orientados à Indústria de Petróleo pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Executivo, conselheiro consultivo, consultor e professor com 39 anos de experiência em projetos complexos no mercado global de energia. 

 

ANALIA IRIGOYENé mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Coppe/UFRJ, sócia-fundadora da ProMove Soluções, consultora em automação de processos de desenvolvimento de software com aderência em diversas normas, leis, modelos de referência e abordagens ágeis.

 

ALEXANDRE CARAMELOé mestre em Engenharia e Gestão da Inovação pela Universidade Federal do ABC (UFABC), com MBA Executivo Internacional em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV)/Universidade da Califórnia (UCI – Irvine, EUA). Autor de livros e artigos, colaborador da MIT Technology Review Brasil e adviserdo Instituto Nacional de Empreendedorismo e Inovação (INEI).